Reveillon seguro em 2021: 5 destinos na passagem de ano

15 Dezembro | 2021 | Goodyear

O fim de ano de 2021 volta a ser celebrado com a recomendação de afastamento social e regras de segurança. Fomos à procura de 5 grandes destinos de fim de ano onde isso é garantido.

A ameaça recente da variante Ómicron e o aumento do número de casos Covid voltou a colocar um entrave nos nossos planos para a Passagem de Ano de 2021. Grande parte dos concelhos que mais recebem forasteiros por esta altura já anunciaram que cancelaram ou reviram as suas festividades e, de Braga ao Algarve, as festas estão a sofrer uma reviravolta. Até à última semana do ano todos estarão atentos ao desenrolar da situação e é possível que outras entidades também sejam obrigadas a alterar eventos que ainda se mantêm marcados.

Tendo em conta este contexto, claro está que aquilo que muitos procuramos para receber 2022, vão ser destinos para famílias ou pequenos grupos, com garantias de segurança e afastamento social, com alguma confiança que a nossa diversão não sofrerá alterações de última hora. Além do mais, com a “semana de contenção” que o governo pediu aos portugueses, entre 3 e 9 de Janeiro, a margem torna-se ainda mais apertada. Se ainda não fez os seus planos, continue a ler porque temos 5 recomendações para destinos de reveillon que além de seguras, são perfeitas para esquecermos os dois últimos e difíceis anos.

1. Açores

O que vai acontecer? As diversas unidades hoteleiras espalhadas pelas 9 ilhas contam com propostas próprias, com jantares e festas particulares. As festas de rua costumam estar associadas à iniciativa dos maiores municípios de cada ilha. Em São Miguel, por exemplo, vai haver concerto dos Clã, DJ e fogo de artifício, no largo das Portas da Cidade.
Atenção: Para sair no seu destino final, o passageiro deverá apresentar Certificado Digital Covid, Certificado de recuperação com menos de 180 dias ou comprovativo de teste com resultado negativo realizado nas últimas 72 (TAAN) ou 48 (TRAg) horas. São também exceção as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos. Os restantes casos devem efetuar obrigatoriamente teste de diagnóstico ao SARS-CoV-2 à chegada à ilha do seu destino final. Verifique sempre a informação mais atualizada.
O que fazer durante o fim de semana? Tudo depende da ilha que escolheu. No Corvo terá que ir ao Caldeirão e descobrir a lagoa no seu interior. Na Ilha das Flores há lagoas e quedas de água. O Pico tem aquela montanha e vinhos fantásticos inesquecíveis. No Faial há um espírito lounge para se aproveitar e os Capelinhos para ver. Em São Miguel, apesar de mais visitada pelos turistas, temos exemplos de um pouco de tudo o que encontramos nas restantes ilhas. É só escolher…
Onde ficar? Com nove ilhas à escolha e uma oferta hoteleira de cada vez melhor qualidade, só nos atrevemos a uma recomendação: como é fim de ano, tente encontrar estadia em São Miguel com vista para a Baía de Ponta Delgada.

Porto Santo: o paraíso português no meio do Atlântico

2. Porto Santo

O que vai acontecer? O grosso da festa está na vizinha Madeira, mas há um posto de fogo de artifício que se junta à festa também em Porto Santo. É exatamente por ser menos concorrida, que a Ilha Dourada é uma recomendação ideal para quem procura um fim de ano seguro. O Porto Santo é uma cidade pequena, com toda a calma e bem-estar do mundo, mas terá muita música na Praça do Município durante a festa de passagem de ano. As festas de natal da localidade terminam com o dia de Reis.
Atenção: Todos os passageiros que pretendem viajar para o Porto Santo devem ser portadores de um teste rápido de antigénio, com resultado negativo, realizado até às últimas 48 horas. Passageiros portadores de certificado de vacinação e/ou comprovativo de recuperado COVID-19 com menos de 180 dias, são elegíveis para entrada direta sem necessidade de testagem. Faça registo prévio em madeirasafe.com.
O que fazer durante o fim de semana? O mar é aqui suave e cristalino, quase imóvel, com uma temperatura muito agradável. Até mesmo no inverno podemos desfrutar dum banho a 22º. Este clima convida à prática de desportos náuticos como o windsurf mas também a longos passeios. Recomenda-se ainda a visita à Ponta da Calheta e aos diversos miradouros.
Onde ficar? No Hotel Torre Praia, junto à cidade, ou no Vila Baleira, a caminho da Ponta da Calheta e do Miradouro das Flores.

3. Serra da Estrela

O que vai acontecer? A Serra da Estrela não é local para grandes celebrações de massas, o que a torna especialmente apetecível nesta fase da pandemia. As diversas unidades hoteleiras organizam as suas próprias festas, mas o nosso conselho será sempre para que faça a sua própria festa com os seus amigos.
O que fazer durante o fim de semana? A neve já começou a cair este ano e está pronta a receber-nos. A estância está aberta para quem vier esquiar, mas a serra tem muitos trilhos para quem se aventurar a pé. No que toca aos paladares serranos, estamos também bem servidos com queijo e enchidos a preceito. E, aproveitando a proximidade da Covilhã será imperdoável não lhe prestar uma visita.
Onde ficar? Recomendam-se os diversos chalés de alojamento local espalhados pelas encostas. Em Manteigas, a Casa das Penhas Douradas fica a 1500 metros de altitude e é local privilegiado para encher os pulmões com o cristalino ar da Serra.

4. Marvão

O que vai acontecer? Não muito e é por isso que o recomendamos. É destino para ser vivido a dois, com lareira, garrafa de vinho, queijos e amor no olhar.
O que fazer durante o fim de semana? A neve chega a cair em Marvão e embeleza o castelo da vila com uma capa de branco. Do alto do monte, a 800 metros, a visão do Alto Alentejo com farrapos de neve é memorável. A partir desta altitude e até aos 1000 metros da Serra, o encontro com a neve é uma forte possibilidade. Prove as migas de batata com carne de porco preto ou a alhada de cação. Além dos passeios revigorantes no ar frio da região, é o momento da chegada a casa, com a lareira bem convidativa, que torna a visita a Marvão memorável.
Onde ficar? No topo de uma colina, o hotel D. Dinis fica a um minuto a pé do Museu Municipal de Marvão e a 3 minutos a pé do Castelo de Marvão.

As 7 Aldeias mais belas, eis a escolha dos portugueses

5. Piódão

O que vai acontecer? Mas precisa mesmo que aconteça alguma coisa? Vamos fazer um pequeno esforço adicional e afastarmo-nos das multidões por mais algum tempo. Para isso, numa zona com uma densidade de 3 habitantes por quilómetro quadrado, o Piódão parece particularmente indicado. Encaixada na encosta da Serra do Açor, a aldeia encantada de Piódão é o que mais se aproxima de um postal ilustrado do Inverno português. É o xisto e a lousa que emprestam os tons a Piódão e a tornam tão singular. Apesar do frio da Serra, as casas recebem luz através de janelas pintadas de azul. Ao longo da encosta forma-se um anfiteatro que tem que ser visto para ser apreciado, foto alguma lhe presta devida justiça, especialmente com neve.
O que fazer durante o fim de semana? A mata da Margaraça, Cova D’Alva, Aldeia das Dez ou a Fraga da Pena são imperdíveis. Visite ainda Foz D’ Égua, a quatro quilómetros, uma aldeia num belíssimo estado de conservação, no cruzamento de vários rios e ribeiras.
Onde ficar? Localizado na aldeia de Chãs d’Égua, Piodão, o inXisto Lodges é um conjunto de duas casas independentes, inseridas nos socalcos de xisto da própria montanha.

Mantenha-se seguro mas não deixe de aproveitar uns dias para se reencontrar consigo e com o país. Afinal, não precisa de ir para muito longe para encontrar em Portugal locais de calma e pouco concorridos, com tudo o que necessita para um fim de ano inesquecível.

Good Year Kilometros que cuentan