Conselhos para viajar em autocaravana

17 Outubro | 2019 | Goodyear

A Goodyear diz-lhe os passos a tomar para quando fizer uma viagem de autocaravana.

Viajar de autocaravana é uma decisão tomada todos os anos por cada vez mais famílias. Poucas cidades proporcionam de parques exclusivos para autocaravanas, mesmo que as autoridades locais estejam conscientes de um tipo de turismo cada vez mais comum.

Mas as cidades são apenas um exemplo de turismo com autocaravana. Podem ser vistas em zonas de praia, de montanha, em parques de campismo e em todas as classes de destinos. O importante é a independência que as autocaravanas oferecem, ainda que para desfrutar a 100% tenha que ter em conta algumas regras e seguir alguns conselhos que tornarão a viagem mais segura, cómoda e divertida.

Conselhos imprescindíveis para viajar em autocaravana

Há certos acessórios que não podem faltar numa autocaravana para que a viagem seja perfeita:

Uma mangueira

Para poder encher o depósito de água há que ter uma mangueira sempre à mão, para além de diversas junções para os diferentes tipos de torneiras e fontes.

Cabo de ligação elétrica

Para poder ligar-se a balneários dotados de corrente elétrica ou em parques de campismo.

Calços de nivelação

Servem para nivelar a autocaravana e poder desfrutar de conforto máximo na hora de dormir mas também durante o dia. Se o veículo não estiver nivelado, as gavetas e os comportamentos vão abrir constantemente, o que é bastante irritante. Além disso, as descargas de água da autocaravana, seja no duche ou a lavar pratos, tornam-se num verdadeiro suplício.

Entretenimento

Se viaja com crianças, os DVD, os tablets ou as pen USB com filmes, jogos e afins tornam-se imprescindíveis. E, mesmo sem crianças, os adultos irão também aproveitar.

Louça de melanina

É um composto semelhante ao plástico mas bastante mais leve, que não se parte com facilidade e apenas faz algum ruído. Isto é muito importante quando se viaja já que a louça de porcelana pode cair e partir-se quando, por exemplo, passamos por cima de um buraco.

Preparação de viagens

Existem fóruns especializados com ideias para adaptar à nossa viagem ou que já oferecem escapadas cem por cento programadas. Existem também aplicações que ajudam com o estacionamento, áreas de autocaravanas, etc, e que disponibilizam todo o tipo de informações para as férias.

Garagem para bicicletas

Um magnífico plano para quando se chega ao destino escolhido é visitá-lo com as bicicletas que levamos na autocaravana. Quase todas possuem um compartimento ao estilo de uma garagem onde cabem até quatro bicicletas. O truque para caberem as quatro é trocar os pedais de série  por uns dobráveis e girar o guiador.

Conversor de corrente

Quase todos os autocaravaneiros levam consigo conversores de 12 para 220 volts, o que permite ligar qualquer portátil, secador de cabelo ou pequeno eletrodoméstico de cozinha ao veículo. Também se pode usar com o ar condicionado, mas é preciso estar consciente de que abusar do transformador implica contar com painéis solares para recarregar as baterias.

Compras no destino

Há quem parta com a casa às costas, literalmente falando. No caso da alimentação, é recomendável levar provisões de casa mas não é necessário fazê-lo com produtos que se encontram em qualquer destino e que implicam aumento de peso no veículo, como água, leite, refrigerantes, cerveja, etc.

A importância da segurança

É o grande quebra-cabeças dos donos de autocaravanas: escolher o sítio onde se vai estacionar não é uma questão menor, já que devemos fazê-lo em lugares seguros. A melhor ideia quando se viaja é estacionar em áreas de serviço ou postos de gasolina 24 horas, de preferência com cafetaria aberta. Nestes casos, o mais importante é não estacionar nos extremos já que, embora se consigam evitar os ruídos, fica desprotegido perante a possível visita de ladrões.

Quando se chega ao destino, a melhor opção é, se puder, pernoitar em áreas específicas para autocaravanas. Caso não seja possível, avenidas, ruas ou praças tranquilas mas que sejam habitadas.

Um bom conselho para evitar ser assaltado é bloquear as portas com ferrolhos e correntes. Quase nenhuma autocaravana os traz de série pelo que deve comprar as que são exclusivas para este tipo de veículo. Por último, no caso de dispor de alarme, há que ligá-lo sempre que deixar o veículo. O mesmo quando dormir no interior, mas nesse caso deve desligar os sensores volumétricos ou de ultrassons existentes para poder mover-se com liberdade.

Viajar numa autocaravana é uma opção cada vez mais procurada. Estes conselhos servirão para preparar uma escapadinha com todas as garantias de poder desfrutar de muitos e bons quilómetros na estrada.

Good Year Kilometros que cuentan