Canções para enfrentar um engarrafamento

1 Dezembro | 2015 | Goodyear

É inevitável sofrermos um engarrafamento nalgum momento. Mas podemos escolher enfrentá-lo com a playlist adequada!

Nem sempre está a sorte do nosso lado. Às vezes uma viagem bem planificada ou o mais fortuito dos deslocamentos termina nesse lugar em que as buzinas ficam afónicas: um longo engarrafamento que se desenrola como uma serpente quilométrica. Não adianta ficar zangado. É melhor desligar o motor e munir-se de paciência. E de música, é claro.

Pois é a música a melhor ajuda que temos para suportar as situações de tédio. Sabia que a resistência ao exercício físico do nosso corpo aumenta até 15% se escutarmos música enquanto praticamos um desporto? Imagine então o quanto aumentará a nossa resistência ao aborrecimento.

Entraremos em breve na época natalina, que multiplica o número de carros nas nossas estradas e por extensão as nossas possibilidades de encontrar um engarrafamento. É melhor conseguirmos uma boa playlist especialmente projetada para sobreviver a um bocadinho de retenção viária com o ânimo alto, e tê-la sempre pronta para vir no nosso resgate.

1- Sing (Ed Sheeran). Com uma canção animada e alegre com um refrão especialmente adequado abrimos a playlist. Influenciada pelo pop e o R&B, é um dos grandes sucessos deste jovem cantor britânico que com X (Multiply), o seu segundo álbum de estúdio, já atingiu o topo no UK Albums Chart.

2- Crosstown Traffic (Jimi Hendrix). A canção que deveria inspirar os otimistas de todo o mundo: das situações mais maçadoras podemos tirar grandes coisas. É o caso desta peça, que o inimitável Hendrix compôs travado num engarrafamento épico. Escrita no banco de trás de um carro, o seu refrão a várias vozes é ideal para tentar um acompanhamento da nossa enquanto seguramos o volante.

3- Boom boom (John Lee Hooker). Nunca está fora de lugar o nosso cantor de blues favorito. Agora imagine um engarrafamento vagaroso e esgotador onde o nosso rádio começa a deitar fora as notas desta canção com o seu início sob os acordes da guitarra que adiantam a voz de ferro e veludo de Hooker. A banda sonora perfeita para agitar a cabeça e cantarolar.

4- Start me up (The Rolling Stones). Uma canção que levanta os ânimos de qualquer um e até mesmo pode despertar a vontade de sair do carro e dançar (não é preciso chegar até a esse ponto). Com trinta e quatro anos de vida já, esta peça foi a primeira dos Rolling empregada numa campanha publicitária. Será que você tem a suficiente memória e anos? Foi no lançamento de Windows 95 pela Microsoft!

5- I am the highway (Audieslave). Foi muito breve a aliança entre Chris Cornell, Tom Morello e os outros instrumentistas de Rage Against the Machine. Breve mas muito frutífera, com grandes peças. Uma delas é esta canção relaxada de rock alternativo que achamos ideal para enfrentar com paciência o engarrafamento sem nos deixar cair no sono que a lentidão vai criando…

Carros - Quilometrosquecontam

6-Somebody else’s body (Urge Overkill). Decerto que há algum estudo científico algures no mundo que estude o poder balsâmico da voz de Nash Kato sobre os ânimos mais ardentes. Esta peça pode aplacar a fúria nascente após uma longa estadia no mesmo tramo de estrada com a chuva de inverno no vidro. Um rock em coro que adormecerá o leão.

7- Don’t worry, be happy (Boby McFerrin). Esta canção de 1988 é o hino internacional do otimismo (ou deveria) e tira o seu nome de uma frase célebre do guru Meher Baba. Falamos da primeira canção acappella que atingiu o topo no Billboard Hot 100. Escutá-la durante um engarrafamento é um remédio quase seguro à tendência ao aborrecimento que provocam.

8-Strawberry Swing (Coldplay). Regressamos ao rock alternativo (uma fonte inesgotável de canções de grande ajuda para os piores momentos) com esta canção de reminiscências afro-pop sob os acordes da guitarra e a linha de baixos. O vocalista Chris Martin explica que a peça foi inspirada pelas vivências em Zimbabué da sua mãe e pela canção Dakota de The Rock.  Para o cantor estamos a falar da melhor peça do álbum Viva la Vida or Death and All His Friends.

9-Someone like you (Adele). A cantora pop britânica atingiu com esta canção o topo das listas no Reino Unido durante 18 semanas. Com um refrão que parece pegar fogo ao mundo em volta, é uma balada tocada no piano que fala de amores acabados. Com a voz de Adele no rádio depressa irá surpreender-se acompanhando-a com maior ou menor fortuna enquanto esquece o horrível engarrafamento lá fora.

10- Highway Star (Deep Purple). O engarrafamento começa a sumir após consumir longos minutos da sua vida. Como um céu sem nuvens vai estendendo-se na sua frente a estrada. Retorna à vida o seu motor com avidez e fome de quilómetros. Não hesite: carregue no acelerador e deixe esta música crescer em torno de você. A estrela da autoestrada!

Good Year Kilometros que cuentan