Dark Sky Alqueva: melhor destino turístico da Europa

8 Maio | 2020 | Goodyear

Céus escuros e uma paisagem de sonho: o projeto Dark Sky Alqueva desperta cada vez mais atenção internacional.

O Alqueva soma e segue. O projecto da reserva Dark Sky já começa a estar familiarizado com prémios e reconhecimento internacional. Desta vez foi a CEO Today que nos seus “Corporate Travel Awards”, premiou a região alentejana com o título de “Europe’s Leading Tourist Destination”. Depois de vários anos à espera de infraestruturas básicas, o turismo no Alqueva já merece este tipo de reconhecimento? A resposta rápida é um claro “Sim!” mas continue a ler para saber porquê.

A CEO Today é uma publicação internacional, baseada no Reino Unido, dirigida aos quadros de topo de grandes empresa. A lista de concorrentes para os seus prémios visita todos os continentes e tipos de serviços turísticos, de hotéis e resorts de luxo, a eventos, programas turísticos, agências ou companhias aéreas. Estar entre os escolhidos é, por si só, um sinal claro de prestígio.

3, 2, 1… partida!

O Dark Sky Alqueva é o primeiro destino de turismo à luz das estrelas no mundo e também o primeiro transfronteiriço, pois inclui áreas também em Espanha. No observatório da Cumeada estão disponíveis telescópios para observação e fotografia, oferecendo uma visão única sobre o céu alentejano. Aqui a atenção vai toda para os objetos de “Céu Profundo”: a transparência deste céu permite ver galáxias, enxames globulares e uma série de outros fenómenos. Este é “O” local para conhecer o Universo. Aqui aprende-se astronomia e astrofotografia numa das regiões da Europa mais protegidas da poluição luminosa das grandes cidades.

As observações decorrem de terça a sábado às 18h30, há sessões para crianças e o observatório abre as portas sempre que há um evento astronómico. Além da cúpula central, há ainda uma zona de observação com plataformas para receber amadores a solo ou em astrofestas.

E o que fazer durante o dia?

Enquanto não se monta o espetáculo que chegará todas as noites, o Alqueva não dorme. Com cada vez mais agentes turísticos na região, podemos escolher um passeio de canoa, caiaque ou stand up paddle. Nas praias da Amieira ou Monsaraz, podemos optar por um mergulho rápido ou passar o dia na toalha.

Disponíveis para alugar na Marina, poderá ir de bicicleta até às vilas mais próximas. O lago do Alqueva está repleto de trilhos circundantes que nos levarão à Amieira, Estrela, Aldeia Da Luz (a nova), Juromenha, Cheles, Telheiro, Monsaraz, Mourão ou Campinho. Os adeptos da equitação também têm muito que explorar a cavalo nestas terras.

Depois do crepúsculo…

O céu alentejano merecer ser visto é “ao natural”, no meio da planície. Passe um dia entre as vinhas ou na observação de pássaros. Ao fim da tarde, depois de um fantástico pôr do sol na companhia de Vénus ou Mercúrio (depende da altura escolhida), podemos partir para uma aventura pela escuridão.

Há passeios a cavalo, canoagem noturna, tours guiadas e sessões com astrofotógrafos de renome como Miguel Claro. Mesmo que nunca se venha a dedicar à Astrofotografia (é uma atividade deveras exigente) ou Astonomia Amadora, voltará para casa com memórias e conhecimentos inesquecíveis.

Em Agosto (as datas de 2020 ainda não são conhecidas) dá-se anualmente a Astrofesta. É um evento que inclui observações do céu, oficinas, cursos e palestras para um largo público. Dos veteranos às crianças, a festa tem propostas para todos, incluindo alguns nomes bem reconhecidos no meio científico. Tem organização do Centro de Ciência Viva de Constância e da Câmara de Monsaraz.

E ainda, de norte a sul

Se não pode ir até ao Alqueva, não deixe aproveitar o céu. Em Portugal, o Astroturismo encontra várias outras propostas. Nas Aldeias do Xisto e no Vale do Tua já avançaram também projetos para a classificação como Dark Sky. Com outra abrangência, nos Centros de Ciência Viva encontram-se também pistas para uma noite sob as estrelas. Sem multidões ou apertos, esta é uma outra forma de viajar e ir (muito) mais além.

Good Year Kilometros que cuentan