Aprender e brincar: a Coimbra mais instrutiva

20 Abril | 2016 | Goodyear

Coimbra é uma cidade acolhedora e familiar, repleta de alternativas de fim de semana perfeitas para a visitar na companhia dos meninos. Local tranquilo e frequentado pela juventude graças à Universidade, Coimbra é dinâmica e atraente, moderna, e está mais do que preparada para satisfazer as melhores expetativas do visitante. A dinamização turística tem dado especial atenção à oferta destinada a toda a família, matéria onde hoje podemos outorgar uma nota alta à cidade. Aliás, a diversão consegue aqui conjugar-se com a aprendizagem numa dessas misturas que às vezes é difícil encontrar.

Já falamos neste blogue do Portugal dos Pequeninos, uma homenagem ao nosso país baseado numa experiência pedagógica e engraçada, um  pouco surrealista, com  as reproduções à escala de alguns dos maiores ex-líbris nacionais. Mas não é o único local desenhado para os meninos.

Santa Clara Coimbra - Quilometrosquecontam

O Museu da Ciência da Universidade oferece experiências familiares aos sábados para entreter as famílias. Ateliers especialmente concebidos para a aprendizagem das crianças a partir dos 3 anos ocupam todo  um dia de diversão diferente. Neste próximo dia 23 decorrerá o “Monstros misteriosos”, uma oportunidade de conhecer histórias espantosas e incríveis, juntando as peças de puzzles que conformam, corretamente unidas, as imagens de estranhas criaturas do passado saídas das páginas de um livro de história natural. Velhas criaturas que já não existem aparecem assim diante dos seus olhos, desvendando um tempo  repleto de mistério no nosso planeta. Depois, no dia 30, “O céu a 3D” apresenta-nos o firmamento como nunca antes tínhamos visto. Teremos a oportunidade de criar uma constelação própria a 3 dimensões que nos permita conhecer mais coisas sobre as distâncias a nível astronómico e compreender a natureza destas afastadas luzes que enfeitam cada noite os nossos céus. Ambas as duas atividades decorrerão entre as 15:00 e as 16:30.

Para além destas atividades, a possibilidade de visitarmos “Segredos da luz e da matéria”, a exposição permanente, é mais um motivo para visitar o museu. Módulos interativos e experiências científicas permitem-nos observar fenómenos quotidianos de um novo ponto de vista: a decomposição da luz descoberta por Isaac Newton ou a neuro-biologia associada à visão são algumas delas. A partir de objetos científicos e com base no desenvolvimento da ciência durante os últimos quatro séculos, mergulharemos nos segredos da luz, essa parte das nossas vidas que sempre nos acompanha e porém desconhecemos profundamente: a interação com a matéria, as suas propriedades, a absorção e a cor… Estes mistérios e muitos outros testarão a nossa curiosidade científica.

Coimbra, “em forma com a ciência”

O Exploratório Infante Don Henrique de Coimbra é a segunda paragem na visita da Coimbra científica e instrutiva.  Jogos interativos e outras atividades consagram este espaço de 2500 m2 inaugurado há mais de 20 anos como um local que vale a pena ser conhecido. “Em forma com a ciência” dá resposta a algumas das perguntas clássicas que os nossos filhos fazem: qual é o objetivo do ADN? Como é que os atos reflexos funcionam? Através da interação por mais de 800 m2 descobriremos quanto ar pode entrar nos pulmões ou a quantidade de ferro que contém o sangue. E, no Hemispherium, desfrutaremos de um pouco de cinema distinto e especial. A projeção hemisférica, em 360º na cúpula do teto, permite assistir deitados -sim, deitados- filmes sobre ciência dirigidos a várias idades distintas. Uma série de atividades complementares aperfeiçoam uma visita dificilmente melhorável. E, em “Pordata viva”, aproximar-nos-emos de Portugal de modo completamente distinto do habitual: consultaremos os números sobre o país para desmitificar algumas ideias que o envolvem e descobrir factos completamente novos. Porque o poder dos dados é enorme!

E, para despedir a cidade, nada melhor do que uma passeio fluvial para encerrar o fim de semana. O Mondego serve como pano de fundo para uma hora de navegação que miúdos e graúdos irão desfrutar completamente. Uma paisagem de grande beleza e as águas  tranquilas são a despedida perfeita para o domingo 1 de maio, primeiro dia da época de passeios de barco, e para uma visita à cidade começada no museu no dia 30. Todos a bordo!

Good Year Kilometros que cuentan