Com as crianças em Sintra: passeios de burro no Magoito

A Quinta Pedagógica do Magoito tem divertidos passeios de burro com vista para a Serra de Sintra e muito ar puro para uma tarde no meio da natureza.

Com uma montada tão ternurenta e divertida, os passeios de burro no Magoito são uma oportunidade única para pais e filhos partirem para uma tarde que tão depressa não irão esquecer. Dóceis e habituados a levar os pequenitos às costas, estes animais são uma companhia ideal para um passeio na natureza e até para facilitar e estimular a comunicação com crianças com necessidades especiais. Aceite o convite da Goodyear e venha experimentar os passeios de burro do Magoito.

A Quinta Pedagógica Burros do Magoito foi criada para apresentar as crianças a uma série de animais que estas já raramente têm a oportunidade de ver de perto, como as ovelhas, cabras, porcos, coelhos ou galinhas e, dessa forma, acordá-las para as responsabilidades ambientais e para o simples prazer do conhecimento. Ao mesmo tempo, tirar as crianças de casa e motivá-las para atividades físicas é uma ideia que aqui no Quilómetros que Contam iremos sempre defender. Agarre nos mais pequenos e venham daí.

No espaço da quinta, a ideia é levar as crianças a conhecer de forma muito próxima e tocar em todos estes animais: escovar os burros, fazer festas aos coelhos, alimentar as cabras, tocar na lã de uma ovelha ou acariciar a simpática porca negra do Vietname. Mas se tudo isto é muito divertido, para as crianças, esta é ainda a “sala de espera” e são os passeios em cima dos simpáticos burricos que elas realmente aguardam e não nos deixam voltar para casa sem essa experiência.

“Arre burriquinho que vamos ao Magoito…”

Nos passeios de burro, acompanhados por um dos guias da quinta, são os pais que levam os burros pela mão enquanto as crianças aproveitam a diversão. As montadas são pequeninas, na escala perfeita para que os nossos filhos não fiquem intimidados, mas altas o suficiente para que eles se sintam no topo do mundo. Durante uma hora, pelas ruas do Magoito e com vista para a Serra de Sintra, as famílias vão fazer um agradável percurso que os mais pequenos vão adorar, enquanto os crescidos aproveitam para inspirar o ar-puro.

Com as crianças em Sintra: passeios de burro no Magoito

Para além dos burros, também há póneis para passeios no picadeiro e atividades de tratamento dos animais: as crianças poderão escovar, limpar e alimentar os póneis. Os passeios de charrete, outro dos programas oferecidos, seguem pela aldeia do Magoito, duram cerca de uma hora e poderão levar 3 crianças ou 1 criança e 1 adulto. Estas atividades estão disponíveis em pacotes com vários passeios para a família que quiser viver a experiência completa.

Um contributo para o desenvolvimento

Tal como acontece com o hipismo, este tipo de experiências contribui para desenvolver a confiança das crianças e cria oportunidades de terapia muito eficazes. Assim, a quinta do Magoito conta com técnicos de educação especial que poderão ajudar neste campo. A Asinoterapia aproveita estes estímulos para apoiar crianças e adultos com necessidades especiais, desde a Síndrome de Down a problemas de adaptação social, através do contacto direto com os burros que, ao contrário dos que conhecemos nos desenhos animados, são criaturas plenas de ternura e paciência, perfeitos para estas situações.

Com tanto espaço disponível nos seus 1.200m2, a quinta tem ainda uma área isolada relvada para festas de aniversário, onde o aniversariante e os seus convidados poderão participar na maioria das atividades, andar de burro, alimentar os animais ou brincar com os coelhos, para uma tarde plena de animação e que as crianças tão depressa não irão esquecer. E, com o agradável ambiente e paisagem do Parque Natural de Sintra-Cascais a compor a vista, nem os pais o irão esquecer!

A Quinta dos Burros do Magoito fica em São João das Lampas e está aberta todo o ano mas deverá fazer sempre uma marcação prévia se pretende participar nos passeios de burro ou charrete.