0 Comer na Madeira: os pratos tradicionais da ilha atlântica - quilometrosquecontam

Comer na Madeira: os pratos tradicionais da ilha atlântica

16 Janeiro | 2019 | Goodyear

Saiba o que deve comer na Madeira. Quais os pratos tradicionais da ilha atlântica e onde encontrá-los.

A gastronomia é variada e é difícil, a menos que se queira muito, repetir algum dos pratos tradicionais da ilha da Madeira. Aqui, os pratos típicos são milho frito, espetada de carne, peixe-espada, atum, lapas, bolo de caco ou bolo de mel. Além disso há também muita, muita fruta.

São inúmeros pratos e petiscos que se pode e deve provar na Madeira. Saiba o que deve comer na ilha atlântica, quais os pratos tradicionais e onde encontrá-los.

Prego em bolo do caco

Bife de vaca mal passado num pedaço de bolo do caco é uma das iguarias da Madeira. É uma alternativa ao bolo de caco com manteiga de alho. Esta especialidade pode ser degustada no restaurante Faísca, em Santana.

Lapas na Praia Formosa

A Praia Formosa é um dos locais na Madeira onde pode comer lapas acompanhadas pela cerveja regional Coral. Pode ser uma refeição ou um petisco, mas é das iguarias que não pode deixar de experimentar na Madeira. Pode também optar por caramujos ou chocos. Atenção que quando está mau tempo não deve aproximar-se demasiado da praia e da rebentação.

Comer na Madeira: os pratos tradicionais da ilha atlântica

Atum salpresado, na Fajã dos Padres

Pode não ser fácil de encontrar, mas é possível. O atum salpresado ou de São João pode ser experimentado no restaurante Fajã dos Padres. O nome do prato advém de ser uma refeição típica da noite de São João. É acompanhado de maçarocas cozidas, feijão maduro cozido com casca e batatas cozidas com casca e cortadas a meio temperadas com sal, alho e salsa.

Espetada em pau de loureiro em Câmara de Lobos

A espetada em pau de loureiro é outra das especialidades madeirenses e pode ser acompanhado pela tradicional poncha. A espetada pode ser acompanhada por milho frito. Localizado no coração de Câmara de Lobos, sobre a baía emblemática, o Restaurante Vila da Carne, usufrui de uma vista panorâmica espetacular da mais fotografada baía da Madeira e do pitoresco centro e ilhéu. A Vila da Carne honra a tradição da Espetada Regional, utilizando carne especialmente selecionada, lê-se no site do restaurante. Câmara de Lobos é reconhecida, também, por ser a localização de vários restaurantes em que a especialidade é a espetada em pau de loureiro.

Peixe-espada com molho de maracujá

O peixe-espada com molho de maracujá é outro prato típico da região. Esta iguaria é servida acompanhada com as batatas salteadas, banana frita e com o molho por cima ou à parte servido na meia casca de maracujá reservada. É o caso do restaurante Santa Maria, na rua com o mesmo nome, a mais boémia do Funchal, com acesso privilegiado à animada poncha madeirense, diz a Time Out.

Bolo de mel

O Bolo de Mel de cana da Madeira, ou simplesmente bolo de mel, é um bolo típico da doçaria do arquipélago da Madeira. É um bolo de cor escura, conferida pelo mel-de-cana, marchetado de cidra, miolo de noz e amêndoa. É decorado, na parte superior, com amêndoas e nozes. Tem a forma de um cilindro baixo, com diâmetro e peso variáveis. É comercializado envolvido em papel vegetal ou em plástico. Os ingredientes são farinha de trigo, frutos secos, mel-de-cana, açúcar, manteiga, farinha de milho, cidra curtida, especiarias e bicarbonato de soda. Alguns dos fabricantes mais reconhecidos são a Fábrica de Bolachas Saborável e a Fábrica Santo António, ambas centenários.

Frutas tropicais da Madeira

Anona, pitanga, banana, araça, tabaibo (figo-da-índia), diversos tipos de maracujá resultado de enxertos (maracujá-banana, maracujá-tomate, maracujá-laranja e maracujá-limão, por exemplo) são algumas das variedades de frutas tropicais da Madeira. O sítio ideal para provar é o Mercado dos Lavradores. Tornou-se um sítio demasiado turístico com o tempo, mas é onde pode encontrar a maior variedade de frutas à disposição.

Good Year Kilometros que cuentan