Aviões, motas e karts: crianças a voar baixinho!

Tem fãs da velocidade entre as crianças aí de casa? Conheça as nossas recomendações para elas passarem uma tarde a sonhar com a adrenalina!

Com pais que gostam tanto de carros e da condução, é muito provável que vocês aí em casa tenham uma ou duas crianças que já foram mordidas pelo “bichinho da velocidade”. Todas as gerações têm os seus heróis da vertigem e adrenalina, desde o Major Alvega dos nossos pais, passando pelo Herbie e chegando ao Faísca McQueen dos nossos filhos, e são fortes as probabilidades do seu filho ter também uma paixão pelos carros, motas e até aviões. A pensar neles (e nos pais, claro!) desenhámos um dia dedicado a descobrir motores, capacetes e veículos que os vão surpreender e até a possibilidade de se sentarem ao volante pela primeira vez.

Com a cabeça no Museu do Ar

Perto de Sintra, a Base Aérea Nº1 é um espaço muito especial para a aviação portuguesa, tendo servido de base para aeronaves e esquadrões históricos. Serve de palco a vários festivais aéreos durante o qual abre as suas portas aos visitantes, mas tem também a coleção principal do Museu do Ar, com algumas peças e máquinas icónicas que irão seduzir qualquer piloto júnior. Penduradas no hangar principal desta aventura, vamos ver réplicas das primeiras máquinas que voaram em Portugal, mas também originais datados dos anos 30.

Máquinas curiosas e invulgares, como o histórico biplano Avro, ou imediatamente reconhecíveis, como o famosíssimo Havilland Tiger Moth, mostram todos os momentos históricos, mas também a evolução da perícias dos próprios aviadores, dos aviões de treino, passando pelos Spitfires das 2ª Grande Guerra, até aos exigentes caças a jato do fim do século XX. É simultaneamente uma viagem pelo conhecimento e evolução da engenharia, pela História em que cada uma destas máquinas participou e pelo percurso da Força Área Portuguesa. Para além do uso militar, as coleções da TAP e da ANA estão também em exposição. Aqui em Sintra podemos ver cerca de 40 aviões, mas em Alverca e Ovar há mais dois polos também abertos à visita das populações locais.

O prazer das duas rodas

O Museu da Guarda Nacional Republicana é a nossa recomendação se andar por Lisboa e tiver um filho fascinado pelas motas. A coleção não é extensa, mas fica num espaço da cidade, o Quartel do Carmo, que todos temos que visitar pelo menos uma vez na vida e o convite tem uma benesse ótima: o acesso é gratuito. Expostas em vitrinas por diversas salas, poderemos encontrar peças como antigos capacetes, a heráldica da Guarda, documentos históricos, mas também a recordação dos usos originais deste convento. Foi fundado por Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, presenciou o terramoto de 1755 e foi o cenário principal do drama que se desenrolou a 25 de Abril.

Vemos alguns exemplares no interior, mas o grosso da coleção de motas encontra-se no espaço do claustro (exceto quando são convidadas a participar em eventos como o Salão de Clássicos da FIL ou outros). Desde a Primeira Grande Guerra, com uma soberba FN de 750cc, até aos anos 80, existem uma série de diferentes modelos e tipos: há Zundapps com sidecar dos anos 50, Nortons que andaram a combater as forças do eixo, as resistentes BMWs que se tornaram imagem de marca da GNR e até exemplares de velhas fábricas nacionais.

Baptismo da condução

Baptismo da condução

Depois de os seduzir com os clássicos históricos da GNR e da Força Área, está na altura de os sentar numa máquina bastante diferente, mas segura o suficiente para que eles tentem a primeira experiência independente de condução. Para experimentarem conduzir um kart não precisam de mais do que ir até um dos vários kartódromos espalhados pelo país, embora a nossa recomendação de iniciação comece pelo Kartódromo Internacional de Palmela. É um dos circuitos mais frequentados do país e, para além da pista principal usada em competições internacionais, conta ainda com um traçado júnior para que as crianças tenham um espaço próprio.

O limite mínimo para que uma criança possa andar aqui é a altura de 1,20m e os karts disponíveis estão limitados a 5cvs, de forma a manter um nível adequado de segurança e que os mais pequenos não se sintam frustrados nos seus primeiros passos na modalidade. A pista tem cerca de 400 metros de comprimento e existe um técnico-monitor em permanência no espaço, para ajudar no que for necessário enquanto elas aprendem a conduzir e dominar um kart. No mesmo espaço há ainda uma pista de radiomodelismo e, claro está, a pista principal para que os pais se divirtam também num dos mais de 200 karts que estão disponíveis para aluguer.