O bom vinho e os petiscos da Vidigueira

31 Dezembro | 2019 | Goodyear

No coração do Alentejo, a Vidigueira vale pelo seu vinho, pela hospitalidade e pela boa mesa

Estrategicamente localizada a meio caminho entre Évora e Beja, bem no coração do Alentejo, a vila da Vidigueira é de visita obrigatória para os amantes da boa mesa e, naturalmente, do bom vinho.

Antes de mergulhar na gastronomia, devidamente acompanhada pelo néctar local, a pacata localidade alentejana merece uma visita mais aprofundada e com olhos de ver. A começar pelas ruínas romanas de São Cucufate, que depois serviram de abrigo a uma comunidade de frades, perto da povoação hoje conhecida como Vila de Frades.

O nome da Vidigueira encontra-se intimamente ligado ao navegador Vasco da Gama, a quem o Rei D. Manuel I concedeu o título de Conde da Vidigueira, em 1519. Refira-se que os restos mortais do descobridor do caminho marítimo para a Índia estiveram sepultados na Vidigueira durante vários séculos,até à sua trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos. 

Entre o património da vila que vale bem a visita encontra-se a Igreja da Misericórdia, uma construção do século XVII, o Convento de Nossa Senhora das Relíquias, datado de 1493, a Ermida de São Pedro e o seu miradouro com vista sobre a planície Alentejana e o Museu Municipal de Vidigueira.

Tascas no Alentejo

O vinho

Vista a história, é tempo de comes e bebes. E para começar, nada como uma passagem pela Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, onde poderá comprar os muitos bons vinhos da região, feitos a partir de castas locais, como a Antão Vaz, de Antão Vaz de Camões, o homem a quem Vasco da Gama entregou a gestão da vinha e que viria a ter um neto famoso: Luís Vaz de Camões.

A última novidade da Adega chama-se Casa das Talhas, espaço de enoturismo inaugurado em outubro que pretende dignificar e valorizar as artes associadas à produção de Vinho de Talha. Provas exclusivas de vinhos, workshops, eventos, atuações de cante alentejano, bem como almoços e jantares sob encomenda, feitos à base de especialidades gastronómicas locais e regionais, são algumas das atividades promovidas pela Casa das Talhas.

Onde comer

Não faltam na Vidigueira locais para matar a fome, sempre bem regados com os brancos e os tintos da região. Como A Cascata, bem no centro da vila, onde a ementa faz-se com os pratos regionais, a começar na sopa de cação, sem esquecer o ensopado de borrego, o borrego assado no forno, o lombo assado ou a costeleta de novilho na grelha. 

Em frente ao mercado municipal fica a Taberna Tia Jacinta, um pequeno e acolhedor restaurante onde vale a pena experimentar o misto de porco preto ou o naco de vitela, devidamente acompanhados por um vinho da excelente garrafeira.

Saindo da Vidigueira, em Vila de Frades, encontramos o País das Uvas, instalado no que foi outrora uma adega, visível na decoração do restaurante. O ensopado de borrego, as migas de espargos com carne do alguidar ou o cozido de grão de porco preto  valem bem a deslocação, sempre acompanhados por vinho da talha.

Se é amante da boa mesa, marque uma data no calendário para dar um salto à Vidigueira e mergulhar nos sabores alentejanos

Good Year Kilometros que cuentan