10 restaurantes kid friendly para um fim de semana descontraído em Lisboa

Sair com crianças para uma refeição de fim de semana em Lisboa é muito mais simples nestes 10 restaurantes kid friendly que a Goodyear recomenda.

Mesmo com as mais bem comportadas crianças do mundo, sair para uma refeição em família durante um fim de semana que se pretende de relaxe, pode ser um verdadeiro desafio. Ou é porque o mais pequeno ainda tem horas específicas para comer, o do meio só está bem quando está a jogar consolas, ou porque a mais velha decidiu tornar-se vegetariana, a vida de pais de uma família moderna pode ser complicada. Para nossa salvação, têm surgido uma série de restaurantes kid friendly que sabem bem a hercúlea tarefa que temos em mãos e conseguem criar espaços atraentes para todos. Começamos pela região de Lisboa e deixamos de seguida algumas recomendações que a Goodyear já visitou e que, pelo tipo de comida, pelas brincadeiras apresentadas ou pelo conceito, fazem parte das nossas opções para refeições descansadas com a família ao fim de semana.

Sítios onde eles podem correr e brincar

Há longos anos que o Noobai é um dos mais agradáveis locais para um refeição descontraída no centro da cidade. No miradouro de Santa Catarina, vulgo do Adamastor, este restaurante mudou de gerência e conceito há alguns anos, mas manteve a localização e uma carta pensada para ser aproveitada com uma magnífica vista sobre o rio. Ideia que se mantém é o espaço com brinquedos para os mais pequenos, onde poderemos continuar a observá-los enquanto descansamos na esplanada.

Se, da Bica, resolver atravessar o Bairro Alto com rumo ao Príncipe Real, uma opção bastante agradável para as crianças fica no Pão de Canela, onde não falta nada para elas. No espaço infantil há mesas de jogo e expressão plástica e até uma pessoa só para tomar conta delas. E, se faltassem elementos para provar que este é um sítio mesmo para as crianças, uma esplanada e menu exclusivos para elas, esclarecem as dúvidas.

Pizzas e vegetarianos kid friendly

Se a família incluir um ou mais vegetarianos, é provável que já conheça o Psi mas não deixamos de fazer a recomendação. Perto do Campo Mártires da Pátria, num pequeno jardim, este restaurante vegetariano tem brinquedos, uma mini-quinta com animais e um pequeno lago. Com espaço interior e esplanada coberta, é uma boa opção para qualquer altura do ano e as crianças cá de casa adoram o roti com requeijão e mel.

Como não há criança que não goste de pizza, temos que incluir a Capricciosa das Docas da Santo Amaro. A esplanada tem mesmo ao lado um pequeno parque infantil e pode ser o local perfeito para almoçar depois de um passeio de bicicleta pela margem do Tejo. Há Capricciosas em vários outros locais de Lisboa, mas este é mesmo o nosso preferido.

Brunch de domingo em família

Ao lado do Tejo

Já que andamos por Santos podemos seguir também para Alcântara, onde o Village Underground tem uma cafetaria no topo de um autocarro antigo, que funciona em conjunto com o museu da Carris aqui ao lado. Aos domingos há um insuflável e o espaço é o ideal para elas correrem à vontade.

No lado contrário da cidade, o Petit Cabanon tem uma curiosidade que apela sempre aos mais pequenos: uma piscina de bolas com escorrega capaz de gerar as mais honestas gargalhadas. No Parque das Nações, com espaço ainda para muda de fraldas e amamentação, é um dos locais de Lisboa melhor preparado para crianças pequenas.

Brunch de domingo em família

O brunch foi uma tradição que entrou na rotina de muitos lisboetas durante a última década, mas nem sempre é o melhor conceito para se aproveitar com a família toda. Felizmente há alguns espaços na cidade onde nos ajudam a resolver o problema e a que os pais possam aproveitar um dos melhores momentos de relaxe da semana. O Hotel Real Palácio tem um brunch para famílias bem engraçado e original. Aos sábados, domingos e feriados, fazem-se aqui pequenas aulas de receitas e truques para crianças, há um cantinho de leitura, uma mesa de desenho e pessoas para os acompanhar e ajudar.

O Flor-de-Lis agarra também no brunch e adiciona-lhe uma Nintendo Wii, pinturas faciais, e workshops, enquanto os pais ouvem música ao vivo e aproveitam o buffet.

Em dias de chuva

Se os planos são para jantar ou o tempo não está a contento para uma saída para a esplanada, também não faltam opções. O “velhinho” Café Império tem sido sempre um favorito da capital e, depois de reaberto e remodelado em 2006, continua a respeitar a tradição dos bons bifes à café de Lisboa. Com uma sala da criança, elas têm um sítio onde se entreter enquanto esperam pela refeição, com jogos, televisão e brinquedos.

Para a família que anda à procura de um menu do tipo tapas & petiscos, a Tasca do Garcez guardou também um espaço recheado de jogos e brinquedos para as crianças mais pequenas. Os pais gostarão de saber que vão encontrar aqui manjares como sapateira recheada, cozido à portuguesa ou lombo de bacalhau, enquanto elas se divertem descontraidamente.