Como preparar a sua primeira viagem

15 Junho | 2020 | Goodyear

Com atenção ao estado do carro e cuidado acrescido na estrada, não há motivo para adiar o regresso à condução. Conheça as recomendações Goodyear.

A experiência da “nova normalidade” após a crise do Covid-19 e as diferentes fases de desconfinamento impõem o levantamento de restrições após um longo período. Durante o estado de emergência, muitos carros ficaram parados, por isso é necessário revermos possíveis problemas ao prepararmos a nossa primeira viagem.

A manutenção durante longos períodos de inatividade requer a verificação das condições da bateria, pneus e nível dos fluidos: óleo, líquido de arrefecimento, limpeza de pára-brisas… Além disso, é necessário tomar algumas precauções básicas para colocar o nosso veículo a 100%.

De acordo com os dados, 2 em cada 5 condutores não efectuam as revisões básicas agendadas pelo fabricante e 1 em cada 4 não prepara o seu veículo antes de uma viagem longa. Mas por que agimos dessa maneira? 26,4% por falta de tempo e 19% argumentam que é muito caro. A falta de manutenção e uma frota envelhecida tornam a manutenção preventiva fundamental, principalmente se preparamos a nossa primeira viagem após um longo período de inatividade.

Elementos chave a ter em atenção

A maioria dos especialistas concorda em apontar alguns elementos mecânicos básicos a verificar depois de ter o carro parado por um longo período:
Condição dos pneus: Prolongar a vida útil dos nossos pneus sem levar em consideração o desgaste e a perda de desempenho é um erro.
Pressão dos pneus: O desgaste, a profundidade mínima obrigatória para o piso, a ausência de deformações e, é claro, a pressão adequada dos pneus relacionam-se diretamente com o comportamento do veículo na estrada.
Nível de fluidos adequado: óleo, refrigerante e até detergente de para-brisa.
Bateria: Na Norauto enfatiza-se a importância de verificar o estado da bateria  para garantir que o carro arranque após a inatividade. A bateria é responsável por 40% dos pedidos de assistência na estrada.
Luzes, filtros de A/C, correia de distribuição e amortecedores são outros dos pontos de atenção a registar.

Como arrancar o carro depois de um longo período parado

Revistas as questões básicas, como ligar o carro? A paragem pode ter afetado fundamentalmente a bateria. Se notar dificuldade no arranque ao girar a chave, espere algum tempo e não force o contato. Não é recomendável girar a chave por mais de cinco segundos.

É conveniente também manter o motor em ralenti durante cinco a dez minutos, para que todas as peças regressem ao movimento normal e os fluidos sejam distribuídos adequadamente. Se o carro não ligar, use os cabos com pinças ou ligue para a sua assistência.

Conselhos para o regresso à condução

A “nova normalidade” impõe medidas de higiene respiratória na nossa rotina diária e também dicas básicas de limpeza e desinfecção em casa e no carro. Preste atenção especial às áreas de uso mais comum: limpe frequentemente com água e sabão ou uma solução com álcool volante, alavanca das mudanças, painel de instrumentos, etc..

Depois de algum tempo sem conduzir, parte da população pode sentir-se insegura. Por esse motivo, deixamos algumas recomendações:
Recomenda-se circular nas horas de menor intensidade de tráfego e quando as condições meteorológicas forem favoráveis.
Evite distrações e uso de telefone ao volante.
Mantenha a calma durante as manobras e durante a condução.

Com atenção ao estado do carro e cuidado acrescido na estrada, não há motivo para não regressar ao prazer da condução. Até onde é que está a pensar ir na sua primeira viagem depois do desconfinamento?

Good Year Kilometros que cuentan