O carter do motor: o que é e qual a sua função?

30 Outubro | 2019 | Goodyear

A Goodyear diz-lhe o que é o carter, uma das partes mais importantes do seu automóvel.

Quem nunca falou do cárter do motor sem saber exatamente como funciona? Sabe o que é realmente o cárter do motor? Fique a conhecer a explicação em detalhe sobre a que é uma das partes mais importantes do motor do seu automóvel.

O que é o cárter e para que serve?

O cárter é uma das mais conhecidas do automóvel e não é para menos, já que a sua função é muito importante. É o local onde se armazena o óleo encarregado de lubrificar o motor, razão pela qual normalmente tem a forma de uma banheira e está situado na parte inferior do motor, mesmo debaixo do virabrequim, das bielas e dos pistões, peças fundamentais em qualquer veículo.

A função do cárter é recolher o óleo que lubrifica o motor e que cai da parte superior. Este óleo vai novamente para o motor através da bomba de óleo, num ciclo que se repete constantemente: o óleo cai no carter, volta a ser bombeado para a parte superior e lubrifica o motor.

O cárter tem um desenho simples e o seu interior está feito para facilitar a recolha do óleo e a administração do mesmo à parte superior do motor. Isto é muito importante para que a bomba de óleo possa absorver a quantidade de lubrificante necessária para o motor do nosso automóvel.

Na parte inferior do cárter encontra-se a bomba de óleo que está ali situada de forma a recolher a quantidade máxima de lubrificante. No caso de o óleo escassear, estamos a colocar o carro em grande risco: pode “gripar”. Isto significa que alguns componentes podem bloquear e provocar avarias dispendiosas

O desenho do cárter é vital para o fornecimento perfeito de óleo em alturas como curvas pronunciadas em que o veículo gera forças G de pressão. Um bom design não permite irregularidades no fornecimento do óleo ao motor.

Em carros desportivos ou de competição em que haja uma condução mais violenta opta-se pela instalação da tipologia de cárter seco.

As partes do cárter

O cárter tem diversos componentes:

  • Cárter superior: também conhecido como cárter do virabrequim. Esta parte do cárter deve ser muito rígida já que esta zona recebe muitas vibrações e pressão devido ao movimento do motor. A qualidade dos materiais é fundamental para o seu correto funcionamento.
  • Cárter inferior: É também chamado de cárter de óleo e encontra-se ligado ao cárter superior. Esta é a parte que tem a forma de banheira. Entre as duas partes está colocada uma junta que garante o aperto necessário para que não se filtre o óleo.
  • Junta e parafuso do cárter: a junta é a peça que assegura que o cárter seja hermético, fundamental para que não haja perda de lubrificante. Há ainda o parafuso por onde escorre o óleo do motor, que deve ser revisto de vez em quando porque é por ond eos veículos perdem normalmente o óleo.
  • Bujão do cárter: é o para-choques do cárter, a proteção contra qualquer impacto que o motor possa sofrer na sua parte inferior. Pode ser fabricado em fibra, plástico ou metal.

O cárter seco

É o tipo de cárter instalado nos carros que possuam grandes inércias em curvas devido a altas velocidades, curvas e travagens fortes. Funciona através da acumulação do óleo num tanque colocado à parte, em vez de fazê-lo no cárter. Desta forma, evita-se que o lubrificante se mova graças a umas placas defletoras. A bomba de óleo aspira todo o óleo que cai no cárter com mais força do que o introduz no motor.

Ao aspirar com tanta força, aspira também o ar no cárter. Esse ar é eliminado através de um separador ciclónico, uma espécie de funil que produz um turbilhão com o óleo no exterior e o ar no interior.

Possíveis avarias no cárter

Há que ter muito cuidado com algumas das avarias que se produzem no cárter, já que podem levar a problemas graves no veículo.

  • Fissuras: é possivelmente a avaria mais comum. A fissura ou rotura deve-se normalmente a um golpe que leva à perda de lubrificante no motor. Quando isto acontece, há que trocar o cárter inteiro por um novo.
  • Aumento da pressão: é outra das avarias possíveis tanto em motores a gasolina como a gasóleo. Este problema pode ter origem noutras partes do motor. Com a temperatura que o lubrificante alcança, criam-se vapores que se não são controlados podem aumentar nocivamente a pressão no interior do cárter, fazendo que, por exemplo, deixe de ser estanque.

O que fazer se o cárter se rompe?

Se o cárter se romper há que trocá-lo por inteiro, uma tarefa que deve ser feita por um profissional. Ainda que não seja uma tarefa complicada, há detalhes que não podemos deixar passar como apertar os parafusos como recomendado pelo fabricante para evitar deformações no próprio cárter e para que não haja fugas de óleo. O preço da substituição varia entre os 200 e os 500 euros, ainda que possa variar em função da marca do veículo.

O cárter é uma das peças mais importantes de qualquer veículo e o seu funcionamento é vital se queremos evitar problemas no motor. Uma manutenção correta ajudará a evitar as avarias.

Good Year Kilometros que cuentan