Campismo com crianças: mais barato, mais próximo da natureza

28 Março | 2019 | Goodyear

Não é para todos. Mas com as devidas medidas pode ser uma experiência para mais tarde recordar. Ou, quem sabe, tornar-se uma rotina de família. Fazer campismo com crianças pode ser uma opção para umas férias económicas e próximas da natureza.

O campismo implica, em geral, o uso de uma tenda. Pode ser por várias horas, dias ou semanas. É certo que alguns consideram esta atividade arrepiante. Para outros é um sonho. O que é certo é que há contacto com a natureza, uma oportunidade de aprender ou até uma filosofia de vida.

Atualmente o campismo é praticado em parques específicos para o efeito, com condições que muitas vezes igualam ou até superam os melhores hotéis. Existe também a opção de campismo livre para quem gosta da vida ao ar livre. O importante é garantir que se respeitam as condições do meio ambiente.

Opções de norte a sul

A primeira sugestão vai para o turismo sustentável, ecológico e à medida das famílias Goodyear. O Zmar é um eco-camp, repleto de ideias e propostas inovadoras, onde as nossas crianças podem aprender algumas ideias simples sobre a sustentabilidade.

O Zmar é um eco-camp, repleto de ideias e propostas inovadoras, onde as nossas crianças podem andar em total liberdade e aprender algumas ideias simples sobre a sustentabilidade e aproveitar a Costa Vicentina.

Em Cascais há uma opção com glamour para ir com a família. A apenas quatro quilómetros da vila, fica o Cascais Oásis. Aí existem bungalows, mas também tendas, e ainda uma piscina de água de nascente. As tendas e os bungalows estão rodeados de natureza, bonita e relaxante.

As tendas têm acesso a todas as comodidades, embora partilhadas, como é o caso de chuveiro. Os bungalows têm casa de banho privativa. Ao alojamento chega um pequeno almoço incluindo pão fresco, laranjas, café e cereais. Quando o tempo ajuda, há uma área de jantar e cozinha partilhada, incluindo o indispensável churrasco.

Para entreter as crianças, pode visitar a Quinta Pedagógica Armando Villar. Mas, o melhor de tudo são as redes no jardim, para descansar depois de uma tarde a passear de bicicleta por Cascais ou uma visita ao Estoril.

campismo-crianças

À beira do rio

Junto à nascente do rio Alviela há outra opção interessante, integrada no Centro de Ciência Viva e promovido pela Câmara de Alcanena. Além da praia fluvial dos Olhos d’Água, por aqui existe um parque de merendas, um parque infantil, um circuito de manutenção, um campos de futebol, de voleibol, bar e, claro, campismo. São as estruturas criadas pela Câmara de Alcanena que nos permitem aconselhar este local para uma escapadela com a família.

É possível percorrer o percurso interpretativo dos Olhos d´Água do Alviela desde a nascente até ao sumidouro da ribeira dos Amiais. Existe ainda uma importante estrutura cársica natural, a janela cársica. As grutas são, actualmente, um importante abrigo de maternidade de uma colónia de morcegos que traz ao Alviela, todos os anos, mais de 5000 indivíduos.

Se for para as Montanhas Mágicas irá encontrar parques de campismo e caravanismo. No centro/norte de Portugal Continental, entre os rios Douro e Vouga ficam estas maravilhosas montanhas, com importantes valores naturais tais como as serras da Feita e da Arada. Há zonas para tendas, caravanas e autocaravanas. Pode acolher entre 90 a 300 pessoas.

Os parques de campismo e caravanismo dispõem de receção, guarda e instalações sanitárias de acordo com as normas. Além do alojamento, os parques oferecem atividades de desporto de natureza e aventura: montanhismo, pedestrianismo, arvorismo, escalada, rapel, observação e interpretação da biodiversidade, BTT, rafting, canyoning, campos de férias, entre outros.

campismo-crianças-montanhas-mágicas

O que levar?

O material de campismo é, actualmente, muito versátil. Tornou-se acessível. As tendas de teto simples, sem pano de chão são algo que faz parte do passado. Hoje, têm duplo teto, e pano de chão. Há modelos para todos os orçamentos, incluindo tendas de família com vários quartos, sala, cozinha e outras divisões.

Também há tendas individuais ultraleves e rápidas de montar e pouco volumosas. A instalação das tendas está facilitada, pois todas vêm acompanhadas das respetivas instruções de montagem.

Em suma, se pretende acampar por aí terá de levar tenda, vestuários e calçados adequados à atividade praticada, mochila, saco-cama, colchoneta, lanterna, equipamento de cozinha, estojos de primeiros socorros entre outros. Depois é aproveitar a natureza e todos os seus ruídos saídos das trevas

O que deixar?

E não deixe o respeito e educação em casa. Vamos estar em contacto com a natureza e com poucas regras em redor. Se essa sensação de liberdade é exactamente aquilo que procuramos numas férias relaxantes e despreocupadas, é também uma responsabilidade que temos que enfrentar com todo o respeito pelo meio ambiente e por quem nos rodeia.

As únicas marcas que deve deixar ao abandonar o local são as suas pegadas. Leve consigo tudo o que trouxe deste campismo com crianças.

Good Year Kilometros que cuentan