Golfe: 4 propostas para um fim de semana no green

Segundo os praticantes, Portugal é o melhor destino para férias de golfe no mundo e não faltam opções de norte a sul. Apresentamos 4 que são fora-de-série.

Portugal recebeu o título de melhor destino de golfe do mundo 3 anos consecutivos e a modalidade ganha mais praticantes. Já não é considerado um desporto para classes altas ou pré-reformados e há mais interessados em dar as primeiras tacadas. É um mercado em crescimento com 300 milhões facturados no ano passado e não são só os estrangeiros a contribuir. Se vai de férias este ano com a intenção de passar umas boas horas a passear os tacos pelo green, espreite a nossa lista de sugestões para escapadelas de golfe.

Em 2016 voltámos a ficar à frente de destinos como Abu Dhabi, EUA ou África do Sul, no que diz respeito à qualidade dos nossos campos de golfe. A distinção ficou a cargo da World Golf Awards, e inclui os votos de profissionais do sector, operadores turísticos, jornalistas e praticantes. Das 4 edições do evento, Portugal venceu 3 e estabeleceu-se assim como uma das Mecas do golfe internacional. O bom tempo, a paisagem e a gastronomia têm sido o chamariz para turistas internacionais, mas não há motivo para não aproveitarmos também. Se nunca praticou a modalidade antes, estamos na melhor altura para dar os primeiros passos: tire um um par de dias estas férias para conhecer o fascínio do golfe.

Golfe: 5 propostas para um fim de semana com os tacos

Existe cerca de uma centena de campos de golfe de diversas dimensões, espalhados um pouco por todo o país. Grande parte do território tem excelentes condições para este desporto mas não surpreende que o Algarve surja no topo da lista. Com oferta hoteleira associada e clima ameno durante todo o ano, quase metade dos percursos de golfe ficam naquela região. A Madeira também é um destino cada vez mais interessante e inclui já três campos na oferta turística da região.

Região Norte

A caminho de Chaves, o Vidago Palace é um histórico hotel que juntou o golfe também à oferta. “Personagem” de uma série de televisão recente, o local é famoso pela sua magnificência e beleza dos seus jardins. Atualmente tem programas de turismo termal, com um moderno spa, mas criou também um excelente percurso de golfe. Os pacotes de fim de semana incluem uso ilimitado do campo e há uma academia júnior para os mais pequenos. O percurso começa dentro do parque de Vidago e tem uma ótima vista para a bela paisagem em volta.

Grande Lisboa

A Lisbon Golf Coast é o conjunto dos percursos da zona da capital e tem direito também a destaque internacional. Foi considerada o Melhor Destino de Golfe Europeu em 2016 pela Associação Internacional de Operadores de Golfe e é mais uma razão para passar umas férias perto da cidade. O Quinta da Marinha Resort é um hotel de luxo que aproveita a envolvência do parque Sintra Cascais. O resultado é um clima para praticar todo o ano, na companhia de uma paisagem fabulosa com ravinas, lagos e muito verde. Desafiantes e diversificados, os buracos deste percurso vão obrigar a tirar todos os truques do saco.

Algarve

Repetidas vezes considerada a região chave para o golfe português, o Algarve tem mais de 40 campos disponíveis em diversas dimensões. Em Silves, o Amendoeira Golf Resort é um dos destinos essenciais para os praticantes. Os apartamentos têm piscina e todas conveniências comuns para umas férias na região mas não se ficam por aqui. No mesmo espaço há dois percursos (um deles desenhado pelo campeão Nick Faldo) e uma academia de iniciação. Ganhou o prémio de melhor Campo de Golfe Português em 2016 e está novamente indigitado para 2017.

Madeira e Porto Santo

Apesar de menos espetacular do que na Madeira, a paisagem do Porto Santo Golfe torna-o um dos mais bonitos percursos nacionais. Foi desenhado pelo famoso Seve Ballesteros, atravessa a ilha das dunas até às falésias e é extremamente desafiante. Não tem uma estrutura hoteleira associada diretamente, mas a ilha tem inúmeras ofertas e é um excelente destino de férias. Entre as manhãs passadas no green e as tardes no areal, é destino de excelência para relaxar com a natureza.