5 cruzeiros e passeios de barco para descobrir Portugal

A partir do rio e do mar, em cruzeiros e passeios de barco, propomos 5 programas para um fim de semana à descoberta de uma face diferente do país.

Se conhece o país de norte a sul e Portugal já não tem muitos segredos para si, venha descobrir um ponto de vista diferente. Nos cruzeiros e passeios de barco que podemos fazer pelos nossos rios e costa há muito que encontrar e experimentar. Velhas paisagens que conhecemos tão bem ganham uma nova perspetiva, cores e sabores. Do Douro à Ria Formosa, venha connosco num cruzeiro à procura de um país que nem sabíamos que existia!

Douro

Para além dos passeios de algumas horas que pode fazer na foz do Douro, até Barca de Alva há muito rio para descobrir. Há cerca de 60 operadores, com 147 embarcações, 20 das quais são barcos-hotéis. Os cruzeiros do Douro estão em pleno crescimento e em 2017 deverão chegar ao milhão de turistas. Curiosamente, já não são só os estrangeiros a vir conhecer a Régua ou o Vale do Côa de barco. Há cada vez mais passageiros portugueses em busca destas belíssimas paisagens e da sua tranquilidade. Das arribas brutas do Douro Internacional ao rendilhado dos socalcos das vinhas, é uma sucessão de vistas magníficas.

Alqueva

O Grande Lago do Alqueva já marca a paisagem desde 2004 mas ainda é um ilustre desconhecido para muitos portugueses. As estruturas necessárias ao turismo têm levado algum tempo a ser construídas, mas já há peças suficientes para nos levar até ao Alentejo. O clima ameno durante todo o ano convida a mais escapadelas e também aqui podemos fazer passeios de barco. Da marina da Amieira ou do cais da barragem partem cruzeiros curtos para conhecer a vida natural e as aldeias. Existem também diversos percursos com durações entre uma hora e um dia inteiro com almoço numa das aldeias ribeirinhas do Alqueva. Se quiser passar uns dias dentro de água, leia primeiro o relato do nosso fim de semana numa casa-barco. Foi inesquecível!

Tejo

Ao chegar ao mar, o maior dos rios portugueses oferece uma vista única sobre Lisboa. Para a apreciarmos as hipóteses são muitas e variadas, conforme a carteira e os gostos de cada um. À vela, o Leão Holandês e a Teimoso Tours oferecem cursos de vela e passeios de duas horas. A Palma Yatchs leva-nos a ver o pôr do sol e a comer sushi. Se quiser seguir direção oposta, rio acima, o cenário muda. Vamos encontrar muita vida selvagem com a Rio-a-Dentro e descobrir os avieiros com a Ollem. Se nunca visitou as ilhotas e recantos que o Tejo forma a poucos quilómetros da capital, é uma oportunidade imperdível.

Sado

Com a Serra da Arrábida a preencher-nos a vista, o fim do Sado é um palco fabuloso. Os programas durante todo o ano são variadíssimos e até incluem as iguarias da região. A observação de Golfinhos, os Roazes Corvineiros que aqui moram, é relativamente fácil e comum se for com quem percebe. A Sado Arrábida tem licença para observar cetáceos e conta com uma taxa de sucesso de 95% nos passeios que organiza. Há ainda almoços e provas comentadas por enólogos da região e sunset parties na companhia do vinho local. Para conhecer apenas a paisagem, há mini-cruzeiros que passam pelas praias com almoços a bordo.

Ria Formosa

Entre Faro e Vila Real de Santo António, a Ria Formosa é um pedaço muito especial do Algarve. O turismo não pára aqui, mas é fácil de nos isolarmos do mundo. Entre os bancos de areia, ilhéus e formações que a maré cria e recria todos os dias, é possível programar uma escapadela romântica ou um fim-de-semana a dois e aproveitar o melhor que o Algarve tem para nos dar. A Passeios Ria Formosa propõe um jantar num veleiro ancorado numa das lagoas da Ria. Oferecem-lhe o transporte até ao barco, onde o menu inclui ostras e outros mariscos, vinho fresco e sobremesa. Se preferir jantar enquanto navega, a Active Bookings leva-o para um passeio, enquanto degusta champanhe “Moët & Chandon”. Com partidas em Olhão e Faro, a Natura Algarve oferece propostas românticas.