Onde é que Portugal celebra o Carnaval 2017?

24 Fevereiro | 2017 | Goodyear

Quais são os 5 destinos mais excitantes para celebrar o Carnaval 2017? A Goodyear foi investigar e chegou a este top 5!

Já não há feriado nacional, mas a tradição foi feita para ser cumprida e o Carnaval 2017 tem cidades inteiras a sair à rua numa celebração que, ao contrário de tantas festas populares que vão desaparecendo da memória, está cada vez mais forte e motiva cada vez mais forasteiros a participar. Os destinos tradicionais do Carnaval competem entre si todos os anos para mostrar o mais arrojado e espetacular programa possível, e é nestes dias que tudo culmina: vamos finalmente conhecer as máscaras e carros alegóricos que milhares de foliões andaram a preparar nos últimos meses. Se ainda não decidiu qual o seu destino para a maior festa de 2017, (re)veja com a Goodyear 5 propostas para o seu Carnaval de 2017.

Torres Vedras gosta de brincar

Em Torres Vedras a festa é violenta, é o mínimo que se pode dizer do “Carnaval mais português de Portugal”. Este ano o tema é “Brinquedos e Brincadeiras”, mas não se conhece ano em que a terra não leve as celebrações do Carnaval muito a sério. Começa tudo na sexta feira, logo de manhã, com o Corso Escolar, os Reis recebem a sua coroa às 22h30 em frente à Câmara Municipal, com direito a entrega das chaves da cidade e tudo. Os próximos dias vão ser de folia e quem manda são eles. No sábado decorre o concurso de grupos de mascarados em que se espera a presença de 40 grupos com mais de 2000 participantes, enquanto o Tó´Candar (carregado onde toda uma banda ao vivo) sai à rua e obriga a dançar durante toda a noite. O domingo tem novamente corso, segunda-feira um baile para terceira idade e o Corso Trapalhão à noite, terça repete o desfile e tudo só acaba com o enterro do entrudo na quarta-feira à noite. Festa rija é isto!

Os demónios de Podence

Muito diferente do resto do país, em Macedo de Cavaleiros a festa vai buscar uma tradição que nada tem a ver com samba, mas tem tudo a ver com máscaras e partidas. A Festa de Carnaval dos Caretos de Podence foi recentemente inserida na lista de Património Cultural Imaterial Português e, se lhe falta o número de visitantes que acorre a outras localidades do país nesta altura, compensa com um espírito verdadeiramente genuíno. Durante os três dias do Carnaval os homens usam máscaras e fatos muito coloridos e fazem “Sortidas” pela aldeia. Com chocalhos agarrados à cintura, atacam as mulheres e saltam pelas ruas e estradas em volta de Podence, assustando forasteiros e locais. Este ano a festa oficial vai incluir um desfile noturno no dia 25, concertos de música tradicional e a participação na matança do porco.

A noite mágica de Ovar

Em Ovar a tradição já dura oficialmente há, pelo menos, 66 anos e a celebração em 2017 já dura há quase um mês. Começou logo no princípio de fevereiro, mas o primeiro ponto alto é na sexta-feira, dia 24, com a Noite da Farrapada, a segunda vez que este desfile sai à rua, depois do sucesso de 2016. As escolas de samba desfilam no sábado à noite e os tradicionais corsos podem ser vistos no domingo e na terça-feira. A maior festa é da Noite Mágica, na segunda à noite, no Espaço Folião, onde todas as noites haverá Djs e bandas a tocar. Com Fanfare Ciocarla, Mundo Segundo & Sam The Kid, Kumpania Algazarra e Quim Barreiros, o acompanhamento musical foi escolhido à medida para a diversão.

A geringonça aterra no sambódromo de Loulé

A geringonça aterra no sambódromo de Loulé

Nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro, a partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha – conhecida como o “sambódromo louletano” – vai assistir à recriação em tom de paródia da época de ouro da História de Portugal, juntando as figuras dos navegadores e monarcas aos heróis da atualidade, personalidades bem conhecidas do desporto ou da política e até do contexto internacional. Vamos conhecer D. Marcelo, personagem que espalha beijinho e abraços por todo o público, as trumpalhadas do novo presidente dos EUA e António Guterres a tentar manter a paz no mundo com um mata-moscas. Destaque ainda para o Baile de Gala que irá animar o “Palácio” do NERA na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, com o tema “Os Conquistadores de Al-úlyá”, e atuação da Arte & Música Big Band e da Banda Fora D’Horas.

Folia na Madeira

Com o seu clima mais ameno, a Madeira é do mais próximo que podemos encontrar em território nacional do calor do Rio de Janeiro. As celebrações começam no sábado, com um exuberante cortejo pelas ruas do Funchal, com bandas e escolas de samba a envergarem os seus trajes coloridos. A festa mantém-se ao longo de todo o fim de semana e termina na terça-feira, com o fantástico Cortejo Trapalhão. A baixa do Funchal vai estar repleta de foliões vindos de todo o mundo, com a placa central da Avenida Arriaga a ser o foco de todas as atenções durante o cortejo alegórico. A Madeira vive intensamente estas festas e não se esquece de tradições antigas como a Festa dos Compadres, de Santana, ou os “Assaltos” que os grupos de convivas fazem às casas de amigos, com o intuito de comer e beber tudo o que houver na despensa e na adega.

Good Year Kilometros que cuentan