Algarve com crianças: muito mais do que praia

10 sugestões para aproveitar o Algarve com crianças sem ir todos os dias à praia. Dos escorregas ao mini-golfe, há muito para ocupar os nossos filhos.

A sua família tem escrito “Algarve” em letras grandes e vermelhas no calendário da cozinha? Não é a única em Portugal e tem boas razões para isso: as praias extensas, a temperatura e placidez do seu mar são convites irrecusáveis para ir para sul com o carro cheio, do bebé à avó, e muita vontade de descansar (ou talvez não…). Além das praias, o Algarve está repleto de bons programas para entreter toda a família seja qual for o seu tamanho. Por isso, se as suas férias o levarem para o Sul do país, espreite as nossas sugestões no Algarve para crianças.

O Algarve está repleto de propostas de atividades para crianças, atrações divertidas, praias perfeitas para famílias, festas, feiras e outras propostas de entretenimento e cultura. Há divertidíssimos parques aquáticos, jardins zoológicos e até museus, ideais para desenjoar de umas férias passadas à beira-mar. Em quase todas as nossas propostas a água é uma constante por isso não será nada difícil convencer os mais pequenos a largar a areia durante um dia.

Um conselho: antes de partir para estas diversões analise as ofertas. Há preços variados, descontos de ocasião e, em alguns casos, pacotes que incluem também alojamento.

Adrenalina fresca nos parques aquáticos

É um dos locais mais concorridos do Algarve, mas vale bem a pena a deslocação até perto de Lagoa para visitar o 1. Slide & Splash. Localizado na Lagoa, tem piscinas, escorregas de água, toboggans e uma área enorme para nos esticarmos ao sol, motivos de entretenimento para a família inteira desde as 10 da manhã até nos expulsarem das instalações. São sete hectares com muitos divertimentos aquáticos para todos os gostos e idades. Áreas de descanso, espaços de espetáculos e pontos de restauração integram a oferta deste parque que, com mais de 30 anos, continua a surpreender os que lá vão.

Igualmente divertido, na região de Quarteira, o 2. Aquashow tem ainda diversões como a “Corrida Aérea” e uma montanha-russa que nos atira para dentro de uma piscina a toda a velocidade. As novidades de 2018 são o escorrega Thunder Cruise, a piscina Tropical e o Jacuzzi. Para os pequeninos, com menos de 10 anos, entre outras opções, as escolhas podem recair nas piscinas Aquakids e Aqualandia.

Jacarés na piscina!

Vários parques do Algarve juntam ao apelo das suas piscinas várias atividades com animais, desde demonstrações de aves de rapina até passeios a cavalo.

O 3. Zoomarine é um desses exemplos: o parque aquático temático fica na Guia, perto de Albufeira, e além de escorregas, um rio de rápidos e outras diversões aquáticas, tem aves tropicais, jacarés, focas, leões marinhos e golfinhos. O Carrossel Altântida, o comboio Zoomarine Express ou a mini-montanha-russa Búfalo são algumas das opções. Além de se divertir está ainda a contribuir para a conservação da vida dos oceanos, das suas espécies e dos seus habitats, uma das missões do Zoomarine.

Em São Bartolomeu de Messines, o 4. Krazy World tem uma Quintinha de Animais, uma Terra Exótika com tartarugas africanas e a maior cobra da Europa, mas também passeios de pónei, arborismo, mini-golfe e uma piscina com escorrega. E como o ambiente deve ser sempre uma prioridade, este zoo conquistou, em 2015, um selo de pegada de carbono neutra, com emissões de gases de efeito de estufa neutralizadas. Tudo para que possa passar algum tempo em família.

A natureza também vai de férias

Sem piscinas, mas com muitos animais curiosos e sombra para fugir ao calor, o 5. Zoo de Lagos tem ao longo do dia bastantes motivos para deliciar qualquer criança: desde a alimentação dos primatas e das suricatas, até interagir com lémures, ver a praia dos pinguins ou o recinto dos morcegos. É uma opção fantástica para passar um dia diferente entre cerca de 150 espécies animais em habitats naturalísticos. Também o Zoo de Lagos tem um papel ativo na Conservação da Natureza através de programas “ex-situ” ou programas “in-situ”.

Fora de qualquer jaula e no meio do agradável mar do Algarve, a 6. Dolphins Driven organiza passeios a partir da Marina de Albufeira para ver golfinhos ao largo e espreitar a costa a partir de um ponto de vista privilegiado. São vários programas disponíveis, incluindo o “golfinhos e costa” ou “golfinhos e grutas”. A Dolphins Driven está associada a projetos de conservação e estudos das espécies marinhas a operar na costa algarvia.

A 7. Seabookings junta a estas propostas a observação de aves na Ria Formosa. Com partida de Tavira, são passeios de duas horas para descobrir uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e aproveitar para fazer uma observação de pássaros. A Ria é uma lagoa costeira única e se estiver no Algarve, aproveite a oportunidade de a visitar.
Algarve com crianças: muito mais do que praia

O 8. Parque da Mina fica no Vale do Boi, próximo de Caldas de Monchique a nove quilómetros de Portimão, e recupera algumas das tradições, profissões e atividades da Serra, o sapateiro, carpintaria, costureira, destilaria de medronho, agricultura, fabrico do pão e do mel, extração de minério, fabrico do carvão vegetal e ainda animais de quinta. É uma forma curiosa de abrandar o ritmo das férias e recuar até ao Algarve de séculos passados. São cinco hectares de contacto com um passado étnico e cultural e um património natural e paisagístico. E com animações diferenciadas como o labirinto de espelhos. É um complemento às ofertas de diversão aquáticas e praias no Algarve.

Jogos e brincadeiras

Dois desportos têm levado o Algarve para o panorama internacional, o automobilismo e o golfe , e as crianças também podem dar os seus primeiros passos em qualquer um deles. No 9. Autódromo Internacional do Algarve há uma pista desenhada para as crianças até aos 6 anos de idade, com carros devidamente preparados para a máxima segurança. Enquanto os mais pequenos dão as suas primeiras aceleradelas, os pais podem alugar também um kart e brincar numa das outras duas pistas disponíveis.

Finalmente, quanto ao golfe, vamos atacá-lo em versão “mini” no 10. Family Golf Park de Vilamoura: tem dois percursos de 18 buracos que alia a componente lúdica à aprendizagem cultural, botânica e histórica através da arquitetura envolvente e informação ao longo dos percursos. A Roma antiga é um dos temas com imensas réplicas e conteúdos históricos ao longo dos percursos pelos jardins e ainda matraquilhos, flippers, airgames ou basket.

Passar férias no Algarve com crianças pode ser ainda mais divertido do que estar simplesmente na praia. Parques aquáticos, jardim zoológicos, passeios de barco, são apenas algumas ideias para passar alguns dias diferentes durante a sua estadia no Algarve. A água é quase omnipresente. Salgada ou doce, tudo depende das suas opções.