CES 2020: as novidades tecnológicas no mundo do automóvel

12 Fevereiro | 2020 | Goodyear

As mais recentes inovações que puderam ser vistas no certame de Las Vegas

Todos os anos, em Janeiro, Las Vegas transforma-se na capital mundial da inovação e da tecnologia. A cidade norte-americana situada no deserto do Nevada é o palco da feira da CES – Consumer Technology Association, onde são apresentadas as maiores e mais loucas novidades tecnológicas, sem esquecer, naturalmente, o mundo do automóvel. Eis alguns dos destaques da edição de 2020.

 

Sony Vision S

“It’s a Sony!” Nunca esperaríamos dizer isto de um carro mas é verdade. A empresa tecnológica japonesa apresentou em Las Vegas o seu primeiro automóvel, naturalmente elétrico. O Sony Vision S, para já apenas um protótipo, vem com um motor elétrico duplo, construído pela Magna Steyr. A velocidade máxima é de 240 km/h e acelera dos 0 aos 100 em menos de cinco segundos. 

O Vision S possui ainda 33 sensores diferentes, que monitorizam os ambientes externo e interno. Estes sensores podem vir a permitir que o carro tenha um sistema de condução autónoma de nível 2+, além de monitorizar a atenção do motorista e fornecer informações e entretenimento personalizado. A Sony também incluiu um sofisticado conjunto de altifalantes, configurados para oferecer som surround.

Hyundai Air Taxi

Parece ficção científica, mas a visão do céu citadino coberto de veículos a voar de um lado para o outro já esteve mais longe. Pelo menos de acordo com os planos da Uber e da Hyundai, que mostraram em Las Vegas os seus planos para o que poderá ser o primeiro táxi aéreo, o S-A1 uma aeronave elétrica de descolagem vertical.

O S-A1 tem um total de oito rotores, quatro deles com duas pás e os outros quatro com cinco pás. A cabine foi projetada para acomodar quatro passageiros e um piloto e, segundo a marca coreana, será produzido à “escala da indústria automóvel”.

Segway S-Pod

E o seu sofá andasse? Por mais absurda que possa parecer, essa é, mais coisa menos coisa, a proposta da Segway. Quando olhamos para o S-Pod, é exatamente esse o nosso primeiro pensamento: um sofá com rodas.

A empresa descreve a sua mais recente invenção como um “transportador pessoal revolucionário”, destinado principalmente a “locais fechados”, como aeroportos e parques temáticos. Tal como o Segway original para condução na vertical, o S-Pod é auto-balanceado e possui um sistema de controlo do centro de gravidade que ajusta a velocidade com base na inclinação para a frente.

Bosch Virtual Visor

Já todos os condutores passaram por isto: o sol está mesmo a bater de frente, os óculos escuros são insuficientes para amenizar a luz e baixar as palas ajuda um pouco mas não resolve completamente a situação.

A Bosch propõe-se resolver a situação com o seu Virtual Visor, um ecrã LCD transparente combinado com uma pequena câmara RGB que permite “apanhar” o sol a brilhar no rosto do condutor. O sistema utiliza inteligência artificial para localizar as características faciais (incluindo olhos, boca e nariz), a fim de procurar as sombras à medida que estas se movem pelo rosto do condutor.

Mercedes-Benz Vision AVTR

Existem concept-cars que desafiam verdadeiramente a imaginação. É o caso deste Mercedes-Benz Vision AVTR, que foi buscar a inspiração ao universo do filme Avatar e resulta, aliás, de uma parceria entre o construtor alemão e a franchise cinematográfica de James Cameron.

A Mercedes-Benz diz que tudo começa com uma “estrutura de design de dentro para fora” que combina o interior e o exterior do carro num “todo emocional”. O carro não tem portas e, na parte traseira, o Vision AVTR possui 33 “abas biónicas” móveis e multidirecionais que parecem saídas do corpo de um réptil, que supostamente fornecem energia ao veículo, além de proporcionar ao condutor e aos passageiros uma vista incrível do mundo exterior.

Wello Family

Não é um carro, não é uma mota ou uma bicicleta e parece, à primeira impressão, um tuk-tuk futurista. O Wello Family apresenta-se como um cruzamento entre um automóvel e uma bicicleta, numa versão familiar destinada a viagens curtas como, por exemplo, ir às compras ou num passeio até ao jardim.

O veículo de fabrico francês foi projetado para transportar um condutor com espaço para mais um passageiro adulto ou duas crianças atrás. Vem com uma bateria solar e o banco de trás é rebatível, de modo a que possa colocar as compras ou outros volumes.

BMW iNext all-electric SUV

Esperado para 2021, o SUV BMW iNext elétrico SUV virá de fábrica com o sistema 5G  que suportará as capacidades de condução automatizada do veículo e o sistema de informação e entretenimento. 

A tecnologia 5G, desenvolvida em colaboração com a Harman Samsung, contará com um cartão SIM embutido, o que significa que condutores e passageiros não terão que possuir um dispositivo 5G separado, como um smartphone ou tablet, para aproveitar a velocidade da transmissão de dados.

E foram estas algumas das principais novidades da CES no que ao mundo automóvel diz respeito. Fique atento, pois algumas delas poderão estar perto de ver a luz do dia.

Good Year Kilometros que cuentan