Arborismo: a natureza dos pequenos Tarzans

23 Setembro | 2015 | Goodyear

Desafiante e divertido, o Arborismo, é a actividade ideal para crianças de qualquer idade. Por experiência própria, sabemos que muitas vezes até são os país quem mais se impressiona com esta aventura nas árvores mas todos vão ter histórias para contar no final do dia. Com a natureza do nosso país, não nos faltam locais por todo o país onde praticar arborismo, por isso, venha daí e traga a família toda.

De certeza que concorda connosco quando defendemos que o arborismo é uma actividade perfeita para crianças, certo? Lembre-se da sua própria infância e de quantas calças rasgou e quantos joelhos esfolou a subir às árvores. E até apostamos que, desde então, ainda sonha com uma casa na árvore. Agora imagine tudo isso, mas com a certeza que os seus filhos estão perfeitamente seguros.

Desafios para crianças e adultos

Nos circuítos de arborismo iremos encontrar slides, pontes, cordas paralelas, redes suspensas, túneis de árvores, lianas, sempre firmemente seguros por um arnês e uma corda (a “linha de vida”) que evita qualquer imprevisto. Todos os locais que indicamos na lista seguinte dispõem de circuítos com diferentes níveis de dificuldade, para que os mais pequenos ganhem confiança progressivamente.

Não é necessária nenhuma preparação física específica e é uma actividade que coloca-nos em confronto com os nossos medos e capacidades, sem exigir demasiado de uma criança ou mesmo de um adulto com medo de alturas. Por isso, com a desculpa de entreter os seus filhos, venha também subir às árvores, porque este desafio também é para si!

Zona Norte

Em Ribeira de Pena, Vila Real, o Pena Aventura tem especiais motivos de interesse para os mais novos, com circuitos desenhados para crianças a partir dos três anos. Para elas, há três percursos entre as árvores e o Minifantasticable é um slide muito seguro, que não ultrapassa os 10km/h.

Grande Porto

O Azurara Parque Aventura fica na margem do Rio Ave e é indicado para quem procurar um “pouquinho mais” de adrenalina. Oferece circuitos de 14, 16 e 18 metros, 14 pontes suspensas e um slide final de 300 metros.

Desporto criança - Quilometrosquecontam

 Zona Centro

O Cova da Baleia, em Mafra, dispõe de 55.000m2 e cinco percursos de arborismo com uma extensão de mais de 850m. Para além de cinquenta pontes entre slides, trapézios, saltos Tarzan e outras surpresas a uma altura de 14 metros, o parque dispõe ainda de um circuito juvenil, constituído por 18 pontes a uma altura média de 1,50m.

 Zona da Grande Lisboa

No Jamor, o Adventure Park tem duas pistas: a “Pequena Floresta”, com 15 actividades para os mais pequenos, e o “Mega Circuíto”, com 44 obstáculos para jovens com mais de 1,40m. O mais baixo sobe até aos 8m e o maior até aos 12, com um slide final de 200m.

 Zona Sul

O Luso Aventura de Albufeira, fica perto de Santa Eulália e apresenta três níveis de dificuldade, aptos para diferentes idades e altura das crianças. Com dezenas de jogos (redes, túneis, teia de aranha, skate) e muitos slides em todos os percursos, é uma óptima alternativa para uma das suas próximas visitas ao Algarve.

Good Year Kilometros que cuentan