20 praias fluviais para refrescar o verão em Portugal

28 Julho | 2021 | Goodyear

Praias fluviais para 2020: viajámos por todo o país à descoberta de algumas das praias fluviais e albufeiras mais agradáveis. Conheça 20 imperdíveis.

As Praias Fluviais portuguesas, ao contrário das suas congéneres marítimas, são ainda um filão relativamente inexplorado. Apesar de serem usadas pelas populações locais, a grande maioria mantém-se desconhecida para o comum turista. Mas não é por falta de qualidade: além das boas águas de e belas paisagens, as autarquias estão cada vez mais a apostar nestas infraestruturas. Se, em tempo de afastamento social, vai seguir para o interior e quer experimentar um verão original e bucólico, conheça o nosso guia para 20 praias fluviais portuguesas imperdíveis e as novidades de 2021.

As novidades de 2021

Gostaríamos que nesta altura a crise já pudesse estar ultrapassada mas, na verdade, o verão de 2021 continua ainda a ser marcado pela pandemia. Há sinais de que os portugueses estão a considerar de forma mais séria os destinos no interior do país, em busca de afastamento social, contudo, a julgar pelo exemplo de 2020, não será de estranhar que destinos como o Gerês ou o Alqueva pareçam muito mais concorridos do que anteriormente. Mas, passemos às novidades…

A Praia da Ponte do Bico, Braga, já existe há alguns anos mas só em 2021 foi classificada como “água balnear”. Há aqui campos de desporto, insufláveis e uma zona de banhos balizada com bóias.

Este ano, no Alqueva, são inauguradas duas novas praias fluviais: Alandroal e Portel. Em Azenhas d’El Rei, Montes Juntos, reabilitou-se a zona dos antigos moinhos agora submersos, na margem oposta a Cheles, praia fluvial em território espanhol. Em Portel, a localização escolhida para a praia fica próxima da Aldeia do Alqueva. Assim, o Grande Lago passa a contar já com 5 praias ao dispor.

Em Proença-a-Nova, a praia fluvial de Aldeia Ruiva, ribeira de Isna, foi requalificada com uma especial atenção à fauna e flora locais. Conta agora com um centro interpretativo, um percurso pedestre até ao Malhadal, e uma piscina biológica.

Em Coruche, na margem do Sorraia, foi inaugurada em Julho um areal de 1700 metros quadrados e ocupação estimada de 230 pessoas, com campo de jogos e área de chapéus de sol.

20 praias fluviais para refrescar o verão em Portugal

De Norte a Sul, Guia das melhores Praias Fluviais Portuguesas

Louçainha, Penela

Perto da aldeia com o mesmo nome, Louçainha tem beleza natural e águas límpidas. No meio da Serra do Espinhal, formada por represas naturais no Rio Dueça, é um local bastante concorrido por alturas do verão. Espírito familiar.

Praia do Carvalho, Albufeira do Ermal

A lagoa formada na albufeira do Ermal foi uma das candidatas às 7 Maravilhas de Portugal. A cerca de 10 quilómetros de Braga, em Vieira do Minho, é bastante procurada pelos praticantes de desportos náuticos no Norte como o ski. Águas cristalinas e muito espaço nas margens para passeios e relaxe, deram-lhe o selo Qualidade de Ouro em 2021.

Azibo, Macedo de Cavaleiros

É na albufeira do Azibo que muitos transmontanos se refugiam do verão. Foi a primeira a receber Bandeira Azul, as praias Fraga da Pegada e da Ribeira são Qualidade de Ouro em 2021, e tem todos os serviços comuns nestes casos. Em redor a zona é Paisagem Protegida,tornado este recanto do norte particularmente belo.

Congida, Freixo de Espada à Cinta

Na margem do Douro e perto da fronteira com Espanha, tem margens relvadas e uma piscina flutuante. À beira rio espera-nos um bar com esplanada e no cais podemos apanhar um barco para um passeio no rio. Na encosta, as moradias do Douro Internacional recebem o visitante que quiser passar uns dias a olhar para esta paisagem.

Bogueira, Lousã

Com o espírito rural das Aldeias de Xisto como panorama, a Bogueira está no Rio Ceira, perto de Casal de Ermio. Bem servida de infraestruturas de apoio, tem ainda a bonita envolvente que, foras das horas de maior calor, convida a passeios pela natureza. Por seu lado, a rede de praias fluviais das Aldeias de Xisto em 2021 conta já com 14 praias com Bandeira Azul e 17 com Qualidade de Ouro

Lomba, Gondomar

De regresso à margens do Douro, e à única praia fluvial da região do Porto, Lomba fica perto da pequena localidade homónima. Na margem há um areal de boa dimensão e um vasto espaço verde também utilizado para campismo. Entre serviços, água limpa (Qualidade de Ouro) e paisagem, tem o necessário para ser a única do Douro a obter a classificação de “Excelente”.

Rio Teixeira, Arões

Na linha que separa os distritos de Aveiro e Viseu, o Teixeira é um dos rios melhor conservados da Europa. Ao longo do seu curso tem uma série de motivos de interesse como as piscinas naturais formadas pelos “poços”. Entre gargantas estreitas, pequenas lagoas e cascatas, é um paraíso ainda por descobrir pela maioria dos portugueses.

Piódão, Arganil

Com o selo de garantia Bandeira Azul, a praia do Piódão é formada por uma represa na aldeia com o mesmo nome. Apesar da reduzida dimensão, a envolvente marcada a xisto e verde torna-a uma pequena jóia de paz. Local fantástico para refrescar depois de uma aventura por BTT ou alguns quilómetros a palmilhar pelos campos.

Avô, Oliveira do Hospital

Nas águas do Alva, depois de formada a Ilha do Picoto, a praia de Avô é um agradável espaço verde com zona de merendas. Tem uma piscina infantil, zonas relvadas, balneários e trilhos pedestres. Recomendada para pessoas com mobilidade condicionada.

Reconquinho, Penacova

No Mondego, em frente a Penacova, a praia do Reconquinho tem bandeira azul e Qualidade de Ouro. Podemos explorar a área pelos percursos pedestres, relaxar no bar ou aproveitar o campo de jogos. Com mergulhos para água a partir da ponte de madeira e passeios em canoa, é uma óptima base para explorar o rio Mondego.

Penacova

Loriga, Seia

Loriga é uma das mais famosas praias fluviais nacionais e o enquadramento da paisagem merece a visita. Na Serra da Estrela a água é bastante fria, mas é tão pura e cristalina que o mergulho é irrecusável. Tem o galardão “Qualidade de Ouro” da QUERCUS.

Malhadal, Proença-a-Nova

Antes de chegar ao Zézere, a Ribeira de Isna faz uma pausa na beira da serra Alvéolos. A cerca de 20 quilómetros de Proença-a-Nova, a praia da Malhadal tem todas as estruturas e água de boa qualidade, sendo Qualidade de Ouro em 2021. Aluguer de barcos e gaivotas, uma piscina fluvial e muitos mergulhos ajudam a preencher a tarde passada entre o verde.

Peneda/Pego Escuro, Góis

A praia Fluvial de Peneda fica no centro de Góis, mesmo ao lado da ponte romana Joanina. O areal fica no centro do rio Ceira e as suas águas passam aqui a 21 graus. O acesso rápido ao centro histórico convidam a “aterrar” aqui depois da visita à vila, um charmoso ponto de interesse para quem visita o centro do país, com canoas, esplanadas, nadador-salvador e tudo o mais que necessitar para aproveitar a paisagem envolvente.

Ortiga, Mação

Servida pelo parque de campismo local e por uma bom conjunto de infraestruturas, esta praia fica na Barragem de Belver. A zona de banhos é uma plataforma flutuante, um ponto de vista excelente para os montes em volta. Canoagem, barcos a pedais, slide, rappel, escalada e pesca desportiva são algumas das atividades possíveis para além do mergulho. Ainda em Mação, mais a norte do Concelho, nas freguesias de Cardigos e Carvoeiro, poderá encontrar outras duas populares praias que receberam em 2021 o selo de Qualidade de Ouro.

Patacão, Alpiarça

Patacão é uma antiga aldeia de pescadores avieiros abandonada ao pé da qual vamos encontrar uma agradável praia fluvial. Apesar do aspeto tranquilo, com os salgueiros por companhia, tem uma corrente forte que obriga a ter cuidado. Além dos veraneantes, o Tejo recebe também uma série de aves e os apaixonados da natureza têm aqui muito para ver.

Foz do Lizandro, Carvoeira

Não muito longe da Ericeira, no fim do Lizandro temos um lado virado para o mar e outro para a foz. Muito extensa em qualquer uma das faces, oferece tanto as ondas para o surf como a calma do rio. Como é natural, apela aos praticantes das mais diversas modalidades desportivas, mas também ao descanso numa das suas esplanadas.

Alamal, Gavião

Entre as barragens de Belver e Gavião, o Tejo passa lento e a praia do Alamal tem águas bastante calmas. Nas verdes margens vamos encontrar sombras e percursos pedestres para explorar nos jardins do Alamal e até campos de jogos. Pratica-se canoagem e ski aquático e alugam-se barcos a pedais, enquanto o Tejo nos recebe de braços abertos.

Tapada Grande, Mina de São Domingos

São Domingos é uma antiga aldeia mineira hoje em dia felizmente recuperada para o turismo. Para além de sítios fantásticos como a Achada do Gamo, a praia fluvial de Mértola, é um dos principais convites da região. Recebeu o selo de Qualidade de Ouro em 2021, devido à qualidade da água e da sua envolvente, algumas estuturas hoteleiras e parque de campismo, sendo hoje um dos pólos do verão alentejano.

Monsaraz, Alqueva

Foi a principal novidade do verão de 2017 quando toca a praias fluviais e a região do Alqueva estava seriamente necessitada desta oferta. Inaugurada em Junho já com bandeira azul, tem as estruturas comuns: aluguer de barcos e gaivotas, bar e balneários. O quente verão alentejano já tem assim um novo local onde meter os pés de molho e o Grande Lago já conta com 5 praias fluviais em território português.

Pego Fundo, Alcoutim

O Algarve é sinónimo de praia mas raramente vamos para lá da beira-mar. A oferta de praias fluviais resume-se à praia de Pego Fundo em Alcoutim, mas é quanto basta. A água da ribeira de Cadavais é muito quente, até para os padrões algarvios, e é o local ideal para passar uma tarde de “molho”. Frequentado também por muitos turistas espanhóis devido à proximidade da fronteira, passar por aqui é também um convite a visitar o país vizinho.

As Praias Fluviais Portuguesas estão em grande forma e na moda: são uma opção perfeita para quem procura novas paisagens do nosso país, sem deixar de se refrescar no quente verão português. Selecionamos apenas 20 mas podiam ser muito mais. Deixe-nos nos comentários: qual é a sua praia fluvial favorita? Poderá ser que entre na próxima versão do nosso guia!

Good Year Kilometros que cuentan