O meu carro não arranca: possíveis causas e soluções

3 Abril | 2020 | Goodyear

Já todos passámos por isto. Na maior parte das vezes, há uma explicação que podemos antecipar

Já nos aconteceu a todos nós e, talvez, na pior situação (ou assim pensámos na altura): entramos no nosso carro, damos à chave da ignição, esperamos ouvir o barulho do motor e … nada. Silêncio.  A solução é chamar o reboque e deixar que os especialistas descubram o problema e o resolvam. No entanto, o facto do nosso carro não arrancar tem, em muitas ocasiões, uma explicação que podemos conhecer e antecipar. O carro não arrancar depende principalmente de cinco factores: sistema elétrico, bateria, motor de arranque, falta de combustível e temperatura exterior. Vamos dizer-lhe por que isso acontece e o que pode fazer.

Luzes do painel de instrumentos não acendem

Quando damos à chave e nenhuma das luzes do painel de instrumentos acende, é seguro que tem um problema elétrico. Este tipo de problema é o mais difícil de identificar e gerir, já que pode ter origem desde, simplesmente, num fusível queimado ou solto até um problema na centralina ou no sistema elétrico em geral.

Não será, seguramente, um problema com a bateria, já que esta, por muito descarregada que esteja, possui normalmente energia suficiente para ligar a ignição e ver uma luz de aviso acesa. E mesmo que tentemos “reanimar” o carro com cabos de bateria e aproveitar a energia da bateria de outro veículo ou trocar a própria bateria, o esforço será em vão. O mais recomendado é chamar o reboque e deixar a oficina assumir o controlo.

Tenho luzes, mas o motor não funciona

Bateria prestes a morrer

O mais habitual nesta situação é que seja um problema com uma bateria moribunda. E o pior é que não costuma avisar: um dia, aparentemente, funciona na perfeição e, no dia seguinte, está morta. Um sinal definitivo de que a responsável é a bateria é que à primeira tentativa quase consegue arrancar mas, nas tentativas subsequentes, a perda de energia torna-se evidente e as luzes de aviso começam a piscar e apagar.

Muitas companhias de seguros têm um serviço para verificar se há um problema com a bateria e trocá-la quando enviam o reboque. O custo será mais alto do que se for você a comprá-la e a mudá-la, mas em certas ocasiões pode ser necessário para nos livrar de apuros.

Falha no motor de arranque

Outra causa comum é um problema com o motor de arranque. Neste caso, a bateria fornece toda a energia necessária para ligar o motor (verá que as luzes de aviso brilham com toda a intensidade), mas o motor de arranque não dá ao carro a força física necessário este arrancar. Há boas hipóteses de ouvir um ruído ao dar à chave, o que indica que o motor de arranque está nas últimas e precisa de ser trocado.

Falta de combustível

Nesta situação, também pode acontecer que o motor de arranque receba toda a energia necessária para ligar o motor, mas não chega a arrancar. Aqui o problema pode vir de quase qualquer parte, desde estarmos sem combustível a haver sujidade nos injetores.

Problemas no sistema elétrico

Pode também existir um problema elétrico a impedir a ignição nas câmaras de combustão ou que a bomba encarregada de levar o combustível ao sistema de admissão esteja danificada.

Temperatura exterior

Também pode ser um problema relacionado com a temperatura exterior. As mudanças de temperatura podem causar muitos problemas na hora de arrancar, especialmente se tivermos um carro a diesel. Aqui, o mais habitual é que não arranque devido a uma falha em algum sensor ou nos aquecedores.

O óleo, ao mesmo tempo, precisa de ter um certo grau de viscosidade, que pode perder devido a temperaturas demasiado altas ou baixas. Se usar óleo de qualidade comprovada (e adequado à sua marca e modelo de carro), não deverá ter problemas; mas existem certos óleos que, após uma alteração no termómetro, ficam demasiado líquidos ou demasiado espessos, o que também pode impedir o arranque do motor. Para resolver a situação, terá apenas de trocar o óleo por outro que se adapte melhor à temperatura ambiente.

O reboque, o melhor aliado quando o carro não arranca

Seja qual for a causa, na maior parte das vezes a única solução é o reboque, já que é muito difícil encontrar e reparar a possível avaria. No entanto, recomendamos que adquira um conjunto de cabos de bateria, que podem tirá-lo de um aperto e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a chegar à oficina mais próxima sem ter que suportar os custos do reboque. E também um multímetro digital, que servirá para verificar se há algum problema com a bateria e assim tirar-lhe uma dor de cabeça.

A possibilidade do carro não arrancar é um dos grandes medos que os condutores enfrentam e saber como reagir em cada caso pode ajudar-nos a resolver o problema o mais rapidamente possível e, com sorte, não passará de um susto.

Good Year Kilometros que cuentan