A diversão também educa

8 Junho | 2016 | Goodyear

Chegaram as férias de Verão e regressa o desafio de ocuparmos os tempos livres dos nossos filhos agora que a escola acabou. Como já é costume, vamos dar uma vista de olhos pelos vários programas que, dentro e fora das grandes cidades, vão manter os nossos pequenos índios entretidos, felizes e sempre a aprender. Aqui fica uma lista de 10  propostas para os tempos livres nestas férias grandes.

Verão de Aventura

Gostamos de pensar que estamos a educar os nossos filhos como futuros viajantes, gente cuja curiosidade será sempre o seu maior trunfo e motivo de felicidade. Para isso não há descanso. Acabam as aulas e não existe melhor altura para que continuem a aprender, agora de forma descontraída, sem testes, notas ou horários chatos.

De norte a sul do país, fique aqui com os nossos destaques para que os seus filhos não passem o verão agarrados à consola de jogos

Braga

Stand up Paddle, Golfe e Hipismo são algumas das ideias originais que a Escola da Terra tem para propor aos seus filhos este verão. Durante os próximos três meses, estas atividades vão coexistir com workshops de culinária, experiências científicas, mergulhos para a piscina e teatros. Um pouco de tudo, para não deixar nenhuma criança entediada.

Paredes

A Agricultores de Palmo e Meio, é uma quinta Pedagógica em Mouriz que se prepara para meter os seus filhos com as mãos na terra. Aqui privilegia-se o contacto com a natureza, os sons e os cheiros do campo, e vive-se o mundo rural através de atividades como Uma Noite na Quinta,  vindimas, cozinha tradicional, uma visita às minas e muito mais. Para crianças dos 3 aos 12 anos.

Filhos no verão

Vila Nova de Gaia

Acha que os seus filhos têm o potencial para, um dia, trabalharem em televisão, cinema ou teatro? A Oficina de Artes tem uma proposta para aqueles que já estão a meio do secundário (a partir dos 15) e estão na altura ideal para se apaixonarem por uma profissão: o Workshop para TV vai dar a conhecer como se trabalha em televisão, dando a possibilidade de experimentar o que é estar à frente de uma câmara. Para a faixa entre os 6 e os 14 anos, vai decorrer aqui um curso de teatro musical, com uma introdução também ao trabalho em televisão.

Figueira da Foz

Qual é a criança que não sonha passar o verão todo dentro de água? A pensar nisso, associado à Quinta da Anta – Hotel & Surf Lodge, a Portugal On Water está a preparar uma série de atividades de praia que procuram fomentar o interesse pela preservação da natureza através de muita diversão. Surf, stand up paddle, voleibol, yoga e karaté irão proporcionar muitas oportunidades de aprendizagem e gargalhadas.

Oeiras e Castelo Branco

O MariAcademia é um centro de estudos mas, chegada a altura de relaxar, oferece uma série de ideias bem divertidas para aproveitar as férias de verão. Com centros em Oeiras e Castelo Branco, as atividades estão pensadas para um largo leque de idades e são diversificadas o suficiente para agradar a qualquer jovem entre os 6 e os 16. Para Castelo Branco está programado ténis, orientação, tiro ao alvo, bowling e cinema,  enquanto Oeiras irá acolher canoagem, surf, laser tag e até uma viagem ao Porto, entre muitas outras diversões.

Almoçageme

A poucos minutos da Praia Grande, a Roda Viva prepara-se para o verão com slides, canoas e pranchas de surf e desafia os mais novos a meter a mochila às costas e vir descobrir trilhos secretos e mistérios. Para os “atletas”, com o tema dos jogos olímpicos que se avizinham, os seus filhos poderão participar numa série de provas divertidas de pontaria, batalhas aquáticas e torneios. Se eles forem jovens padwan e andarem a estudar para Jedi, uma visita ao Observatório Astronómico de Lisboa irá deixá-los deliciados. Tem também um espaço no Restelo.

Cascais

A Quinta Pedagógica Armando Villar organiza divertidas atividades na natureza destinadas a crianças dos 4 aos 11 anos, com a finalidade de proporcionar momentos inesquecíveis no ambiente natural de uma quinta. Banhos no tanque, atelier de jardinagem, tratamento dos animais da quinta, passeio de burro, atelier de culinária, insufláveis, aulas de yoga e slide são algumas das aventuras oferecidas.

Lisboa

Mesmo para quem fica na cidade não faltam ideias para passar umas férias “selvagens”. Quem acompanha este nosso blog já sabe o quanto gostamos do Jardim Zoológico e do Oceanário de Lisboa, porque são formas muito acessíveis de oferecer um pouco de natureza aos nossos filhos. O Zoo volta a ter as suas Férias Selvagens, com encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do Zoo, oportunidades de conhecer mais de perto algumas espécies e conhecer os bastidores. No Oceanário são as “Férias debaixo de Água” o tema óbvio e, durante dez dias, os seus filhos poderão passear de barco, andar de teleférico, ter aulas de canoagem ou participar em piqueniques e jogos ao ar livre.

Odemira

Estivemos lá muito recentemente e não resistimos a repetir a recomendação: o Zmar é um destino criado a pensar, antes de mais, em férias familiares, mas o Zkamp de Verão é mesmo só para os mais pequenos: durante uma semana o campo do Alentejo vai receber os seus filhos com tiro ao arco, slide, torneios desportivos, passeios, corridas de Kart e muita brincadeira na piscina. As noites serão passadas à luz das estrelas, em tendas, e as crianças só precisam de levar o seu próprio saco-cama. Estão programados três turnos.

Se nenhuma destas opções fica perto de si ou procura ainda mais ideias, espreite a nossa secção Viajar com Crianças, onde não lhe faltarão opções e propostas para os entreter e educar neste verão. Afinal, as crianças são os melhores viajantes que conhecemos!

Good Year Kilometros que cuentan