5 Destinos com lareira para uma escapada de inverno

Cinco alojamentos de inverno: recomendações de hotéis em que a lareira faz parte integrante do quarto, para uma escapadela de inverno

Neste artigo a Goodyear recomenda-lhe cinco destinos com lareira. Porque as escapadas de inverno não podem ser iguais às das outras estações do ano e faltam muito pouco para a época mais fria do ano chegar. E há exemplos, de norte a sul do país, onde é possível adormecer ao som do crepitar da lareira acesa. Descansar deste modo embala e transmite uma sensação de paz. Em família ou com a cara metade, há hotéis de charme para todos os gostos com lareira no quarto.

Serra de Montejunto: escapadela a uma hora de Lisboa

Luz Houses, Fátima

O Luz Houses é um hotel rural, com uma decoração pensada ao pormenor, que replica uma pequena aldeia, com casas em terracota. A arquitectura das casas é inspirada na tradição dos séculos XIX e XX. As casas são confortáveis e, claro, a lareira no quarto é um dos elementos diferenciadores deste lugar. O hotel está integrado num bosque, a cinco minutos a pé do Santuário de Fátima. Para se distrair pode dar caminhadas, sem pressa e visitar o Santuário ou deixar-se envolver pelo ambiente e pelos cânticos que de lá emanam. No hotel rural é possível visitar uma gruta natural transformada em Spa, o Luz Senses, e tirar partido de uma massagem. Opcionalmente opte por jogar ao pião e ao galo durante o serão e à noite, quando for jantar, à “Casa Mãe”, tire partido da magia que é ter o caminho iluminado por pequenas luzes penduradas nas árvores.

The Yeatman, Vila Nova de Gaia

Nem sempre todos os quartos têm lareira. No caso do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, há uma suite não com uma, mas com duas lareiras, um jacuzzi redondo em cobre, uma cama rotativa e janelas com seis metros de altura. O nome é sugestivo: Bacchus Suite, em homenagem ao Deus Romano do Vinho. É um open space de dimensões generosas (150 m2 de área total), que proporciona a acomodação mais exclusiva e privada do hotel. O teto é em madeira e a suite estende-se para um terraço interior com lareira. A partir do terraço exterior privado, é possível apreciar as maravilhosas vistas panorâmicas do Porto e do rio Douro.

O quarto está ainda equipado com um jacuzzi redondo em cobre junto a uma lareira, mas com vista para a cidade. A cama rotativa pode ser direcionada para um dos dois grandes ecrãs de televisão plasma ou para a vista panorâmica proporcionada pelas largas janelas com 6 metros de altura. O terraço interior mobilado disponibiliza uma outra lareira e abre-se para um grande terraço exterior que possui com uma pequena fonte e espreguiçadeiras, talvez não adequadas para esta época do ano.

A suite Bacchus dispõe ainda de um chuveiro duplo e quarto de vestir, sala de estar com TV plasma e área de escritório. O piso em madeira por toda a Suite enfatiza o seu design amplo e confere um ambiente iluminado e arejado por todo o espaço. O hotel é, por si, um clássico da capital do norte do país, com piscina interior e com vista panorâmica sobre o Douro e a cidade.

Areias do Seixo, A-dos-Cunhados

Areias do Seixo é um lugar de romantismo e simplicidade, uma jóia bem guardada, na povoação de A-dos-Cunhados. A unidade fica num declive natural do terreno, entre o pinhal e a arriba que dá acesso à praia embora, nesta altura do ano, tal não seja a prioridade.

O hotel é difícil de ver da estrada, o que ainda torna o lugar mais mágico, com portas pesadas, um passadiço sobre água sobre a qual flutua uma pequena canoa e estão pendurados dois baloições. É um hotel de cinco estrelas, que combina informalidade e irreverência. A arquitectura do hotel inclui betão, cobre, vidro e seixos, como não podia deixar de ser. Há espaços de convívio, restaurante e uma mercearia com artigos provenientes das hortas das redondezas. Há também jardins que no fundo são os telhados dos quartos e ao longe o acesso ao mar do Oeste.
O hotel tem dez quartos, voltados para a arriba com lareiras, casas de banho em betão afagado e envernizado. Mas atenção, não há televisão. Cada quarto tem um nome único e nele há uma combinação de funcionalidades, detalhes e de reaproveitamento de materiais das obras e de gerações anteriores com materiais premium, como roupas e atoalhados de qualidade.
Há quatro quartos Love (Ouro, NhaCretcheu, Mi Ma Bô e Oxalá), cinco quartos Gold (Prata, 3 Desejos, Que Voa, 7 Sentidos e Ainda), quatro Tree (Terra, Sem Hora Marcada, Oliveira Princesa e Mar) e um quarto Land (Jasmim).

Parque Natural da Serra De Aire e Candeeiros

Imani Country House, Fátima

Na propriedade de José Pedro Vasconcelos e da mulher, a produtora Mariana Roxo, o Imani Country House, as suites têm todas uma salamandra na área de estar. Este alojamento local foi considerado pela revista norte-americana Condé Nast Travel como um dos melhores espaços do mundo para ficar por menos de 260€ por dia. O Imani (“acreditar” em língua suaíli) fica na Quinta de Montemuro, a apenas dez minutos de Évora.

Nas imediações, há um bosque com cedros centenários, o espaço tem cinco suites e dois quartos espaçosos, equipados com um minibar gourmet, rádio, ipod deck, televisão e leitor de DVD. As suites têm todas uma salamandra na área de estar, como refere a NIT. O espaço, na Quinta de Montemuro, Guadalupe, tem ainda ainda piscinas exteriores, tanques de pedra e um restaurante.

Páteo dos Solares Charm Hotel, Estremoz

O Páteo dos Solares Charm Hotel está tão perto de um castelo medieval que nos transporta numa viagem no tempo. A vista é fantástica e chega-se lá percorrendo as ruas estreitas e antigas de Estremoz. O boutique hotel, romântico, no centro da cidade, tem uma decoração clássica e elegante e quartos em tons de cinza, branco e castanho, são espaçosos e luminosos e respiram conforto. Este hotel é o ponto de partida para visitar a pé o castelo de Estremoz, a prisão antiga ou outros pontos de interesse da região.

Alguns dos quartos do hotel de charme têm lareira e é possível apreciar a vista para Estremoz ou para as montanhas da Serra de Ossa. Não deixe de aproveitar a região do Alentejo pela sua gastronomia. É o caso do restaurante Alentejo à Mesa, uma tentação para os amantes da boa comida em que o difícil é escolher entre os vários pratos tradicionais e os vinhos da região.
Pode ainda saborear bebidas no terraço do bar do hotel, com vista para o jardim e para a piscina.

Hotéis com lareira para repousar ao som do crepitar da lenha são muitos em Portugal. De norte a sul do país há, além destes, muitos outros exemplo. Conhece outros? Diga-nos quais.