10 hotéis de enoturismo para participar nas vindimas

21 Setembro | 2018 | Goodyear

Do Alvarinho ao Vinho do Porto, venha connosco numa viagem por 10 dos melhores hotéis de enoturismo que encontra em Portugal. As vindimas estão quase aí!

A Gastronomia e os vinhos estão entre os produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal. Numa altura em que estamos a aproximar-nos da época das vindimas, importa recordar que o enoturismo está em desenvolvimento. Em 2013, um inquérito do Turismo de Portugal permitiu identificar praticamente 900 estabelecimentos de enoturismo, 339 dos quais responderam a um inquérito que permitiu fazer um mapeamento da oferta e da procura deste tipo de turismo tão particular.

A maioria das empresas de enoturismo (78%) iniciaram a sua actividade nos últimos 14 anos do período em análise, pelo que, a manter-se essa tendência, actualmente serão muitas mais. Segundo aquele estudo, há cinco anos, “97% das unidades de enoturismo realizam provas de vinhos, sendo necessário marcação prévia para 74% destas unidades”. Outra atividade que merece destaque “são as visitas guiadas às instalações desenvolvidas por 93% das unidades”. Em suma, em época de vindimas é altura de considerar uma escapadela numa destas unidades, tirando partido, se possível, de algumas das rotas de enoturismo disponíveis.

Apresentamos-lhe 10 sugestões de hotéis de enoturismo que, temos a certeza, o vão deixar apaixonado. As nossas escolhas reuniram uma série de critérios: a beleza da paisagem, a qualidade dos vinhos produzidos nestas herdades, o nível de serviço e até a gastronomia da região. O vinho não são só uvas fermentadas. Para se entender o néctar, é preciso também beber a cultura e as paisagens que lhe deram origem. Não há melhor altura do que esta: venha connosco para uma escapadela vínica!

Quinta do Alcube

Na região da Grande Lisboa, a 18 minutos de praias como a Figueirinha, o Albarquel, Galápagos ou Portinho da Arrábida, fica a Quinta de Alcube. Esta propriedade familiar, está situada no vale homónimo no seio do Parque Natural da Serra da Arrábida e tem uma simpática oferta de enoturismo.

Poderá visitar a adega e ter lições sobre o processo de transformação da uva até à garrafa. Os proprietários fazem questão de ajudar a escolher o vinho ideal para o seu perfil. Os vinhos são variados: tintos, brancos, monocasta, blend, Touriga Nacional ou Syrah.

O hotel ocupa o antigo solar do Morgado de Alcube, uma edificação do século XV. A fundação do espaço aconteceu pelas mãos de Álvaro de Sousa e Dona Francisca de Távora. Para pernoitar, poderá ficar na Casa Castelão, na Casa Moscatel, na Casa Trincadeira, que devem os seus nomes a castas caraterísticas da quinta, e descansar nos terraços privados com espreguiçadeiras.

No local poderá ainda visitar o Museu da Vinha e do Vinho, num espaço que foi anteriormente um lagar romano. A não perder também é a visita à Capela do Alto das Necessidades, um edifício de 1750 que ilustra os rótulos da casa.

Adega Mayor

Vindima Mayor. É este o nome da experiência de um dia promovido pela Adega Mayor, em Campo Maior, no Alentejo, disponível até ao final do mês de Setembro. A experiência inclui um passeio pelas vinhas com explicação técnica de todo o processo, a aprendizagem de técnicas de vindima manual, uma visita guiada à adega, da autoria de Siza Vieira, uma prova de mosto e ainda um workshop vínico, com prova de quatro vinhos Adega Mayor.

A Adega Mayor é fruto da visão do comendador Rui Nabeiro e da sua grande paixão pelos vinhos e pela sua terra, Campo Maior. São 65 hectares de vinha distribuídos por duas herdades que dão origem às marcas Monte Mayor, Touriga Nacional, Reserva do Comendador e Garrafeira do Comendador.

A nova adega foi inaugurada em 2007 mas produz vinho desde 2002. A produção está a cargo do enólogo Paulo Laureano e de uma equipa dedicada que coloca nos vinhos toda a tradição e sofisticação do Alentejo.

Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo

A Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, na região do Douro, foi considerada este ano com um “Best Wine Resorts of the World”, pela revista britânica de luxo e Lifestyle Conde Nast Traveleller. Integrou uma lista de 17 enoturismos internacionais.

Segundo a revista, “os 11 quartos elegantemente renovados da Quinta Nova – com pavimentos de madeira antigos, paredes caiadas de branco e cabeceiras das camas de madeira escura – têm uma vista magnífica sobre as vinhas velhas que descem sobre o mergulhante Vale do Douro. As refeições são servidas num terraço ao ar livre, harmonizadas com vinhos premiados, como rosé ou moscatel seco”.

O projeto de um alojamento dedicado ao vinho em Portugal nasceu em junho de 2005. Inicialmente tinha o nome Burmester. Hoje é a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, um empreendimento enquadrado em 120 hectares de quinta cuidadosamente preservados.

A par da casa nasceu o Winery Restaurant, Conceitus, um espaço muito elegante, enquadrado no salão da casa senhorial, que se estende à esplanada exterior de onde se vislumbram as vinhas que descem até ao rio Douro. Em Setembro de 2017, a Quinta Nova abriu as portas do Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, um projeto museológico que completa a oferta de enoturismo do empreendimento.

As atividade de enoturismo incluem ainda provas de vinho e visitas à adega e sala de barricas, um passeio pela quinta com uma pausa para piquenique ou um passeio de barco ou comboio pela região. E já reparou no nome da Quinta? Lembra-se das “As pombinhas da Cat’rina”? Onde foram elas ter? Exato, a esta Quinta Nova. Segundo a investigação desenvolvida por José Braga-Amaral para o livro “250 Anos de Histórias”, o cenário de uma das mais famosas cantilenas infantis portuguesas é precisamente a nossa Quinta Nova, referência do Douro na produção de vinhos premium. Não deixe de ler a história completa no site do empreendimento.

7 Hotéis de enoturismo para viver as vindimas

Solar de Serrade 

Integra a rota do vinho verde Alvarinho. Esta é uma casta considerada a “rainha” dos vinhos brancos portugueses. Produzido na sub-região de Monção e Melgaço este vinho eleva-se a superior qualidade merecedora de reconhecimento e prémios internacionais.

No coração de tudo isto, o Solar de Serrade produz o vinho com o mesmo nome, o “Terras de Monção” e o “Trajadura”, mas abre as portas também para receber visitantes. É uma casa armoriada de meados de XVII, dentro da arquitetura típica do Alto Minho, com capela e jardim romântico.

No exterior encontramos jardins, recantos, árvores de grande porte e vinhas, rodeados de montanhas. Na sua atual função, vocacionada para o turismo, o Solar de Serrade foi inaugurado em 1997. Aqui se encontra um importante espólio de mobiliário, tapeçarias e louças, bem como azulejaria. A oferta inclui seis quartos duplos e duas suites.

Casa das Pipas 

Uma das atividades a que a Quinta do Portal se dedica é precisamente ao enoturismo. Para o efeito criou a Casa das Pipas, um projeto único e inovador que reúne a essência da região do Douro: o vinho e a vinha. Localizada entre os vinhedos, da Casa das Pipas pode observar-se o Douro montanhoso que recorta o horizonte, desafiando os céus. Acresce ainda a Casa do Lagar, junto à aldeia de Celeirós do Douro, e que nasceu da recuperação de um lagar de azeite tradicional.

A Casa das Pipas conta com doze quartos expostos a sul, piscinas, sala panorâmica, ginásio, biblioteca vínica, num ambiente informal, mas requintado. Testemunha-se o traço de Siza Vieira no local. O restaurante apresenta os produtos e pratos regionais, acompanhados pelos vinhos aqui produzidos, com vista para o Vale do Pinhão. Há programas para participar ou simplesmente assistir à vindima, mas também passeios de barco e bicicletas para os hóspedes.

7 Hotéis de enoturismo para viver as vindimas

Casa da Ínsua 

É o primeiro empreendimento da Paradores fora de Espanha. O Paradores é uma reconhecida marca internacional, composta por 96 hotéis de charme, com forte cariz históricos. Dificilmente encontrará melhor poiso para conhecer o Dão do que este hotel de charme, a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, a cerca de 25 quilómetros de Viseu. O edifício solarengo de estilo barroco foi convertido num hotel de charme de cinco estrelas. É a escolha certa quer para lazer quer para eventos empresariais. A integração na rede Paradores permitiu ao hotel renovar a sua qualidade de serviços excecional.

É um hotel de charme, um museu e um produtor de vinhos reconhecidos. Após a reabilitação, manteve a uma fachada e interior ricamente decorados, magníficos azulejos barrocos, tetos trabalhados, lareiras, armas indígenas brasileiras e muito mais.

Durante a época das vindimas inclui programas para os hóspedes participarem nas tarefas da colheita e provas orientadas. A oferta de programas inclui outras iniciativas como a apresentação dos Queijos Casa da Ínsua seguida de formação sobre técnicas básicas para a produção do Queijo Serra da Estrela.

Hotel Rural da Quinta de Catralvos 

Quem visita Catralvos, tem a oportunidade provar alguns dos melhores vinhos, produzidos com as famosas castas da Península de Setúbal.
E porque estamos em Azeitão, não nos podemos esquecer dos afamados queijos e tortas. O lema: “Descubra as vinhas e a adega da Quinta de Catralvos e apaixone-se pelos mais afamados produtos de Azeitão – o Vinho, o Queijo e as Tortas”. Os interessados podem ainda visitar a adega, para conhecer todo processo e a moderna tecnologia de trabalhar a vinha e o vinho.

Os enólogos residentes partilham saber, desvendam segredos a quem procura um momento de aprendizagem e animação à volta do vinho. Pode ainda desfrutar de um banho de piscina sobre as vinhas e com vista para a belíssima Serra de Arrábida. É uma experiência de criação de um vinho, ficando, em simultâneo a saber tudo sobre a história e as características da região e do seu “terroir”. Após o vinho criado, é altura de cada um o engarrafar, o rolhar e o rotular.

L’AND Vineyards Resort 

O L’And Vineyards é um retiro exclusivo com 25 suites modernas e luxuosas entre a beleza natural e tranquilidade do Alentejo. Os interiores são da autoria de Márcio Kogan e obras de arte de Michael Biberstein.

Rodeado de beleza, pode revitalizar-se no Spa Caudalie com produtos naturais à base de uva, relaxar no jardim de vinha, voar num passeio de balão e recuperar as forças com uma viagem gastronómica proporcionada por uma cozinha de autor.

Este hotel de cinco estrelas, tem ainda uma lagoa artificial e suites com vistas para o céu noturno, para preencher o álbum da memória. É um dos poucos casos desta lista que não produz vinho próprio, mas compensa com uma perspetiva original e moderna sobre o tesouro das uvas.

A oferta disponibilizada por esta unidade hoteleira inclui passeios pelas vinhas, provas e cursos de vinhos. E não fique triste, não tem produção, mas proporciona visitas a adegas da região, podendo, inclusivamente, desenhar passeios ao seu gosto, criados à sua medida.

Herdade da Malhadinha Nova, Country House & Spa 

A Herdade da Malhadinha Nova é uma típica herdade familiar alentejana, em Albernôa, no Baixo Alentejo. Os vinhos da Malhadinha são uma referência, distinguidos por diversos prémios internacionais e exportados para mais de 25 países.

Mas, desde 2003, a Herdade abre-se também a hóspedes de forma muito especial, incluindo na época das vindimas. É um espaço familiar e tradicional, e ao mesmo tempo extravagante e único. O enoturismo na Malhadinha tira partido dos 450 hectares da propriedade, disponibilizando uma moderna adega, um restaurante gourmet e até um country house & Spa, que é como quem diz, um hotel de charme, com 10 quartos.

As experiências proporcionadas incluem visitas à propriedade, à adega, provas de vinhos, passeios a cavalo ou de balão. E, se ainda assim não é o suficiente, pode solicitar um programa à sua medida. O Restaurante da Malhadinha – Wine & Gourmet, integrado no edifício da Adega, apresenta cozinha de autor, com produtos da terra em interpretações modernas. Para acompanhar, os excelentes vinhos da Herdade. Com marcação prévia é possível encomendar os pratos tradicionais Alentejanos, como o galo de cabidela, o arroz de perdiz, o cozido Alentejano, entre outros.

Herdade dos Grous 

Na Herdade dos Grous, distrito de Beja encontramos um refúgio de cariz tradicional para relaxar, com extensas paisagens, uma barragem, quinta orgânica e criação de gado. Os excelentes vinhos aqui produzidos têm ganho diversos prémios e poderá experimentá-los no bar vínico da herdade.

Para a produção dos vinhos são utilizados os métodos mais modernos de produção de vinho, incluindo um sistema de rega avançado que utiliza a técnica gota-a-gota. A vinhas tiram partido das condições climatéricas do local, sendo amadurecidas várias castas de uvas vermelhas, nacionais e internacionais. Também na adega são empregues inovações tecnológicas combinadas com métodos tradicionais de elaboração de vinho. Em seguida o vinho é armazenado numa cave, sob ótimas condições de humidade temperatura, em barris de madeira francesa e americana.

Os entusiastas de cavalos podem escolher entre a equitação e uma visita aos estábulos onde se criam cavalos belgas. Através de um passeio a cavalo é possível descobrir a fauna e a flora únicas da propriedade.

Antes de partir, na loja é possível conhecer e adquirir todos os produtos da herdade: vinhos e respetivos utensílios, azeite, tradicionais doces de frutas caseiros, chás de ervas orgânicos, ervas aromáticas e biscoitos tradicionais de azeite.

Good Year Kilometros que cuentan