De que manutenção precisa o meu carro no outono?

5 conselhos básicos para preparar a manutenção do seu carro, o cuidado da viatura, para o outono

Estamos à porta do Outono e de preparar a manutenção do seu automóvel. Já pensou que as suas férias representam para o seu automóvel uma altura de mais trabalho? Afinal, poderá ter utilizado o seu veículo para o levar para as os seus destinos de descanso. E se acompanhou as nossas rotas, foram de facto muitos quilómetros. Está agora na hora do seu automóvel ter algum descanso, mas também de se preparar para as temperaturas mais baixas que irão chegar em breve.

Tome nota de cinco conselhos para que possa voltar às rotinas com o seu fiel companheiro de viagens em segurança.

Estado dos pneus

Este é provavelmente um dos aspetos que mais facilmente nos lembramos. Em breve as árvores de folha caduca vão largar as suas folhas, o que combinado com as chuvas poderá dificultar a aderência à estada. Verifique a pressão dos pneus, de acordo com as instruções do fabricante. Certifique-se também que a profundidade dos sulcos dos pneus é de, pelo menos, 1,6 milímetros. Além da questão de segurança propriamente dita, evita que o seu veículo chumbe numa eventual inspeção.

Assegurada a estabilidade e aderência à estrada, é possível evitar o efeito de aquaplanagem e as suas possíveis consequências imprevisíveis.

5 conselhos para a manutenção do seu carro no outono

Verificação dos travões

Ainda associado aos pneus estão os travões. O sistema de travagem deve estar afinado, para evitar acidentes. Lembre-se que nos próximos meses poderá deparar-se com água, lama e outros obstáculos (com as já referidas folhas) na estrada. Certifique-se de que os travões estão afinados, que o líquido e as pastilhas estão com níveis adequados. A segurança começa em si. 

Condições dos sistemas limpa para-brisas

Infelizmente, os limpa para-brisas não se dão bem com os banhos de Sol. Terminado o Verão é altura de verificar as condições das borrachas, verificar se tem água no depósito e se o mecanismo está operacional. As escovas em perfeitas condições são uma defesa em caso de condições meteorológicas adversas. Com visibilidade na estrada, poderá evitar acidentes. Se isso não o convence, recorde-se que as escovas em más condições são também motivo de “chumbo” na inspeção.

Iluminação operacional

A generalidade destes conselhos aplica-se a qualquer época do ano, mas a iluminação poderá ser um aspeto fundamental nos próximos meses, uma vez que, com dias mais curtos, as noites são mais longas. Os faróis têm de estar em condições. Certifique-se que não tem lâmpadas fundidas e que estão alinhadas. A iluminação é um dos segredos da segurança. Os faróis e as outras luzes do seu automóvel, incluindo faróis, luzes traseiras, luzes de travão e de estacionamento e ainda os “piscas”, permitirem uma melhor visão sobre tudo o que nos rodeia. No entanto, são também fundamentais para que sejamos também vistos. Para evitar dissabores, pode ter um “kit” de lâmpadas de substituição no automóvel.

Manutençao outono - Quilometrosquecontam

Bateria recarregada

A bateria é outra das componentes do automóvel a que deve estar atento. Ao contrário da generalidade dos aspetos que já referimos, sem bateria, não vai conseguir seguir para o seu destino. Depois de um verão muito quente, aproximam-se o outono e o inverno, com as suas temperaturas mais baixas. As flutuações de temperatura podem afetar o desempenho das baterias. É fundamental verificar as condições da mesma. As baterias devem ser verificadas e mudadas regularmente.

E ainda…

É ainda aconselhável verificar o líquido do radiador, o óleo do motor e dos travões e fazer uma limpeza mais profunda (certamente há areia em todos os cantos possíveis do seu veículo). Aproveite para remodelar o seu porta-bagagens. Está na altura de trocar os guarda sóis por guarda-chuvas, as toalhas por impermeáveis, os para-sois por correntes para os pneus. Porque o tempo passa a correr, e dentro de três meses chega o inverno, altura em que, provavelmente, terá de voltar a preocupar-se novamente com a manutenção do seu automóvel.