Canoas no Tejo: deixe-se levar

Uma paisagem de excelência para a canoagem. Na zona de Constância não faltam operadores turísticos que o podem ajudar a chegar ao seu destino

Toda a zona onde Tejo e Zêzere se juntam languidamente e sem rebuliço, é uma paisagem de excelência para a canoagem. Em Constância, orgulhosamente erguida no cotovelo que une os dois rios, as águas misturam-se calmamente e criam um percurso acessível a quase todos os membros da família dispostos a passar umas boas horas a dar ao remo.

A partir da ponte de Constância são 18 quilómetros até ao Castelo de Almourol, um pequeno tesouro de visita obrigatória no meio do Tejo. Mas são 18 quilómetros feitos na direção da corrente, num local onde o rio se alarga e, muito pacientemente, nos empurra sem esforço no sentido da foz. Nas margens vamos encontrar a Praia do Ribatejo, local de veraneio da elite lisboeta do séc. XIX, antigos palacetes e zonas industriais abandonadas.

 

A natureza e a História

Os sons da paisagem vão tendo diferentes autores ao longo do ano: as cegonhas ocupadas com os seus rituais, as fataças que saltam do rio três ou quatro vezes seguidas ou os corvos marinhos que aqui nidificam. É uma área muito rica em vida animal, onde a observação ou a pesca podem ocupar-nos durante horas a fio.

Ao chegar a Almourol, já cansado mas satisfeito, o viajante encontra o motivo ideal para encostar o barco e desentorpecer as pernas. À sombra deste edifício milenar (há vestígios de ocupação datados do séc. I a.c.), é altura de descansar, tirar o farnel da mochila e apreciar o silêncio entrecortado com os sons de aves e vento, tal como também fizeram mouros, cruzados, alanos e visigodos, muito anos antes de nós.

 

Canoas no Tejo - Quilometrosquecontam

 

Avie-se em terra

Mesmo que nunca tenha usado uma pagaia, na zona de Constância não faltam operadores turísticos que o podem ajudar a chegar ao seu destino. Preocupe-se só em contactar com antecedência o local onde pretende alugar os kayaks, que eles farão tudo o resto, incluindo monitores, guias, coletes e demais segurança.

A Aventura Lazer, por exemplo, tem pacotes para grupos que incluem transporte, refeição e paintball, num dos dois trajetos que proporcionam para esta zona do país: descida do Zêzere e do Tejo. Se preferir, e tiver experiência para tal, também é possível alugar só o kayak por uma tarifa horária e, assim, tomar as rédeas da aventura.

A MuitAventura oferece  também um outro percurso, entre Castelo de Bode e Constância, que promete 3 horas de intenso exercício físico que, apesar de tudo, é acessível para toda a família. Nas noites de lua cheia, este operador leva-nos em passeios noturnos até Almourol, um momento inesquecível e único.

Finalmente, a Glaciar sugere uma série de percursos que incluem Castelo de Bode, Rio de Moinhos e Vila Nova da Barquinha, com ou sem rápidos, mas quase todos acompanhados por monitor e aconselhados para iniciação à canoagem. Se pretender um “pacote” mais abrangente para os seus amigos e familiares, o mesmo operador também organiza paintball, rapel, slide e passeios de BTT.