Cerveja Artesanal, mais sabores genuínos para 2018

A moda continua em crescimento e voltamos à estrada para visitar 7 pequenas fábricas, pubs e bares onde se encontra excelente Cerveja Artesanal.

Há cada vez mais eventos, festas, festivais, reuniões e workshops. Beber boa cerveja artesanal em Portugal é cada vez mais simples e está ao dispor de todos. Já vos tínhamos deixado aqui um mini-guia para conhecerem a cerveja artesanal portuguesa mas, desde então, surgiram novos projetos. Parte do fascínio em volta deste fenómeno tem a ver com a proximidade a que ficamos do produtor. Vemos as cubas à nossa frente, somos servidos por quem percebe do assunto e encontramos um bocadinho do paraíso na Terra. Uma cerveja artesanal tem um sabor único mas parece ainda mais especial quando a apreciamos numa destas capelinhas. Conheça as nossas 7 sugestões para apreciar cerveja artesanal em 2018.

Letraria, Porto

A bracarense Letra já tinha um brewpub em Vila Verde que tivemos a oportunidade de destacar no passado. O projeto estendeu-se também para a baixa do Porto e, na falta de uma visita à fábrica, serve-se agora num jardim. Além das cervejas de produção própria, 10 tipos diferentes, tem ainda cerca de 40 outras propostas diferentes, nacionais e estrangeiras.

Levare, Porto 

A filosofia é diretamente da cuba para o copo, mas em boa companhia. As 5 cervejas produzidas na Levare são diversificadas Q.B. para acompanhar uma carta mais abrangente do que em outras breweries. Além da carne, dos pregos, hambúrgueres e francesinhas, há risottos, pratos de peixe, opções vegetarianas, etc.. Escolha um sabor e faça-o acompanhar da cerveja ideal, num par perfeito.

Fábrica da Picaria, Porto 

Situada na baixa da cidade, as mesas estão localizadas dentro do espaço de produção de cerveja e os clientes consumem diretamente das cubas. Todas as cervejas produzidas n’a Fábrica são feitas de acordo com a lei da pureza da cerveja – Reinheitsgebot de 1516. Para acompanhar a “Lager” e a “Primavera” de produção própria, o menu é composto principalmente por pregos e hambúrgueres.

Quimera Brew Pub, Lisboa 

O Quimera Brewpub nasceu dentro de um túnel que servia de passagem para a cavalariça Real do Palácio das Necessidades. Conta com 12 torneiras e cervejas em garrafa, todas artesanais, produzidas internamente ou por outras cervejarias portuguesas. Para forrar o estômago, há deliciosas sandes à maneira de Nova Iorque, criadas pelo chef Adam Heller.

Oitava Colina, Lisboa 

Na bonita e clássica Vila Berta, apareceu também uma fábrica de cerveja artesanal inspirada nas personagens da Graça. Assim nasceram o “Zé Arnaldo”, a “Urraca Vendaval” e a “Florinda”. As instalações podem ser visitadas mediante marcação prévia, para conhecer os métodos, a história e, claro, o sabor.

Cerveja Lince, Lisboa 

Esta fábrica está situada em Marvila, num armazém totalmente adaptado e equipado para a produção de cerveja. Saem daqui Blonde, Belgian Pale Ale, American IPA e Stout, e podemos visitar a fábrica de segunda a sexta feira.

Deck Beer Lab, Estoril 

Os primeiros passos do Deck Beer Lab foram dados quando dois amigos de infância quiseram lançar um novo negócio. Miguel Lima tinha o sonho de produzir uma cerveja artesanal e, com João Pisco, começou a fazer planos. Em Londres frequentaram cursos de formação e contactaram vários produtores, vivenciando “in loco” o fenómeno. Regressados, começaram a trabalhar e hoje apresentam quatro diferentes cervejas ao público: Salazar, Tamariz, Guincho e Rainha, praias da região.