Fim de semana de música para toda a família

5 Agosto | 2016 | Goodyear

Bons sons em Cem Soldos: a aldeia abre as portas para receber milhares de forasteiros à procura de música. A Goodyear já lá esteve e conta-lhe tudo.

Em Cem Soldos o Verão faz-se com música. Já há 10 anos que o festival Bons Sons enche a aldeia com música portuguesa, desde a tradicional à moderna e junta, dos netos às avós, famílias inteiras no largo central. Com apenas 1000 habitantes, esta pequena localidade fica cheia que nem um ovo quando chega agosto, mas recebe-nos sempre de braços abertos para um fim de semana repleto de artesanato, música e são convívio.

A apenas cinco quilómetros de Tomar, Cem Soldos tem História que remonta a D. Sancho I mas é na sua vivência diária que se torna singular: mantendo um espírito comunitário e as tradições bem vivas, usa momentos como a festa da Juventude, a Páscoa ou o madeiro de Natal, para reunir toda a povoação no Largo do Rossio. Com o Bons Sons a porta abre-se também aos forasteiros e somos todos convidados a participar na folia. Enquanto outros festivais escolhem uma zona descampada para albergar os visitantes, Cem Soldos leva-nos para o coração da aldeia e, pelo menos durante alguns dias, acolhe-nos como se fôssemos também “da terra”.

Cem Soldos: Festival Bons SonsO cartaz do Bons Sons de 2016 continua a tónica de crescimento e, entre nomes consagrados como Jorge Palma ou Cristina Branco, aparecem também alguns mais “jovens” mas não menos interessantes como os Sensible Soccers ou os Best Youth. É um conjunto de projetos diversificado e cuidadosamente “costurado” para mostrar muitos panoramas da música portuguesa, mas permitam-nos salientar só mais dois: os concertos de Carminho e Lula Pena serão a companhia ideal para apreciarmos o doce encanto das ruas desta aldeia.

Cem Soldos durante o dia

Para além da música, há muito para se fazer durante os quatro dias que dura o festival. Complementando o programa, as ruas de Cem Soldos são animadas pelo trabalho de artesãos e alfarrabistas nacionais. Objectos tradicionais e contemporâneos convivem lado a lado e constituem, só por si, mais uma razão para visitarmos a aldeia.
No recinto do Festival é possível encontrar vários pontos de restauração com comida regional, opções vegetarianas, produtos biológicos, tascas tradicionais, bares variados e petiscos para comer sentado ou a caminho dos palcos. Parece o programa de um normal festival de verão, mas aqui não há marcas ou patrocinadores e quem nos serve são os verdadeiros “especialistas” locais.

A organização do Bons Sons sabe que este é um festival diferente dos outros e que recebe também um público “alternativo”, menos rocker e mais familiar. Por isso, as crianças têm o seu espaço próprio, com teatro, jogos e brincadeiras, manhãs de música só para si e ateliers de música tradicional.

Como chegar a Cem Soldos e onde ficar

Ir de carro até Tomar ou Torres Novas e daí pela Estrada Nacional 349-3 até Cem Soldos (Madalena). Na envolvente da aldeia existem 20 parques de estacionamento.
A aldeia não tem estruturas hoteleiras para suportar tanto forasteiro mas, a apenas cinco quilómetros da cidade de Tomar, não faltam alternativas a muito pouca distância. O Hotel dos Templários é local que merece a nossa recomendação, assim como a Residencial Luz que nos albergou durante o Bons Sons de 2015. Entre parques de campismo e quintas de turismo rural, o festival apresenta-lhe uma lista bastante completa.

Good Year Kilometros que cuentan