Conselhos para as suas férias de carro

Vai de férias de carro? Prepare-se antes de partir. Verifique os pneus, arrume as malas, planei jogos e paragens. Eis alguns conselhos para viajar em segurança.

Já domina a técnica da bagageira e como encaixar cada mala, bolsa ou saco com se tratasse de um grande jogo de Tetris. Já sabe que diferenças há entre um pneu de verão, de inverno ou para todas as estações. Sabe que cuidar do automóvel no verão irá garantir uma viagem segura e tranquila e que as avarias de verão (pelo menos algumas) podem evitar-se. Está quase preparado para as suas férias de carro. A Goodyear apresenta-lhe os conselhos básicos para desfrutar das suas férias de carro, seja qual for o seu destino.

Dicas para viajar de carro

Verifique os seus pneus;
Adapte a sua condução às condições meteorológicas;
Planifique as viagens longas incluído paragens e descansos;
Proteja o seu automóvel de roubos;
Planifique a sua viagem com crianças;
Reveja as regras de trânsito dos países para os quais irá viajar;
Consulte o mapa europeu de Baixas emissões.

Verifique os seus pneus

Deve fazê-lo uma vez por mês e com mais frequências nas épocas de calor. Garanta que as suas férias de verão, ou de qualquer outra altura do ano, decorre em segurança. Os pneus são o seu primeiro contacto direto com a estrada. Do seu bom estado dependerá, em grande medida, que a sua viagem seja cómoda e segura.

Porque deves rever a pressão? Uma pressão incorreta dos seus pneus afeta a direção, as travagens e o consumo de combustível. A distância de travagem dos 90 km/h para os 70 km/h é de 40 metros com 2.0 bar. Mas, com 1.0 bares essa distância passa para 45 metros, necessitando por isso de mais cinco metros.

Verificar o estado dos seus pneus irá evitar o desgaste e possíveis ruturas na estrada e irá garantir-lhe passar sem problemas na Inspeção Periódica Obrigatória. Escolher pneus adequados irá permitir-lhe inclusivamente poupar combustível.

Adapte a sua condução às condições meteorológicas

Chuva, tempestade, sol, vento, neve… Seja nas férias de verão ou de inverno deve ter em conta que devemos adaptar a vossa condução às condições meteorológicas. Igualmente importante é saber conduzir com sol para evitar a fadiga ocular e agir em segurança face ao encadeamento nas estradas, saber reagir quando ocorre o efeito de aquaplanagem em superfícies molhadas ou em condições de fraca visibilidade ou vento.

Em qualquer situação adversa é fundamental adequar a velocidade e ser especialmente prudente com a distância de segurança e a sinalização da estrada.

Dicas para viagens longas

Uma longa viagem de carro pode implicar dificuldades, como a fadiga. Assim, prevenir é melhor que remediar. Planeie paragens e descansos de 10 ou 15 minutos a cada duas horas de condução, mesmo que não esteja cansado. Hidrate-se, respire ar fresco e estique as pernas para reativar a circulação. Evite a sensação de fadiga que pode agravar-se nas viagens de verão devido ao calor e ao sol.

Utilize óculos de sol para conduzir. Quando conduz sozinho, ligue o rádio ou desfrute dos nossos Quilómetros de música, que irão ajudá-lo a manter-se alerta e atento à estrada.

Proteja o seu automóvel de roubos

Evitar que o roubem não depende totalmente de si, mas pode evitar facilitar o trabalho aos criminosos. Fundamental: estacione em zonas bem iluminadas, não deixe as chaves dentro do automóvel e feche todas as janelas. É óbvio, mas básico. Além disso, não deixe objetos ou documentos de valor dentro do automóvel. Deixe as rodas viradas para o passeio e bloqueie o veículo. Avalie a possibilidade de instalar um sistema anti-roubo não apenas para as suas viagens de prazer na estrada, mas também para as suas rotinas diárias.

Planifique a sua viagem com crianças

Na Goodyear, temos um “mestrado” em conselhos para facilitar a viagem com crianças. Temos planos e destinos adequados, conselhos de alimentação em viagem, truques para tornar as viagens mais divertidas. É importante envolvê-los na viagem fazendo, por exemplo, a sua própria mala ou escolhendo jogos e atividades . Regra de ouro: paragens regulares para que eles brinquem e para que toda a família possa descansar.

Reveja as regras de trânsito dos países para os quais irá viajar

Se vai viajar por diferentes países da Europa, por estrada, certifique-se antes das regras de trânsito para evitar surpresas. Verificará que as obrigações não são as mesmas em todos os países e algumas podem surpreendê-lo. Por exemplo, na Suíça e na Itália é obrigatório conduzir com as luzes acesas durante o dia, na França são realizadas provas de alcoolemia e na Alemanha, ao circular a 120 km/h, é obrigatório manter uma distância de 60 metros. Verifique como utilizar os sistemas de mãos livres em França e utilize o GPS ou o smartphone para avisá-lo da localização dos radares de velocidade.

Consulte o mapa europeu de Baixas emissões

Cerca de 220 cidades de 14 países europeus têm zonas delimitadas de baixas emissões onde está o acesso a veículos mais poluentes está restringido e onde são disponibilizadas vantagens aos veículos com combustíveis alternativos, como os híbridos ou os que têm emissões zero. Consulte o nosso mapa Goodyear para conhecer a sua localização e tornar a sua viagem segura e as suas férias na estrada perfeitas.

Confirme o estado do seu automóvel (pneus, bateria, motor, luzes…), planeie a sua rota e pare a cada duas horas, carregue o carro com segurança e assegure que as crianças e animais de estimação viajam com as medidas de segurança fundamentais são outros dos conselhos básicos para uma viagem de automóvel.