10 canções sobre carros

10 Fevereiro | 2020 | Goodyear

Uma playlist onde os automóveis são o fio condutor uma banda sonora para a sua próxima escapada

Independentemente do idioma em que geralmente ouvimos música: os carros são um dos temas mais recorrentes e todos conhecemos uma infinidade de temas em que o motor é a fonte de inspiração para os artistas. Carros e música andam de mãos dadas e ninguém imagina uma longa viagem se não for acompanhada por uma boa banda sonora. Para ajudá-lo na sua próxima escapada, preparamos uma playlist em que os carros são o fio condutor, dez temas com um tema muito especial. Prepare a sua mala, aumente o som e aproveite estas dez músicas que falam sobre carros.

Bruce Springsteen – Pink Cadillac

O Cadillac é um dos carros que mais canções protagonizou na história da música, especialmente nos Estados Unidos. Um carro que é quase um estilo de vida e que muitos artistas quiseram honrar criando histórias ao seu redor. Este Pink Cadillac que Bruce Springsteen cantou em 1984 é a prova de que os melhores artistas procuraram a inspiração neste modelo  de veículo, à procura da música perfeita para viajar.

Prefab Sprout – Cars and Girls

Se Bruce Springsteen juntou o amor ao imaginário das longas estradas americanas, os britânicos Prefab Sprout tentaram desmistificar a temática nesta canção de 1988, do álbum “From Langley Park to Memphis”. “Some things hurt more, much more, than cars and girls”, lançou a voz de Paddy McAloon em Cars and Girls, e é bem capaz de ter razão.

Prince – Little Red Corvette

Diz-se que Prince escreveu Little Red Corvette, em 1983, depois de adormecer no Mercury Montclair da sua colega de banda Lisa Coleman. Estavam a trabalhar numa sessão cansativa de gravação e o carro serviu de inspiração. O tema esteve entre os mais ouvidos na época, não apenas nos Estados Unidos, mas também no Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e em mais uma dúzia de países.

Roxette – Sleeping in My Car

Há canções que levam semanas ou até meses para serem criadas e, infelizmente, passam despercebidas ao público, apesar do trabalho que deram. Outras, pelo contrário, surgem em apenas alguns minutos de inspiração e tornam-se imediatamente êxitos globais. Este Sleeping in My Car, dos Roxette, é um desses exemplos: diz-se que Per Gessle a escreveu em apenas uma hora e os Roxette incluíram-na no último momento no seu álbum de 1994 “Crash! Boom! Bang!” e o sucesso foi retumbante em todo o mundo.

Janis Joplin – Mercedes Benz

Mesmo falando de canções com histórias incríveis, Janis Joplin merece uma menção à parte. Gravou Mercedes Benz a cappella a 1 de outubro de 1970 e foi a última música que gravou na sua vida: a artista americana morreu 3 dias depois, a 4 de outubro, vítima de uma overdose de heroína e com apenas 27 anos, uma idade maldita para muitos artistas. A música tinha sido escrita por Joplin e pelo seu amigo Bob Neuwirth, um conhecido compositor e escritor apenas dois meses antes num bar e é um dos melhores testemunhos da enorme voz e personalidade da malograda artista.

Queen – I’m With Love With My Car

Roger Taylor, baterista do Queen, é um verdadeiro amante de carros e de tudo o que tem rodas e um enorme motor. Em 1975, compôs I’m With Love With My Car, uma canção que se tornou num grande sucesso da banda e que ele próprio interpretou. Um dos detalhes que tornam este tema mítico é que, nos últimos segundos, ouvimos o motor do carro de Taylor, um Alfa Romeo, misturado com os últimos acordes da canção.

Metallica – Fuel

Se uma canção se chama Gasolina (Fuel), pode imaginar do que trata. James Hetfield, o vocalista da banda americana Metallica, sempre confessou que é uma das canções de que mais gosta e faz um paralelismo entre os perigos de conduzir perigosamente e os problemas que podem ter as pessoas que levam uma vida sem controlo. O tema foi usado pela NASCAR, o campeonato de velocidade, entre as temporadas de 2001 e 2003, e aparece no disco de compilação “NASCAR Full Throttle”.

Deep Purple – Highway Star

Em 1971, os membros dos Deep Purple viajaram de autocarro a caminho de um concerto com vários jornalistas a acompanhar. Um deles aproveitou a viagem para fazer uma entrevista com a banda e uma das suas perguntas foi como eles se inspiravam para compor as suas músicas. Ian Gillan e companhia não responderam como o jornalista esperava, pegaram nos seus instrumentos e começaram a improvisar. Assim nasceu Highway Star, uma das músicas mais importantes da sua carreira e um exemplo de que os artistas são totalmente imprevisíveis.

The Beach Boys – Little Deuce Coupe

Little Deuce Coupe”, o quarto álbum dos Beach Boys, é considerado um dos primeiros álbuns conceptuais da história da música. Os carros de corrida são a linha principal de todo o álbum, mas a música que dá título ao disco tornou-se um sucesso global, alcançando as primeiras posições em vários países do mundo, tanto nas listas de êxitos como nas de vendas.

The Cars – Drive

E para acabar um clássico, de uma banda que colocou os automóveis no seu próprio nome, ainda que o tema tivesse sido raramente utilizado nas suas canções. Não é caso de Drive, lançada em 1984, o maior êxito de sempre da banda liderada por Ric Ocasek, uma balada melancólica cantada pelo baixista da banda norte-americana, Ben Orr.

Os automóveis têm sido um dos temas mais recorrentes na história da música e uma fonte de inspiração para muitos artistas. Se gosta de músicas nas quais o rugido do motor tem muito a dizer, abra esta playlist,, coloque o som no máximo e divirta-se.

Good Year Kilometros que cuentan