Tudo sobre o Citroën 19_19 Concept: o novo protótipo da marca francesa

20 Agosto | 2019 | Goodyear

O automóvel do futuro segundo a Citroën é elétrico, autónomo e possui pneus Goodyear de série. Um veículo conectado, o Citroën 19_19, com o qual a marca francesa quer celebrar o seu centenário. Desenhado para oferecer exclusividade, conforto e privacidade, a Goodyear junta-lhe um pneu exclusivo que se destaca pelas suas dimensões e uma estética especial para encaixar no conceito. Quer saber tudo sobre o novo concept car Citroën 19_19? Na Goodyear tiramos as suas dúvidas: potência, rendimento e toda a tecnologia incorporada.

O que o é o Citroën 19_19 Concept

O fabricante francês define este protótipo, nascido para comemorar o centenário da fundação da Citroën, “como um verdadeiro OVNI dentro do mundo do automóvel”. Um veículo elétrico, autónomo e conectado que exemplifica o ADN da Citroën: design, exclusividade e inovação. Linhas puras, tecnologia e proporções incomuns no mundo do automóvel, a inspiração para o novo concept car da Citroën é oriundo tanto da aeronáutica como do mobiliário para desenvolver um exterior com um habitáculo suspenso e completamente feito de vidro e um interior com assentos individuais que levam o conforto a outro nível.

Características do Citroën 19_19 Concept

O novo bólide da Citroën possui 462 cavalos de potência máxima através de dois motores elétricos, um para cada eixo, bateria de 100 kWh, autonomia de 800 quilómetros e tecnologia para condução autónoma. O 19_19 Concept pode acelerar dos 0 aos 100 km em 5 segundos e atinge os 200 km/h de velocidade máxima. O sistema elétrico admite recarga ultra-rápida, que permite ganhar 600 km de autonomia em 20 minutos. Dispõe de um Assistente Pessoal integrado que assume a condução autónoma e interage com os passageiros graças a um sistema preditivo e pro-ativo. Com capacidade para quatro passageiros, conta com um sistema de recarga por indução para funcionar quer parado quer em movimento.

O design do novo concept car

Com 4,66 metros de comprimento, 2,24 metros de largura, 1,60 metros de altura e uma distância entre eixos de 3,10 metros, a suspensão do Citroën 19_19 Concept possui amortecedores hidráulicos. As portas abrem-se para trás. No interior, um ecrã em cada porta ou “black panel” recebe os passageiros. Na parte dianteira, os vidros estão obscurecidos, a iluminação é LED e sobre o tejadilho estão colocados dois dispositivos LIDAR (Light Detection and Ranging) necessários para a condução autónoma. A parte baixa do veículo é envidraçada que permite ver o asfalto durante o trajeto. Duas câmaras situadas na parte traseira do carro funcionam como espelho retrovisor.

Os novos pneus do Citroën 19_19 Concept

Um automóvel especial como o concept car da Citroën necessita de um pneu específico. É assim surge o protótipo de pneu C100 da Goodyear. Com quase um metro de diâmetro, muito grande quando comparado com os 60 centímetros de diâmetro que tem um pneu médio, o C100 oferece eficiência, comodidade e rendimento ao Citroën 19_19. Com um design inspirado na natureza, como acontece noutros protótipos e tecnologias da Goodyear (o composto da banda de rodagem do C100 é inspirado nas características de uma esponja natural, com a sua capacidade para endurecer a seco e amolecer em molhado) o pneu C100 conta com quase mais 100 blocos na sua banda de rodagem do que um pneu normal, para uma condução mais silenciosa, crucial para garantir o conforto dos veículos elétricos.

Um carro inteligente requer tecnologia inteligente

O pneu protótipo C100 está desenhado para utilizar sensores de tecnologia avançada de forma a ser capaz de ler a superfície da estrada e as condições meteorológicas e comunicar com o sistema de controlo autónomo do Citroën 19_19 para melhorar o rendimento da condução.

Um carro e pneus de ficção científica? Embora os pneus Goodyear sejam puramente conceptuais, algumas das suas tecnologias em destaque, como a estrutura alta e estreita do protótipo, são já uma realidade enquanto outras encontram-se já em desenvolvimento.

Good Year Kilometros que cuentan