7 Hotéis de enoturismo para viver as vindimas

Do Alvarinho ao Vinho do Porto, venha connosco numa viagem por 7 dos melhores hotéis de enoturismo que encontra em Portugal. As vindimas estão quase aí!

Dependendo de quando ler estas ilhas, as vindimas estão quase a chegar ou estamos mesmo na época delas. Assim, ou é altura de planear uma escapadela ou partir para a estrada para viver o momento alto do vinho. Em ambos os casos, queremos sugerir-lhe 7 hotéis de enoturismo que, temos a certeza, o vão deixar apaixonado.

As nossas escolhas reuniram uma série de critérios: a beleza da paisagem, a qualidade dos vinhos produzidos nestas herdades, o nível de serviço e até a gastronomia da região. O vinho não são só uvas fermentadas. Para se entender o néctar, é preciso também beber a cultura e as paisagens que lhe deram origem. Não há melhor altura do que esta: venha connosco para uma escapadela vínica!

7 Hotéis de enoturismo para viver as vindimas

Solar de Serrade 

A casta Alvarinho é considerada a “rainha” dos vinhos brancos portugueses. Na sub-região de Monção e Melgaço, este vinho eleva-se a superior qualidade merecedora de reconhecimento e prémios internacionais. No coração de tudo isto, o Solar de Serrade produz o vinho com o mesmo nome, o “Terras de Monção” e o “Trajadura”, mas abre as portas também para receber visitantes. É uma casa armoriada de meados de XVII, dentro da arquitetura típica do Alto Minho, com capela e jardim romântico. No exterior encontramos jardins, recantos, árvores de grande porte e vinhas, rodeados de montanhas.

Casa das Pipas 

A Casa das Pipas é uma unidade de agroturismo localizada na Quinta do Portal, na região do Douro. Tem doze quartos expostos a sul, piscinas, sala panorâmica, ginásio, biblioteca vínica, num ambiente informal mas requintado. O armazém é outro exemplo do traço de Siza Vieira e na cozinha está o chef Milton Ferreira. O restaurante apresenta os produtos e pratos regionais, acompanhados pelos vinhos aqui produzidos, com vista para o Vale do Pinhão. Há programas para participar ou simplesmente assistir à vindima, mas também passeios de barco e bicicletas para os hóspedes.

Casa da Ínsua 

Dificilmente encontrará melhor poiso para conhecer o Dão do que a Casa da Ínsua. É um hotel de charme, um museu e um produtor de vinhos reconhecidos. Sediada em Penalva de Castelo, foi reabilitada e exibe uma fachada e interior ricamente decorados, magníficos azulejos barrocos, tetos trabalhados, lareiras, armas indígenas brasileiras e muito mais. Durante a época das vindimas inclui programas para os hóspedes participarem nas tarefas da colheita e provas orientadas.

Hotel Rural da Quinta de Catralvos 

Quem visita Catralvos, tem a oportunidade provar alguns dos melhores vinhos, produzidos com as famosas castas da Península de Setúbal. E porque estamos em Azeitão, não nos podemos esquecer os afamados queijos e tortas. Os interessados podem completar a prova com uma visita à adega, para conhecer todo processo e a moderna tecnologia de trabalhar a vinha e o vinho. Os enólogos residentes partilham saber, desvendam segredos a quem procura um momento de aprendizagem e animação à volta do vinho. Pode ainda desfrutar de um banho de piscina sobre as vinhas e com vista para a belíssima Serra de Arrábida.

L’AND Vineyards Resort 

O L’AND Vineyards é um retiro exclusivo com 22 suites modernas e luxuosas entre a beleza natural e tranquilidade do Alentejo. Pode revitalizar-se no Spa Caudalie com produtos naturais à base de uva, relaxar no jardim de vinha, voar num passeio de balão e recuperar as forças com a cozinha do chef Miguel Laffan. Tem ainda uma lagoa artificial e suites com vistas para o céu noturno, para preencher o álbum da memória. É um dos poucos casos desta lista que não produz vinho próprio, mas compensa com uma perspetiva original e moderna sobre o tesouro das uvas.

Herdade da Malhadinha Nova, Country House & Spa 

A Herdade da Malhadinha Nova é uma típica herdade familiar alentejana, em Albernôa, no Baixo Alentejo. Os vinhos da Malhadinha são uma referência, distinguidos por diversos prémios internacionais e exportados para mais de 25 países. Mas a herdade abre-se também a hóspedes de forma muito especial. É um espaço familiar e tradicional mas ao mesmo tempo extravagante e único. O Restaurante da Malhadinha – Wine & Gourmet, integrado no edifício da Adega, apresenta cozinha de autor, com produtos da terra em interpretações modernas. Para acompanhar, os excelentes vinhos da Herdade. Com marcação prévia é possivel encomendar os pratos tradicionais Alentejanos, como o galo de cabidela, o arroz de perdiz, o cozido Alentejano, entre outros.

Herdade dos Grous 

Na Herdade dos Grous, distrito de Beja, encontramos um refúgio de cariz traditional para relaxar, com extensas paisagens, uma barragem, quinta orgânica e criação de gado. Os excelentes vinhos aqui produzidos têm ganho diversos prémios e poderá experimentá-los no bar vínico da herdade. Os entusiastas de cavalos podem escolher entre a equitação e uma visita aos estábulos onde se criam cavalos belgas. Através de um passeio a cavalo é possível descobrir a fauna e a flora únicas da propriedade. Antes de partir, na loja é possível conhecer e adquirir todos os produtos da herdade: vinhos e respetivos utensílios, azeite, tradicionais doces de frutas caseiros, chás de ervas orgânicos, ervas aromáticas e biscoitos tradicionais de azeite.