Sugestões para famílias com crianças de férias em Faro

Se faz parte das famílias com crianças que escolheu o Algarve para as férias, tome nota de algumas sugestões para as suas crianças em Faro.

Faro é a capital do Algarve. Tem aeroporto o que a torna um ponto de passagem para turistas estrangeiras de visita ao Sul do país. É também para esta região que rumam muitas famílias portuguesas com crianças de férias no verão. A Goodyear dá-lhe algumas sugestões sobre o que fazer com as crianças em Faro.

É certo que outras zonas do Algarve são mais turísticas, como Albufeira ou Olhão. Mas, mais importante, Faro está a desenvolver-se gradualmente. Tem mais eventos e está a voltar-se cada vez mais para a Ria Formosa que a rodeia. No local há restaurantes, bares, lojas, hostels que têm promovido muita animação.

Os moradores recomendam visitar o local entre março e novembro, evitando, naturalmente, a época alta – junho a agosto. Mas se quer arriscar encontrar vaga em hotéis ou hostels e aventurar-se em busca de uma mesa para a sua refeição, então é o caminho certo.

Crianças em Faro

Ao ar livre

Se vai a Faro não pode deixar de visitar uma ou várias ilhas da ria Formosa. Ilha de Faro, Deserta, Farol, Culatra, Armona, Tavira, Hangáres. São todas bonitas e diferentes, umas mais povoadas que outras, com diferentes hábitos e atração de turistas. Para chegar às ilhas há uma grande oferta de transportes e passeios. Enquanto espera junto ao cais de embarque poderá optar por passeios que incluem voltas por várias ilhas ou barcos diretos a cada uma. É só escolher.

É o caso, por exemplo do “Passeio de Barco pelas Praias e Ilhas da Ria Formosa”. É uma opção de cinco horas e meia, a partir de Olhão, que passa pelas ilhas Armona, Culatra e Farol, com paragem para almoço na comunidade piscatória da ilha da Culatra. O passeio inclui tempo para para mergulhos, banhos de sol e passeios em praias desertas de areia branca.

A zona do Ludo, um espaço ao ar livre entre a Ilha de Faro e a Quinta do Lago, é o local ideal para passear com as crianças. É possível andar num caminho requalificado. de bicicleta ou a pé, longe do perigo do trânsito. O ambiente natural atrai patos, flamingos e outra avifauna para o local, o que torna tudo mais interessante. Depois ou noutro dia, naturalmente, pode também despender algum tempo no passeio ribeirinho da baixa da cidade, junto à marina, onde há parques infantis, cafés, entre outras atrações. Outro local interessante é o parque das Cidades, onde há outro parque infantil. Nas imediações há espaço para percursos pedestres e, além disso, até passa por vezes um pastor com o seu rebanho de cabras.

Crianças em Faro

Cultura

Um dos locais recomendados pelos farenses para visitar em família é o Centro de Ciência Viva, junto à marina de Faro. No entanto, outras opções incluem a subida ao miradouro do sino da Sé ou ao miradouro da pista do Aeroporto, como sugere esta família de viajantes.

Se estiver na cidade no início de agosto, não deixe de visitar a Feira do Livro da Cidade de Faro. Com mais de trinta edições decorre na primeira quinzena de agosto, no Jardim Manuel Bivar entre as oito da noite e a meia-noite.

Esteja atento à agenda cultural da cidade. Durante o verão há espetáculos que podem ir do jazz, ao fado, passando pelo canto coral, à animação de rua. Os locais? Variados. Ou no Jardim Manuel Bivar ou na Vila Adentro, ou no Museu Municipal.

Segundo a Câmara Municipal de Faro, há muito que fazer no concelho, em temos culturais: “Na praia e na ilha da Culatra com a apanha tradicional do marisco e do pescado, na confeção de pratos com ingredientes locais ou ainda nas festas religiosas que todos os anos juntam centenas de pessoas a seguir devotamente a Senhora dos Navegantes”.

Crianças em Faro

Onde ficar?

Em Faro as opções para ficar são variadas a começar pelo Hotel Faro ou outras opções em conta como hostels ou outros alojamentos na Baixa da cidade. O Hotel Faro, fica perto do centro, a 200 metros do Jardim Manuel Bivar e da Marina de Faro. Além disso, os quartos são decorados de um modo simples, com pisos em azulejo, inspiradas na região.

Onde comer?

A opção por zonas interditas ao trânsito é sempre melhor quando se trata de crianças. Deste modo, uma boa sugestão é o restaurante 7 Pedras. O estabelecimento tem esplanada e os funcionários oferecem folhas e canetas de colorir às crianças. No entanto, devido à procura é recomendável reservar mesa antecipadamente.

À noite

Todas as sextas-feiras à noite, durante o verão, a baixa de faro recebe o “Baixa Street Fest”. Até 24 de agosto, o comércio local está aberto entre as 21h00 e as 24h00 e há muitas surpresas. Inclui espetáculos variados a pensar quer nos farenses, quer nos que por ali passam.

De braços abertos para qualquer família, uma escapadela em Faro com as crianças pode trazer muito mais do que praia. Venha daí!