000 O grande espelho da Aguieira - quilometrosquecontam

O grande espelho da Aguieira

23 Junho | 2016 | Goodyear

Barragem da Aguieira: Um fim de semana com os desportos náuticos no Montebelo Aguieira Resort. Prontos para um mergulho com a Goodyear?

Prontos para um mergulho nas águas da Barragem da Aguieira, fomos até onde o Dão e o Mondego se encontram. Ao pé de Santa Comba Dão, uma extensa albufeira com paisagens de franca beleza e paz de espírito, convida-nos para as mais variadas atividades náuticas e descanso. Fomos numa escapadela até ao Montebelo Aguieira e descobrimos onde se podem passar umas férias tão activas como relaxantes.

Fim de semana no lago

Mais do que uma obra assombrosa da engenharia moderna, a Barragem da Aguieira veio criar uma das maiores e mais agradáveis lagoas de todo o país. Os vales do Mondego e do Dão transformaram-se em espelhos de água que permitem uma grande diversidade de desportos náuticos e agradáveis passeios nas suas margens. As estradas alargaram-se e a região a norte de Coimbra ganhou novo destaque e vida, numa zona antes povoada por pouco mais do que pinheiros.

Desportos na Aguieira

A Barragem da Aguieira tem a companhia de uma paisagem de grande beleza e estende-se pelos concelhos de Carregal do Sal, Penacova, Santa Comba Dão, Tondela, Tábua e Mortágua. Mas, para além do charme das pequenas ilhotas e ancoradouros, estas águas são cada vez mais destino de eleição para uma série de desportos e atletas da vela, canoagem, remo e ski. Várias seleções já escolheram a Aguieira para estágios e treinos, mas não faltam serviços para amadores como nós aproveitarem o lago. Outra das atividades tradicionais e muito populares nesta zona é a pesca de rio, que encontra aqui carpas, achigâs, percas, bogas e enguias em grande quantidade. Tenha em atenção que esta é uma atividade licenciada e que a fiscalização na Aguieira é uma constante.

Na encosta do Montebelo

Confiantes na excelente localização para ser uma das melhores formas para passar um fim de semana na barragem, chegámos ao Montebelo Aguieira e deliciámo-nos com a vista. Este resort desce a encosta na margem e admira o seu reflexo nas águas calmas. A toda a volta, a paisagem desimpedida e os jardins cuidadosamente cuidados oferecem espaço de sobra para as crianças brincarem mas as piscinas (interior e exterior) são o principal chamariz para os mais novos.

Para os pais, o serviço de Spa inclui banho turco, jacuzzi, sauna, massagens e tratamentos corporais e faciais com cacau e chá verde. Uma receita zen com incursões ainda pela “medicinas alternativas” como a terapia holística e a reflexologia. Da nossa parte, preferimos alugar um par de bicicletas enquanto deixámos os filhos no mini-golfe.

Diversão aquática

A marina local é o ponto  onde tudo começa: alugam-se aqui caiaques e jet skis, marcam-se aulas de wakeboarding e ski e preparam-se os cabos para uma saída de barco à vela ou prancha de windsurf. Com 400 postos de amarração, não falta aqui atividade em qualquer altura do ano. O maior construtor mundial de caiaques para competição, a NELO, faz aqui os seus testes e tem sempre profissionais na zona para apoiar os atletas que aqui estagiam.

Na altura do verão é também aqui instalada uma piscina junto ao cais e alugam-se barcos para visitas guiadas à albufeira, à original “Ponte Salazar” e à aldeia da Foz do Dão, submersa depois da construção da barragem. Se estiver disposto a um baptismo de mergulho há também uma escola. Não muito longe, o único campo  de 27 buracos da Região Centro é palco regular para competições e é unanimemente recomendado pela sua agradável e desafiante envolvente composta por pinheiros e pequenos lagos.

E ainda recomendamos:

A Praia Fluvial de Nossa Srª da Ribeira é o principal atrativo no Verão. Mortágua fica a cerca de dez quilómetros e é imperdível se quiser provar a chanfana, a lampreia ou o arroz doce regionais. Santa Comba Dão tem um centro histórico delicioso que convida a algumas horas de passeio. A Mata do  Buçaco é uma espécie de bosque encantado que não nos cansamos de recomendar e o Caramulo continua a ser um dos nossos locais preferidos para conduzir.

Good Year Kilometros que cuentan