Ahoy Piratinhas! Oitavos está à vossa espera

Em Cascais, o Forte de São Jorge de Oitavos, tem programas para as escolas e famílias. Este fim de semana leve os piratas aí de casa a passear!

A imaginação infantil é imparável e só precisa de um pouco de combustível para arder com total intensidade. Sabemos bem o quão difícil é tirar as crianças de casa mas, uma vez ultrapassada essa barreira, como os seus sorrisos se iluminam quando lhes damos novas pistas, ideias e brincadeiras. Fomos descobrir uma nova sede para aventuras na zona de Cascais e aproveitámos para mostrar aos nossos filhos como é que se vivia num forte do século XVII. Sejam bem vindos ao Forte de Oitavos!

A linha de costa de Lisboa até ao Guincho está repleta de pequenos fortes que faziam antigamente a defesa da região, vigiando possíveis invasões e descarregando artilharia sobre as frotas inimigas. Depois de abandonarem as suas antigas tarefas, têm sido mantidos num bom estado de conservação e são hoje agradáveis recordações históricas, alguns deles até abertos à visita e com programas e actividades pensados para os mais pequenos, como é o caso do Forte de Oitavos, já depois de Cascais, na estrada que nos leva até à praia do Guincho.

Um forte ao tamanho dos mais pequenos

De planta retangular, apoiado sobre a falésia, o Forte de São Jorge de Oitavos foi construído entre 1642 e 1648 e destinava-se ao aquartelamento de pequenas guarnições, especialmente de artilharia, com o objetivo de comandar o litoral entre o Guincho e a Guia, e evitar desembarques locais. A fortificação era artilhada com quatro peças, sendo a sua lotação normal de 1 cabo, 3 artilheiros e 18 soldados. Classificado como Imóvel de Interesse Público, o edifício foi cedido à Câmara Municipal de Cascais pela Direcção-Geral do Património do Estado em 1999, com vista à sua musealização.

Após obras profundas que fizeram ressurgir o seu traçado original, o espaço abriu em 2001 com uma reconstituição de época com base num desenho datado de 1796, tendo depois sido alvo de novas intervenções que só terminaram em 2009. Desde então que o programa de actividades do Forte tem vindo a crescer, ao mesmo tempo que o espaço se aproximou cada vez mais da comunidade e das crianças e famílias da região.

crianca-cascais-castelo

Os programas dedicados aos mais pequenos incluem, naturalmente, uma relação estreita com as escolas da região mas estão também abertos às famílias que se decidam a visitar a pequena fortaleza a um fim de semana, como parte de um passeio por Sintra, por exemplo. Entre as actividades que o forte desenvolve para as famílias estão visitas orientadas e workshops que nos levam desde a primitiva fotografia pinhole até à navegação por GPS, enquanto as crianças até ao terceiro ciclo estão convidadas para descobrir como é que era o baú de um soldado do séc. XVIII e as dificuldades de viver nessa época, pelas palavras do soldado Tadeu Estêvão. Um divertido jogo de pistas é outra proposta que colocará os mais pequenos a aprender enquanto se divertem.

São Jorge de Oitavos nasceu para combater invasores e, claro está, rechaçar os ataques de piratas que se aventuravam a penetrar o Tejo. Hoje em dia convida todos os pequenos piratas das redondezas a uma viagem de aventura e descoberta. É bom ver que os tempos realmente mudam!