10 dicas para manutenção do carro no outono

30 Setembro | 2021 | Goodyear

Acabou-se um verão especialmente exigente para o carro. Não enfrente os desafios do regresso à rotina sem ler sobre a manutenção do carro no Outono.

O outono está aqui! E embora o clima nos tenha dado uma trégua enquanto esperamos que as temperaturas baixarem, é altura de nos despedirmos definitivamente do calor do verão. Com a estação mais quente do ano, também viajamos e gostamos mais do nosso carro, mas temos que ser pró-ativos: as temperaturas caem da mesma forma que as folhas das árvores e, por isso, temos que colocar nosso veículo pronto para os meses mais frios do ano!

Ainda mais este ano, mais uma vez marcado pela pandemia, em que usamos o carro para as nossas férias de forma massiva. As restrições impostas às viagens de avião para outros países aliadas ao medo do contágio desencadearam este verão ainda mais viagens rodoviárias, nomeadamente à praia, à montanha ou a um parque de campismo, seja no nosso país, em França ou em Espanha.

Então, já que é hora de voltarmos à rotina, temos que o fazer corretamente e o carro faz parte deste processo! É por isso que propomos estas 10 dicas para começar o seu ‘regresso às aulas’ com o veículo nas melhores condições. Ele vai gostar!

Não é a primeira vez que falamos em manutenção seja específica, em cada época do ano, ou genérica, para aumentarmos a vida útil do nosso carro. Seguir certas rotinas de cuidados irá garantir o correto desempenho do nosso carro e a segurança dos seus ocupantes.

Por que verificar o carro depois do verão?

O outono é a época mais mutável do ano: um dia podemos ter temperatura elevada e um sol radioso e no dia seguinte enfrentamos um dia de chuva, vento ou nevoeiro denso que mal nos deixa ver dois metros além do nosso veículo. Se somarmos ao mau tempo a presença maciça de folhas na estrada, que são quase tão escorregadias como a neve e podem facilmente causar aquaplaning, a presença de animais na estrada, que, com o redução das horas solares tornam-se mais presentes e mais difíceis de evitar, não temos desculpa para não verificar o carro depois do verão. Especialmente quando, devido à pandemia, tem sido nosso porto seguro contra a Covid e nosso companheiro de viagem por muitos quilómetros de estrada nas nossas férias.

A revisão do carro deve ser tão completa e exaustiva quanto possível, mas existem certos componentes que são essenciais. E um deles, possivelmente o mais importante, são os pneus. É importante que tenham a pressão correta e adequada (o manual do carro sempre informa a pressão ideal) e que a profundidade do piso seja de pelo menos 1,6 milímetros. Se, depois de um verão de muitos quilómetros, é hora de trocar os pneus, lembre-se que você tem vários tipos e modelos, e para encontrar o pneu certo é fundamental conhecer as condições climáticas e o estado normal das estradas pelas quais vamos viajar.

Os pneus de inverno são normalmente recomendados se vivemos em áreas com temperaturas abaixo de 7 graus. O clima em Portugal não costuma ter invernos muito rigorosos, pelo que o nosso mercado tem também a opção de uma geração de pneus especiais que permite circular com todas as garantias nas alterações das condições climatéricas como chuva, granizo e mesmo neve. Em outras palavras, são perfeitos para o nosso clima.

Eles são chamados de “Todas as Estações”, “All Seasons”. Na Europa, são extremamente populares e o seu uso cresceu 21% nos últimos cinco anos. São altamente recomendados para usarmos sempre o mesmo conjunto de pneus durante todo o ano e oferecem um equilíbrio de desempenho em climas quentes como o nosso, tanto no verão como no inverno.

Mas, além dos pneus, você deve prestar atenção a muitos outros aspectos do seu carro. Por isso, preparamos esta bateria de 10 dicas para que mantenha o seu veículo em perfeitas condições para o outono e não deixar nada ao acaso.

Esvazie o seu porta-malas

É altura de esvaziar o seu porta-malas. Temos certeza que, neste verão, já andou a jogar Tetris para encaixar malas, mochilas, gadgets de praia ou campismo… Mas, temos que assumir que os dias de sol e praia acabaram, e a traseira do seu carro precisa de recuperar o espaço habitual, por isso vá em frente! Lembre-se também de que não se trata apenas de uma questão de ordem, mas também de segurança.

Viajar com a bagagem carregada corretamente reduz o consumo e a redução do número de volumes (e, principalmente, que estejam corretamente colocados) evita problemas em caso de possíveis colisões. Além disso, se tudo isso não bastasse, lembre-se que o seu seguro do carro, a menos que você o tenha contratado contra todos os riscos (que, na verdade, só é oferecido por algumas empresas), não cobrirá os danos que possam ocorrer nos objetos que carregue no porta-malas. E, se cobre o condutor, geralmente tem um limite máximo de compensação. Aliás, o seguro residencial não se responsabiliza em hipótese alguma por esses danos, mesmo que sejam objetos que estejam dentro de sua casa e apareçam como conteúdo declarado em sua apólice.

5 conselhos para a manutenção do seu carro no outono

Lave seu carro para o outono

No verão, com certeza mais pessoas entram no seu veículo do que no resto do ano, é quando você faz mais quilómetros, percorre mais estradas não urbanas e, inevitavelmente, o carro fica mais sujo. Ponha a preguiça de lado e dê-lhe uma boa lavagem! No verão, o chassis do carro sofre mais com longas exposições ao sol. Não é apenas uma questão estética. A lavagem cuidadosa permitirá verificar se há áreas desgastadas pelo sol ou mesmo arranhões típicos do uso.

Normalmente temos três boas opções para remover todos aqueles excrementos de pássaros, poeira, areia, que se acumularam no nosso carro durante os meses de verão. O mais fácil, mas também o mais caro, é levá-lo a um centro de lavagem. A única coisa que deverá ter em mente é fechar as janelas e remover o rack de teto ou a antena do veículo. A segunda opção é a lavagem sob pressão. É importante ler as instruções e saber a distância recomendada para projetar a água até o carro. Além disso, ao direcionar o jato para partes macias, como mangueiras de borracha, acessórios de plástico ou acrílico ou pneus, você deve dar-lhe um pouco mais de espaço para não danificá-los. A água nunca deve exceder os 60 graus. Por último, se quiser fazer à mão, em primeiro lugar, recomendamos que comece a limpar os aros com uma escova, que é o local onde se acumula a sujidade mais resistente. Com certeza vai precisar de produtos muito agressivos contra a sujidade ali acumulada, portanto, deve-se ter cuidado para que não alcance a carroceria.

Quando terminar, despeje a água e comece a limpar o carro de cima a baixo, para que a sujidade caia gradualmente no chão e acabe a secagem com um pano macio. Quando se trata de vidro, somos tradicionais: o jornal ainda é a melhor maneira de os deixar perfeitos. Uma última dica: não é uma boa ideia lavar o carro ao sol. Se precisar, leia também como remover riscos.

Manutençao outono - Quilometrosquecontam

Good Year Kilometros que cuentan