Carros mais económicos: O que deve saber

Sabe qual o consumo do seu automóvel? Veja aqui quais são os veículos que menos consomem segundo vários organismos.

Sabe quanto consome o seu automóvel e o que significa para o seu bolso e para o meio ambiente? Que alternativas aos combustíveis fósseis estão a ser propostas? Na Goodyear, analisamos alguns dos carros mais económicos segundo diferentes organismos e dizemos-lhe tudo o que precisa saber sobre eficiência energética.

O automóvel que menos consome do mercado

Embora existam diferentes estudos e valores, além de marcas e modelos específicos, todos coincidem em caraterísticas como cumprimento, peso e tamanho do motor. Dimensões reduzidas (há poucos automóveis urbanos com mais de quatro metros de cumprimento), um peso inferior a mil quilos e um pequeno motor de 71 cavalos tornam os automóveis micro-urbanos nos mais poupados. O limite desejado pelos consumidores está nos quatros litros. Mas, o que dizem os peritos?

Em Espanha, por exemplo, o Instituto para a Diversificação e Economia de Energia (IDAE) dispõem de uma lista de veículos de menor consumo, melhor classificação energética e menores emissões, tanto a diesel como a gasolina, liderados pelos Mini Cooper e pelos Mini One.

O mais recente estudo sobre o consumo de combustível da OCU avaliou vários modelos em diferentes condições: num circuito urbano e de estrada semelhante à da homologação (NEDC), e de acordo com os novos testes de homologação (WLTP) para consumo e emissões e uma simulação da condução em autoestrada a 130 km/hora.

Em autoestrada:

Volkswagen Up/Skoda Citigo/Seat Mii 1.0: 3,76 litros/100 km
Skoda Octavia 1.6 TDI: 4,43
Mini One D: 4,45

No ciclo WLTP (estão excluídos híbridos elétricos e plug-in):
Volkswagen Up/Skoda Citigo/Seat Mii 1.0: 2,96 litros/100 km
Mazda 2 D-105: 3,29
Toyota Prius: 3,46

Adquirir automóveis eficientemente energéticos e utilizá-los racionalmente contribui para o cumprimento dos objetivos de emissão de CO2 fixados pela União Europeia, mas também se poupa. Para poder alcançar 300 a 400 quilómetros, uma automóvel com motor diesel gasta cinco a seis euros (no mínimo) e um a gasolina sete a oito euro dependendo de onde se reabastece.

Consumo e emissões de CO2

Diesel ou gasolina? Esta é a eterna questão. Por cada de litro de gasolina que se consome, o motor emite 2,32 quilos de CO2, o que permite percorrer, em média 13 quilómetros. Por um litro de gasóleo consumido, são emitidos 2,6 quilómetros de CO2 para realizar um trajeto de 16 km. Os dados correspondem ao IDAE e são a base para as diferentes categorias do imposto de circulação, que é determinado pelas emissões oficiais de CO2, medidas em gramas por quilómetro (e que nos indicam quanto consome o nosso automóvel e a quantidade de gases emitidos).

Como consumir menos combustível

Não apenas a compra de um automóvel com menor eficiência energética influencia o consumo. A forma como conduzimos e mantemos o veículo incidem também de forma direta no consumo de combustível. O que deve saber sobre a sua forma de conduzir e atuar dentro do seu veículo?

– O seu veículo pode chegar a consumir 20 litros aos 100 em pequenos percursos urbanos, mais do dobro que em estrada;
Por cada 100 kg de peso adicional o consumo aumenta em 5%. Por isso, além de, por segurança, saber como carregar a sua mala é importante. O uso do tejadilho, ainda que vazio, ou de outros acessórios exteriores, pode aumentar o consumo até 35%.
– O ar condicionado aumenta até 25% o consumo de combustível. Conduzir com as janelas totalmente descidas aumenta o consumo 5%.
– Uma pressão dos pneus 0,3 bares abaixo do definido implica um consumo adicional de 3%. Além disso, escolher pneus com etiqueta eficiente A representa uma poupança de 300 euros no consumo.
– O consumo de combustível aumenta em função da velocidade elevada ao quadrado. Por exemplo, um aumento de velocidade de 90 para 120 quilómetros hora implica um aumento de 40% no consumo.
A eficiência energética é o objetivo das administrações, grupos e utilizadores. Confirme quanto consome o seu veículo e que alternativas existem no mercado na hora de comprar um novo e siga uma série de conselhos para consumir menos combustível. A informação é a chave para uma escolha bem feita.