0 5 Destinos com lareira para uma escapada de inverno - quilometrosquecontam

5 Destinos com lareira para uma escapada de inverno

6 Dezembro | 2019 | Goodyear

Cinco alojamentos de inverno: recomendações de hotéis em que a lareira faz parte integrante do quarto, para uma escapadela de inverno

O inverno está quase a chegar e nestas últimas semanas de outono já sabe bem o quentinho de uma lareira para nos aquecer o corpo e a alma enquanto vemos as chamas a crepitar. De norte a sul do país, deixamos cinco sugestões de destinos onde vai encontrar uma lareira no seu quarto.

SoajoNature, Gerês

Em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês, a cerca de 30 quilómetros de Arcos de Valdevez, fica o SoajoNature, onde encontrará duas casas com uma vista absolutamente magnífica para a paisagem à sua volta.

Ideais para uma escapada romântica, as duas casas, batizadas com os nomes de Favo de Mel e Love Story, a primeira um T2, a segunda um T1, proporcionam aos hóspedes um conforto único, seja qual for a época do ano. Mas como o frio começa a apertar, vamos logos direto ao assunto, no caso as lareiras que as duas habitações possuem. 

A tudo isto se junta ainda, em ambos os casos, os necessários eletrodomésticos, ar condicionado, wi-fi e, como se ainda fosse preciso mais alguma coisa, um jacuzzi. Há, ainda uma piscina partilhada, se tiver coragem para desafiar o frio da estação.

Serra de Montejunto: escapadela a uma hora de Lisboa

Luz Houses, Fátima

O Luz Houses é um hotel rural, com uma decoração pensada ao pormenor, que replica uma pequena aldeia, com casas em terracota. A arquitectura das casas é inspirada na tradição dos séculos XIX e XX. As casas são confortáveis e, claro, a lareira no quarto é um dos elementos diferenciadores deste lugar. O hotel está integrado num bosque, a cinco minutos a pé do Santuário de Fátima. Para se distrair pode dar caminhadas, sem pressa e visitar o Santuário ou deixar-se envolver pelo ambiente e pelos cânticos que de lá emanam. No hotel rural é possível visitar uma gruta natural transformada em Spa, o Luz Senses, e tirar partido de uma massagem. Opcionalmente opte por jogar ao pião e ao galo durante o serão e à noite, quando for jantar, à “Casa Mãe”, tire partido da magia que é ter o caminho iluminado por pequenas luzes penduradas nas árvores.

Hotel Lusitano, Golegã

No ribatejano Hotel Lusitano, na Golegã, a lareira não está no quarto mas na relaxante sala de estar de um estabelecimento hoteleiro que se define como “o segredo mais bem guardado do Ribatejo”.

Situado bem no centro da Golegã, bem perto da Casa-Estúdio Carlos Relva, o Lusitano ocupa um prédio quase centenário – foi erguido em 1924 – e é um verdadeiro hotel de charme, ideal para uma escapadinha de fim de outono. Conta com 24 quartos, um restaurante panorâmico com vista para o jardim e uma piscina interior, instalada no interior do spa, onde pode ainda contra com jacuzzi, banho turco e duche de sensações.

Castelo Estremoz

Páteo dos Solares Charm Hotel, Estremoz

O Páteo dos Solares Charm Hotel está tão perto de um castelo medieval que nos transporta numa viagem no tempo. A vista é fantástica e chega-se lá percorrendo as ruas estreitas e antigas de Estremoz. O boutique hotel, romântico, no centro da cidade, tem uma decoração clássica e elegante e quartos em tons de cinza, branco e castanho, são espaçosos e luminosos e respiram conforto. Este hotel é o ponto de partida para visitar a pé o castelo de Estremoz, a prisão antiga ou outros pontos de interesse da região.

Alguns dos quartos do hotel de charme têm lareira e é possível apreciar a vista para Estremoz ou para as montanhas da Serra de Ossa. Não deixe de aproveitar a região do Alentejo pela sua gastronomia. É o caso do restaurante Alentejo à Mesa, uma tentação para os amantes da boa comida em que o difícil é escolher entre os vários pratos tradicionais e os vinhos da região.
Pode ainda saborear bebidas no terraço do bar do hotel, com vista para o jardim e para a piscina.

Porto Zambujeira do Mar

Herdade do Touril, Zambujeira do Mar

Cinco quilómetros para norte da Zambujeira do Mar fica a Herdade do Touril que, entre quartos, suites e casas, dispõe de alojamento para qualquer ocasião, seja uma escapadinha romântica ou uma estadia familiar. 

Nem todas as casas e suites possuem lareira, mas pode sempre contar com o fogo aceso na sala de estar, onde pode relaxar a ver um filme escolhido da coleção de DVD ou a ler um livro ou a imprensa disponível. O isolamento da herdade, que se espalha por 363 hectares, oferece uma oportunidade única para relaxar mas, se quiser explorar as redondezas, tem a sempre animada Zambujeira do Mar, ou então um passeio de bicicleta. E fique também a saber que o pequeno-almoço é servido durante todo o ano e o bar está aberto até à meia-noite.

Hotéis com lareira para repousar ao som do crepitar da lenha são muitos em Portugal. De norte a sul do país há, além destes, muitos outros exemplo. Conhece outros? Diga-nos quais.

Good Year Kilometros que cuentan