Acampar com crianças: eco-turismo à moda do Alentejo

Turismo sustentável, ecológico na Zambujeira, mesmo à medida das famílias Goodyear. O Zmar é um eco-camp, repleto de ideias e propostas inovadoras, onde as nossas crianças podem aprender algumas ideias simples sobre a sustentabilidade

Fomos à procura de uma forma original de passar uns dias com a família entre os cheiros do campo e a liberdade alentejana e encontrámos uma proposta original, desenhada para afastar todas as preocupações típicas de pais. O Zmar é um eco-camp, repleto de ideias e propostas inovadoras, onde as nossas crianças podem andar em total liberdade e aprender algumas ideias simples sobre a sustentabilidade. Quem melhor explica o resultado são eles próprios: “Pai, quando é que vamos passar outras férias ao Zmar?”

Campismo para toda a família

Ainda não existia o festival e já a Zambujeira era destino veraneante de preferência para uma grande fatia da juventude portuguesa. A música do Sudoeste reforçou a tendência durante os últimos 19 anos mas nós já envelhecemos e criámos família, sem nunca termos perdido o gosto e a vontade de aproveitar a Costa Vicentina. Regressar aqui, agora com os filhos a “reboque”, é um prazer que muita gente da nossa geração irá entender e partilhar.


As nossas férias no Zmar foram, antes de tudo, um reencontro com a liberdade e a descontração. Este é um gigantesco espaço de mais de 80 hectares em que nem nos preocupamos em levar a carteira. Há uma política “no money”, habitual em uma série de outros resorts que já visitámos, mas que aqui funciona na perfeição e é o formato ideal para controlar os gastos das crianças sem preocupações.

A estadia foi apreciada num dos bungalows de madeira disponíveis, aqui denominado de Zchallet, mas há variadíssimas tipologias de espaços, desde o Zmonte (onde pode ser construído um apartamento T3) até ao simples aluguer de um espaço para montar a tenda ou a caravana. O campo está direcionado para famílias mas não coloca nenhum limite quanto à sua dimensão. E, para o campista que não possui tenda, o Zmar oferece a possibilidade de alugar todo o material necessário para a sua estada, desde a tenda ao colchão.

Porto Zambujeira Alentejo

Solte as crianças

Com o Spa e a proximidade de praias fantásticas, os pais não precisam de muitos argumentos  para serem convencidos. Pelo contrário, as crianças costumam ser “clientes” mais difíceis e nós sabemos bem do que falamos porque não devem existir filhos mais críticos do que os nossos. Surpresa! Não lhes ouvimos quaisquer queixas para além dos resultados dos arranhões ganhos entre saudáveis corridas pelo campo.

Há uma piscina de ondas coberta e um parque aquático onde passaram a maior parte do tempo, mas mostraram-se igualmente entretidos e felizes no parque infantil. É de salientar o enorme espaço (25 hectares!) dedicado só às crianças, onde existe um percurso de arborismo e um circuito de bicicletas, assim como a Casa Kidz, onde se desenrolam alguns workshops apoiados por pessoal com formação pedagógica.

A hora de alimentar os animais foi também um momento muito apreciado entre os nossos pequenos e ficaram a conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos burros, cabras, ovelhas, gansos e araras que aqui vivem e que enfeitam o parque com tons rurais. Um passeio nas bicicletas alugadas, feito ao pôr do sol entre Porto das Barcas e Zambujeira, fechou a nossa estadia com verdadeira chave de ouro e, nem desta vez, ouvimos qualquer queixume. E todos os pais sabem: se uma criança com pouco mais de dez anos consegue esquecer consolas e televisão durante um par de dias é porque está realmente satisfeita…

Morada:

Herdade-A-de-Mateus, S. Salvador, Odemira.

Coordenadas GPS