10 ideias para entreter as crianças no Algarve

Um excelente destino para a época baixa, entreter as crianças no Algarve numas férias curtas vai ser fácil este Inverno. Conheça as nossas 10 sugestões!

A época baixa, os preços convidativos e o clima sempre acolhedor levam muitas famílias ao Algarve no Outono e Inverno. Não há praia mas não faltam outras atividades divertidas para entreter as crianças no Algarve em qualquer altura do ano. Se vier com a família para sul, numa curta escapadela de fim de semana ou para aproveitar as férias de Natal, aproveite as nossas 10 recomendações para umas férias divertidas com as crianças

1. Krazy World 

O KrazyWorld é um Zoo interativo com atividades para toda a família. Na quintinha dos animais há cabrinhas anãs, lamas e gamos, seduzindo os mais pequenos e não só. Na terra Exótika há tartarugas, aves que comem às mãos dos visitantes e a maior cobra da Europa, com 8,50 metros! Desde que haja energia, há ainda arborismo, karts a pedal, insufláveis, passeios de pónei e um circuito de minigolf. Abre para as férias do natal, mas em Janeiro e Fevereiro só está aberto aos fins de semana e carnaval.

2. Zoo de Lagos 

Estará aberto de 8 a 31 de Dezembro para acompanhar as férias, e depois só reabre a 15 de Março. Mas, durante esse período a animação não vai faltar. Para além de 140 espécies de animais diferentes para conhecer, há uma série de outras atividades divertidas. Há insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e participa-se na alimentação dos pelicanos, suricatas, lontras e primatas.

3. Castelo de Silves 

O Castelo de Silves é uma das mais notáveis obras de arquitetura militar que os árabes deixaram entre nós. Tem mais de mil anos e, do ponto mais alto da cidade, é testemunha de todas as mudanças que já por aqui passaram. Dentro do Castelo, podemos conhecer Aljibe, a grande cisterna de planta retangular que abastecia de água a cidade. Foram descobertas estruturas de uma habitação do Período almóada, outrora morada de muçulmanos das classes dominantes..

4. Museu do Traje 

No Museu do Traje há exposições, espetáculos, palestras e muitas coisas mais. Reúne-se aqui o segundo maior acervo do género em Portugal, num edifício também ele notável. As exposições espalham-se pela mansão e pelos anexos, e não abrangem só o vestuário. Fala-se ainda da indústria da cortiça, mostram-se antigas carruagens, exibe-se arte e há ainda um café.

5. Museu de Portimão 

Instalado numa antiga fábrica conserveira do século XIX, o Museu de Portimão é um espaço moderno e multifacetado. Dedica grande parte da atenção à relação da região com o mar, através de achados arqueológicos submarinos e reconstituições históricas. Na antiga cisterna da fábrica foi instalado o núcleo Ocean Revival http://www.oceanrevival.org/pt/ que possibilita aos visitantes acompanhar o que se passa nos navios afundados a cerca de três milhas da Praia de Alvor. Organiza também atividades para ocupação de tempos livres nas férias do Natal.

6. Albufeira Riding Centre 

O clima algarvio permite agradáveis passeios a cavalo durante quase todo o ano. Mesmo que os seus filhos ainda não tenham qualquer experiência, poderão reservar aulas e ter a primeira experiência sob a supervisão de um professor. Há póneis e cavalos para diversos níveis de experiência e muitas praias vazias para vivermos momentos memoráveis.

7. Mini Golf da Quinta do Lago 

Conhecido como um dos melhores destinos de golfe europeus, claro que no Algarve não faltam também propostas para os mais pequenos. Há circuitos de mini golfe por toda a região e recentemente abriu também o da Quinta do Lago. Venha conhecer o Mini Golfe da Quinta do Lago e jogue os buracos mais famosos de sempre – Augusta, Belfry, Sawgrass e muitos outros! Localizado nas imediações do Campo de Prática da Quinta, na rotunda 4, este é um mini golfe único no Algarve e foi pensado para diversão para toda a família.

8. Centro Ciência Viva Lagos 

O conhecimento raramente é tão divertido como na rede de centros Ciência Viva. Em Lagos o enfoque vai para a nossa relação com o mar e a tecnologia que desenvolvemos para o enfrentar. A exposição permanente, “ Do Astrolábio ao GPS “, faz uma ponte entre descobertas do passado e do presente e desenvolve-se em três áreas temáticas: “Instrumentos de orientação e de navegação”, “Vida a bordo” e “Comunicações“. Além disso, oferecem-se ainda atividades de família, em que vamos todos juntos em peddy papers, oficinas de artes plásticas e outros momentos desenhados para aguçar a curiosidade.

9. Karting no Autódromo de Portimão 

Há pelo menos quatro circuitos de kart no Algarve e já recomendámos várias vezes o de Portimão. A pensar nos mais pequenos, o Kartódromo Internacional do Algarve desenvolveu uma pista para crianças até aos 6 anos de idade, com assistência permanente e instrutores qualificados, para que as crianças se divirtam em segurança total. Desta forma, não só dão os primeiros passos na condução mas também aprendem a importância da segurança rodoviária.

10. Parque Aventura 

Durante este período, o Parque Aventura de Albufeira só estará aberto aos fins de semana. Contudo, quem for até lá poderá experimentar arborismo ou paintball e preencher assim uma tarde muito divertida. Adequado a todos a partir dos quatro anos, o arborismo só precisa de coragem e ensina autonomia às crianças. Para os mais velhos, a partir dos 10 anos, aluga-se o equipamento completo, que inclui 150 bolas para fazer estragos.