5 apps imprescindíveis para controlar o trânsito

3 Maio | 2016 | Goodyear

Na hora de pegarmos o volante encontramos aplicações de todo o tipo. Há apps para sabermos o tempo que teremos durante a viagem, para calcular o percurso mais curto ou para saber o estado do trânsito.

As apps que nos informam sobre o estado do trânsito irão evitar-nos muitos engarrafamentos, conseguindo assim poupar combustível e fazer com que fiquemos menos stressados ao volante. São alguns dos gadgets de carro mais interessantes, portanto, vamos conhecer os mais destacados.

Inrix Traffic
Através do GPS são registadas as nossas rotas mais frequentes e encaminha-nos avisos em tempo real sobre a situação do trânsito nesse percurso, que pode partilhar nas redes sociais. Também tem a possibilidade de consultar a densidade do trânsito no percorrido que for realizar. Utiliza informação oficial e também proporciona acesso às câmaras de trânsito.

Waze
Aplicação patrocinada pelo Google, o que explica em parte o seu sucesso. Disponível na maioria de cidades europeias, também nos permite memorizar as nossas rotas habituais ou planear o percurso que faremos. Além disso, oferece informação de interesse do trânsito a partir da informação doutros utilizadores ou das autoridades oficiais. Para lá dos engarrafamentos, avisa de incidentes ou perigos que pudermos encontrar no caminho e oferece rotas alternativas. É preciso fazer um registo na sua rede social, o que permite interagir com outros utilizadores.

Trânsito

M8
Como a maioria das apps anteriores, oferece informação em tempo real do estado da estrada e sobre o tempo estimado para a chegada ao nosso destino. Também tem informação sobre radares, gasolineiras, limites de velocidade e até mesmo hotéis e restaurantes. Mas a coisa mais curiosa desta app é a sua capacidade para memorizar o local em que estacionou, perfeito se você costuma esquecer esse dado.

Sygic
Especialmente direcionada para as pessoas com um mau serviço de dados no telemóvel, a aplicação permite aceder a rotas e mapas sem necessidade de ligação à Internet (apenas para a descarga, evidentemente).

Como contraparte, é claro que não contempla ocorrências no trânsito que possam alterar a rota prevista nem os serviços relacionados a uma app em tempo real, mas para programar o caminho para um local em que nunca antes esteve oferece uma alternativa cómoda e grátis. Disponível tanto para Android quanto para iOS.

Buzzstreet
Com origem nacional, esta app é perfeita para as pessoas que querem configurar uma rota com precisão milimétrica. Graças ao subministro de dados em tempo real, a app dá conta de ocorrências nas ruas do percurso e dos possíveis acidentes ou alterações do trânsito que existirem no caminho (obras, eventos…). Ademais, estima o tempo que a situação demora a ser solucionada e permite, graças a isso, programar de forma fiável o tempo de rota.

Por Lisboa e pelo Porto, inclusive, a app conta com trabalhadores a circular de mota com o intuito de oferecerem informação atualizada e fidedigna. Esta cómoda aplicação funciona para Android e iOS, e não existe qualquer motivo para deixar de experimentá-la.

Estes são apenas 5 exemplos, mas existem muitos outros. A maioria deles podem ser utilizados com telemóveis de sistema operativo Android e iOS, e alguns em Windows Phone. A descarga é gratuita, embora existam versões premium pagas. O melhor é experimentar várias até encontrar a mais adequada para si, e lembre-se de que as que utilizam GPS consomem um bocadinho maior de bateria.

Good Year Kilometros que cuentan