Depois da pandemia, a segurança do Golfe

29 Maio | 2020 | Goodyear

Ao ar livre e em isolamento social, o Golfe pode ganhar adeptos e tornar-se a sugestão perfeita para as suas férias de 2020.

Depois da paragem obrigatória, já se volta a jogar Golfe em Portugal! O regresso aos campos é feito com emoção e muita vontade de desenferrujar os tacos. Tendo sido altamente prejudicada pelas alterações que afetaram o desporto e as atividades hoteleiras, a prática do Golfe tem algumas condições que, apesar de tudo, a poderão colocar na mira de novos olhos em 2020. Com distanciamento social e praticado ao ar livre, pode tornar-se uma hipótese sugestiva no turismo nacional pós-Covid19, numa altura em que o mercado externo será inexistente.

Ao contrário de muitos, o golfe conta a vantagem de ser um desporto onde é mais fácil controlar o nível de risco. Com regras de contingência já colocadas em prática nos campos reabertos, as hipóteses de contágio são apenas uma fração de outras práticas desportivas. Apesar de se ter perdido o período áureo da primavera, até Maio, a competição regressa já em Julho e há notícias diárias de campos reabertos. Foi uma fase desastrosa, mas os empresários querem deitar agora novamente as mãos à obra.

Golfe: 5 propostas para um fim de semana com os tacos

Melhor destino de golfe do Mundo

Portugal recebeu o título de melhor destino de golfe do mundo 3 anos consecutivos, repetiu o feito em 2020, e a modalidade ganha mais praticantes. Já não é considerado um desporto para classes altas ou pré-reformados e há mais interessados em dar as primeiras tacadas. É um mercado em crescimento e não são só os estrangeiros a contribuir. Se vai de férias este ano com a intenção de passar umas boas horas a passear os tacos pelo green, espreite a nossa lista de sugestões para escapadelas de golfe.

Golfe: 6 propostas para um fim de semana com os tacos

Existe cerca de uma centena de campos de golfe de diversas dimensões, espalhados um pouco por todo o país. Grande parte do território tem excelentes condições para este desporto mas não surpreende que o Algarve surja no topo da lista. Com oferta hoteleira associada e clima ameno durante todo o ano, quase metade dos percursos de golfe ficam naquela região. A Madeira também é um destino cada vez mais interessante e inclui já três campos na oferta turística da região.

Costa de Prata

Considerado em 2017 o “Melhor Novo Campo de Golfe do Mundo”, o West Cliffs cedo despertou a atenção dos praticantes. Entrou diretamente para a posição 25 do ranking “Top 100 Courses” na Europa Continental. Rodeado de 200 hectares de paisagem natural, dunas de areia e vegetação costeira, oferece a fantástica paisagem do Atlântico em cada buraco. Existe ainda uma academia, uma Club house eco-friendly e a associação ao Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort.

Região Norte

A caminho de Chaves, o Vidago Palace é um histórico hotel que juntou o golfe também à oferta. “Personagem” de uma série de televisão recente, o local é famoso pela sua magnificência e beleza dos seus jardins. Atualmente tem programas de turismo termal, com um moderno spa, mas criou também um excelente percurso de golfe. Os pacotes de fim de semana incluem uso ilimitado do campo e há uma academia júnior para os mais pequenos. O percurso começa dentro do parque de Vidago e tem uma ótima vista para a bela paisagem em volta.

Grande Lisboa

A Lisbon Golf Coast é o conjunto dos percursos da zona da capital e tem direito também a destaque internacional. Foi considerada o Melhor Destino de Golfe Europeu em 2016 pela Associação Internacional de Operadores de Golfe e é mais uma razão para passar umas férias perto da cidade. O Quinta da Marinha Resort é um hotel de luxo que aproveita a envolvência do parque Sintra Cascais. O resultado é um clima para praticar todo o ano, na companhia de uma paisagem fabulosa com ravinas, lagos e muito verde. Desafiantes e diversificados, os buracos deste percurso vão obrigar a tirar todos os truques do saco.

Algarve

Repetidas vezes considerada a região chave para o golfe português, o Algarve tem mais de 40 campos disponíveis em diversas dimensões. Em Silves, o Amendoeira Golf Resort é um dos destinos essenciais para os praticantes. Os apartamentos têm piscina e todas conveniências comuns para umas férias na região mas não se ficam por aqui. No mesmo espaço há dois percursos (um deles desenhado pelo campeão Nick Faldo) e uma academia de iniciação. Ganhou o prémio de melhor Campo de Golfe Português em 2016 e foi novamente indigitado em 2017.

Madeira e Porto Santo

Apesar de menos espetacular do que na Madeira, a paisagem do Porto Santo Golfe torna-o um dos mais bonitos percursos nacionais. Foi desenhado pelo famoso Seve Ballesteros, atravessa a ilha das dunas até às falésias e é extremamente desafiante. Não tem uma estrutura hoteleira associada diretamente, mas a ilha tem inúmeras ofertas e é um excelente destino de férias. Entre as manhãs passadas no green e as tardes no areal, é destino de excelência para relaxar com a natureza.

Good Year Kilometros que cuentan