Esquiar com crianças: como se preparar para a neve

14 Dezembro | 2016 | Goodyear

Procura ideias para uma viagem de família neste inverno? O nosso país só tem uma região para a prática do esqui, a Serra da Estrela, mas, se tem filhos, um fim de semana na neve é o programa perfeito para aproveitarmos os meses de frio que temos pela frente sem hibernar à espera da primavera. Assim, aceite o convite Goodyear e aproveite este Inverno para brincar na neve e aprender a esquiar com os seus filhos.

A neve é um ambiente ideal para que as crianças façam exercício e uma oportunidade para programarmos uma divertida escapadela em família. Mas, como os portugueses estão tão pouco habituados ao frio, o mais comum é termos dúvidas. O que é que devemos ter em conta antes de partir para a Serra? Já se pode esquiar na estância de Ski da Serra da Estrela, mas será que é uma boa ideia para os mais pequenos? Claro que sim! Há serviços e monitores preparados para o esqui infantil ou outras brincadeiras na neve que vos poderão ajudar, mas queremos deixar-vos aqui 4 conselhos.

criancas-neve-brincar

Idade: a partir dos três anos, as crianças já podem deslizar pelas encostas, presas a um adulto sobre os esquis. Aos 5/6 anos começam a ter suficiente coordenação motora para andarem sozinhas. Se tem filhos mais crescidos, estão mais do que prontos para aprender a esquiar.

Cuidado com o tempo: evite os dias de frio intenso e aqueles em que se preveja mau tempo. A actividade física gera calor e pode parecer que estamos mais quentes do que na realidade. Os dias na neves podem ser tão perigosos para a pele como ir à praia no verão. As crianças devem usar óculos escuros homologados e creme protector na cara. Proteger os olhos das crianças é fundamental em qualquer estação do ano e, nesta altura, evita que os reflexos da neve prejudiquem os seus olhos. A protecção dos efeitos dos raios UVA é vital tanto para crianças como adultos e, usar óculos escuros todo o ano, é um hábito de que nunca deveria esquecer-se.

Vestuário e equipamento: quando vamos passear para a montanha devemos ir abrigados com a roupa normal contra o frio e, uma vez na pista, devemos vestir os mais pequenos com um macacão de uma só peça, próprio para molhar-se e roçar pelo chão e neve o dia todo. O ideal são três camadas de roupa, de forma a que possamos-lhes vestir umas calças de esqui e, por debaixo, um forro polar se não estiver muito frio. Nesses casos poderão bastar umas luvas ligeiras e umas luvas sem dedos. Assegure-se que o gorro é do tamanho correcto, de forma a que proteja cabeça e orelhas. Deverão usar também um capacete que poderá ser alugado na própria estância e os esquis básicos de plástico.

criancas-neve-esquiar

Como iniciá-los:

Em Portugal não abundam os pais esquiadores mas, se puderem ser eles a iniciar os filhos, tanto melhor. Na Serra da Estrela há diversos monitores especializados para ensinar as crianças a equiparem-se, mover-se, mudar de direcção, travar e fazer as primeiras descidas. O desafio de aprenderem a mover-se sobre umas “tábuas” de 60 centímetros já as vai ocupar durante um bom bocado mas, uma vez que aprendam o básico, poderão começar a aproveitar os pequenos deslizes do terreno e, num esfregar de olhos, já nos ultrapassam a toda a velocidade.

Onde?

Em Portugal não temos mais hipóteses do que a Estância de Ski da Serra da Estrela onde nos aguardam 9 pistas balizadas e uma dezena de pistas naturais. Para as crianças há monitores da escola de esqui e snowboard, mas há também brincadeiras mais simples como os trenós e donuts que podem alugar durante umas horas.

Em Espanha, a oferta é muito maior e é um destino habitual para os esquiadores veteranos portugueses. Em Aragão, Aramon, Ordesa ou Sobrarbe são destinos de eleição, com uma belíssima gastronomia a complementar. Gerona tem La Molina e a Serra Nevada é outro clássico, mais económico e acessível para os portugueses.

Na série da HBO, é uma expressão sombria. Mas, no que nos toca nós, “O Inverno Está a Chegar” é um bom motivo para festa!

Good Year Kilometros que cuentan