10 êxitos nacionais de 2019

7 Outubro | 2019 | Goodyear

O ano ainda não acabou mas, agora que começa o último trimestre de 2019, já é tempo de fazer um balanço de quais foram os músicos nacionais mais ouvidos pelos portugueses até agora. Eis uma playlist com uma dezena de canções que marcaram a música portuguesa em 2019.

Plutónio – “Lucy Lucy”

O rapper do Bairro da Cruz Vermelha, em Cascais, tem vivido uma série de anos em cheio, com a sua música que vai do hip-hop ao afrotrap com passagem pelo RnB. O seu último álbum, “Vergonha na Cara”, já ofereceu uma série de hits, como este “Lucy Lucy”.

Ana Bacalhau e Diogo Piçarra – “O Erro Mais Bonito”

Uma das canções mais ouvidas este ano juntou a vocalista dos Deolinda ao baladeiro Diogo Piçarra, que também assinou a produção do tema e realização do videoclip. 

Carolina Deslandes, Agir e Diogo Piçarra – “Respirar”

Um trio de peso. Carolina Deslandes, Agir e Diogo Piçarra juntaram-se para dar voz a “Respirar”, um tema especialmente composto para o projeto Está Tudo Conectado, do Rock in Rio, uma canção a pensar na preservação da floresta.

Fernando Daniel – “Tal Como Sou”

Fernando Daniel tornou-se conhecido ao vencer a quarta edição do concurso de talentos The Voice Portugal. Desde então foi sempre a subir e é, desde há três anos, um dos cantores mais ouvidos nas rádios nacionais.

Átoa – “Hoje”

Os Átoa são um dos mais recentes fenómenos da música portuguesa desde que foram descobertos em 2017 e cuja carreira levou um grande salto com os temas que apareceram em telenovelas da SIC e TVI. O tema “Hoje” faz parte do álbum “Sem Medos”, lançado este ano.

Dino D’Santiago – “Como Seria”

Do sul de Portugal para Lisboa, o músico que começou por cantar no coro da igreja funde os sons oriundos das suas origens cabo-verdianas, como a morna ou o funaná, com o RnB e com a música eletrónica.

Mariza – “Quem me dera”

“Quem me dera” já vem de 2018 mas continuou a ser dos temas mais ouvidos este ano. Um dos singles do sétimo álbum de originais da voz mais conhecida do novo fado português, a canção foi escrita por Matias Damásio.

Slow J – “Só Queria Sorrir”

De seu nome completo João Batista Coelho, Slow J estudou engenharia de som em Londres antes de se dedicar à música de corpo inteiro. “Só Queria Sorrir” faz parte do seu terceiro álbum de originais, “You Are Forgiven”, lançado este ano.

Wet Bed Gang – “Bairro”

A banda de hip-hop de Vialonga é um dos grandes êxitos digitais do momento, com milhões de visualizações no YouTube e no Spotify. Este ano venceram os Play – Prémios da Música Portuguesa, como melhor grupo.

Nenny – “Bússula”

Depois de se estrear com o tema “Sushi”, a jovem rapper de Vialonga não tem tido descanso no que ao sucesso diz respeito. “Bùssula” é uma das canções que reúne mais visualizações por estes dias.

A lista está feita. Ponha os headphones e desfrute do melhor que a música portuguesa tem vindo a oferecer em 2019.

Good Year Kilometros que cuentan