5 Jogos de viagem de sempre para as crianças não se cansarem no carro

9 Setembro | 2015 | Goodyear

Quando éramos crianças não havia consolas de videojogos portáteis ou reprodutores de DVD para nos entretermos durante as viagens mais longas. Mas tínhamos duas coisas que todas as crianças, de qualquer geração, têm em grandes quantidades: imaginação e energia. Se é energia em excesso que tem no seu banco de trás, se eles discutem, perguntam quanto tempo falta para chegar e pedem para mudar a música no rádio porque a nossa é, afinal, “para velhos”, está na altura de os entreter “à antiga”. Lembra-se de aqueles jogos de viagem que fazia com os seus pais e que deram origem a muitas gargalhadas no caminho para as férias? Pois bem, vamos tirá-los do sótão e ver se ainda têm sucesso.

 

Jogos de Viagem - Quilometrosquecontam

 

  1. “Ping pong de sinais”. Dividimos o carro em dois grupos, o do lado esquerdo e o do lado direito. Cada grupo marca um ponto sempre que passar por um sinal de trânsito do seu lado da estrada. Mas, para manter os sentidos em alerta, um jogador de um dos lados pode “defender-se” de um ponto do adversário, detectando sinais do lado contrário. Decidam previamente um número de pontos limite ou, se tiverem endurance para isso, só no final da viagem.
  2. “Letra proibida”. Quer uma forma de manter a ordem no carro sem parecer um ditador? Este jogo é simples: o primeiro jogador enuncia uma letra que ninguém pode dizer. Qualquer palavra ou frase com a letra proibida dá origem à eliminação do jogador, não podendo falar mais até ao fim. Ganha o jogador que sobrar.
  3. “Abecedário da paisagem”. Ao contrário do jogo anterior, agora é altura de dizer sempre a letra certa. Começando pelo “A”, o primeiro jogador deverá encontrar algo na paisagem que comece pela mesma letra. Os jogadores alternam a vez até restar apenas um.
  4. “Canta aquela palavra”. Quando é a sua vez, um jogador diz uma palavra. Os restantes jogadores terão que se lembrar e cantarolar uma canção que inclua essa palavra. O primeiro a fazê-lo ganha um ponto e escolhe a próxima palavra. O jogo continua até todos os jogadores terem tido a hipótese de dizer uma palavra e ganha quem obtiver mais pontos. Desta lista, é o nosso preferido e é receita para gargalhadas garantidas.
  5. “Era uma vez”. Este é um jogo narrativo que pode dar origem a surreais e divertidas histórias bem ao gosto das crianças. O mais novo do carro escolhe algo que vê na paisagem e diz, por exemplo, “era uma vez um castelo”. O jogador seguinte deverá fazer o mesmo e continuar “era uma vez um castelo onde estava um carro vermelho”, passando a vez ao próximo. Os jogadores são eliminados se não recitarem a lenga-lenga de forma exacta e ganha aquele que ficar em jogo. São só cinco sugestões mas cada família tem as suas próprias tradições de viagem. Vá ao baú de memórias e às férias da sua infância. O que é costumava jogar no carro com os seus pais?
Good Year Kilometros que cuentan