0 Como evitar vidros embaciados - quilometrosquecontam

Como evitar vidros embaciados

6 Dezembro | 2016 | Goodyear

Os vidros embaciados de um carro podem ser um problema bastante desagradável e até perigoso. Aprenda a resolvê-lo com estes conselhos Goodyear.

Com as temperaturas baixas chegam também uma série de pequenos inconvenientes que temos que tomar em conta quando agarramos no carro. Felizmente há soluções muito simples ao nosso dispor. É o caso da condensação que se forma no para-brisas, os vulgares vidros embaciados, uma dificuldade que pode ser facilmente resolvida se o condutor souber como. Preste atenção a estes pequenos truques caseiros e irá ver a sua segurança ao volante subir exponencialmente.

Antes de mais nada, temos que responder à nossa dúvida principal: por que se forma condensação quando chega o frio e a chuva? A causa deste fenómeno relaciona-se com a quantidade de vapor presente na atmosfera que, quando é excessiva e a temperatura assim o permite, se liberta na forma de gotas de água.

O ar frio é capaz de absorver uma quantidade menor de vapor de água do que o ar quente. Por isso, quando a temperatura é baixa, a zona que rodeia o para-brisas (que está em contacto com o frio exterior) arrefece, e a água que estava contida como vapor passa ao estado líquido no vidro.

Agora que já sabemos como funciona a Física, vamos descobrir como é que podemos acabar com os vidros embaciados. A forma mais eficaz para eliminar a condensação é enviar ar quente para a zona afectada, para contrariar o fenómeno que explicámos atrás. O ar seca a humidade do interior do veículo. Assim, tanto o ar frio como o ar quente funcionam para acabar com embaciamentos, apesar do quente ser mais eficaz já que pode albergar mais vapor e é mais rápido a combater a água que está nos vidros.

Os vidros embaciados de um carro podem ser um problema bastante desagradável e até perigoso. Aprenda a resolvê-lo com estes conselhos Goodyear.

Contra os vidros embaciados: ar-condicionado

Se precisarmos de um pouco mais de eficácia ou rapidez, podemos recorrer também ao ar-condicionado apesar de isto parecer uma contradição. A razão é que o ar-condicionado tem um mecanismo que reduz a humidade e agiliza todo o processo. Não use o botão de re-circulação do ar (o básico durante o verão) porque irá prejudicar o seu objectivo.

O que nunca devemos fazer para acabar com os vidros embaciados é limpá-lo com um trapo ou, ainda pior, com a mão. Esta solução faz desaparecer provisoriamente a condensação, mas o problema irá voltar passados uns minutos. Para além disso, o pó acumulado irá ser agitado e surgirão manchas quando desaparecer a condensação.

Outro factor a ter em conta é que a condensação aumenta com o número de ocupantes do veículo. Se, por exemplo, levarmos quatro passageiros no carro e está a chover, é provável que o embaciamento comece a acontecer muito rapidamente. É aconselhável abrir as janelas para evitar que a condensação sature o para-brisas e ligar o ar quente direccionado para o vidro, mesmo que ainda não esteja completamente embaciado.

Lembre-se que, com estes conselhos, irá aumentar o prazer da viagem e todos a bordo ficarão muito mas seguros.

Good Year Kilometros que cuentan