Comporta: Praia ao “Sal”

4 Setembro | 2015 | Goodyear

São tantas as vezes que nos esquecemos que algumas das melhores coisas do mundo estão apenas à distância de um gesto ou de um curto trajeto de automóvel… mas Portugal está na moda e, com tantos olhos frescos a observarem-nos, não surpreende que venha do estrangeiro o reconhecimento das coisas fantásticas que se escondem no nosso país.

Desta vez, foi a Condé Nast Traveler que foi descobrir na Comporta aquele a que chamou o “Melhor Bar de Praia do Mundo”. Uma visita ao “Sal” é, portanto, um dever nacional e uma boa desculpa para ir até uma das nossas melhores praias.

O paraíso é já ali

Com a presença do mar, da Reserva Natural do Estuário do Sado e a apenas hora e meia de Lisboa, a Comporta é local de eleição para escapadelas de fim-de-semana. O extenso areal está muito bem preservado, com as dunas a formar um belo cenário com os pinheiros ao fundo, oferecendo assim um excelente local para umas horas ao Sol.

Ao longo desta costa de 12 quilómetros, para além da praia da Comporta, encontramos ainda o Carvalhal e o Pego, todas elas já galardoadas pela qualidade das águas e pelo cumprimento de critérios ambientais, e é nesta última que vamos encontrar o “Sal”, o melhor motivo para se interromper um belíssimo dia de praia. Os leitores da americana Condé Nast não hesitaram e deixaram-se seduzir pelo aroma do peixe fresco.

A brisa no prato

O ambiente é descontraído e discreto em relação ao epíteto de “melhor do mundo”, factor que contribui para melhor apreciarmos a beleza selvagem que temos à nossa frente. Sente-se no interior ou na esplanada, peça um copo de sangria ou um granizado de morango, enquanto apura o apetite.

Apesar das raízes tipicamente portuguesas que dão sabor a tudo o que encontramos no menu do “Sal”, o segredo deste restaurante é muito simples: a frescura, acima de tudo do peixe, mas também da carne, usado na confecção  destas iguarias. Desde pratos ligeiros como a salada rústica, passando pela sopa de peixes frescos, até às favoritas amêijoas à Bulhão Pato, não conseguimos salientar apenas uma.

Nascido da paixão pelo mar e pela gastronomia, com o  espírito e humor perfeitos para um bar de praia, no meio do fantástico areal da Comporta, a pouco mais de uma hora de carro de Lisboa… não precisamos de dizer muito mais para que o leitor saiba onde é que nos vai encontrar este Verão, pois não? Ao Sol, no Sal.

Porto de pesca artesanal

 

Good Year Kilometros que cuentan