5 destinos de outono a não perder nesta estação

Este outono, quais são os destinos preferidos pelos portugueses para uma escapada? Tome nota do nosso Top 5.

O tempo começa a ficar menos quente, a praia já cansa é altura de procurar destinos alternativos para este outono. Há que aproveitar. Selecionamos cinco destinos para si. Escolha o seu preferido com a Goodyear. Boa Viagem para estes destinos de outono!

Como qualquer lista, peca sempre por defeito, mas escolhemos para si algumas opções para viajar lá fora cá dentro durante os próximos meses, aproveitando o outono que teima em não chegar. Não fosse a mudança oficial da estação e estaríamos ainda convencidos que ainda é verão.

Pousada de Viana do Castelo

Sugerimos Viana do Castelo para uma escapadinha a dois. Pode ficar na Pousada de Viana do Castelo, um edifício de 1918, onde se localizava o Hotel de Santa Luzia, na localidade com o mesmo nome. O edifício foi, entretanto, remodelado, mantendo as caraterísticas imponentes que tinha, mas ao gosto dos viajantes do século XXI.

Paredes em granito, arcadas largas são tornam o edifício de estilo “Belle Époque” num recanto mágico para uma escapadinha romântica. A vista é magnífica, sobre a cidade. Aqui terá oportunidade de descansar e visitar uma cidade coberta por um património sem igual.

Vista panorâmica, Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus e Zimbório, Citânia de Santa Luzia. Subida do Monte em funicular. A Vista da Pousada apanha a Serra de Santa Lúzia e sobre o templo-monumento do Sagrado Coração de Jesus e Zimbório. Da Pousada consegue apreciar toda a cidade de Viana do Castelo com o “seu” rio Lima.

No centro histórico, poderá visitar inúmeros monumentos desde os antigos paços do Concelho, a Cada da Misericórdia e o Chafariz. O centro histórico da cidade caracteriza-se pelas suas ruas e ruelas. Um testemunho do tempo, e da história da arquitetura em Portugal.

Para comer, o restaurante “O Vasco”, uma casa rústica, com uma única sala, que prima pela beleza da decoração. O local é sossegado e são propostas receitas de tradicional portuguesa. Polvo Cozido da Nossa Costa com molho verde e bacalhau à Moda da Casa são duas sugestões.

Outono romântico: 5 miradouros para a estação dourada

Vintage House Douro, no Pinhão

No Pinhão, os antigos edifícios de armazéns na estação de comboio deram lugar ao Vintange House Douro, o destino ideal para uma escapadinha de outono. É um hotel de luxo, no Douro Vinhateiro, onde as vinhas parecem surgir em todo o lado. É o caso do parque de estacionamento ou das ramadas no exterior do edifício. O hotel tem várias esplanadas com vista sobre o Douro, a parti das quais pode tirar partido da magnífica vista sobre o famoso vale do Douro e os seus socalcos.

O vale é magnífico e é onde fica uma das mais antigas regiões vinícolas demarcadas do mundo. Por aqui, os vinhedos foram esculpidos nas montanhas, e aqui e ali saltam à vista quintas caiadas de branco e adegas do século XVIII. No outono, o atrativo adicional deste destino são as vindimas e a oportunidade de participar no processo de produção do famoso vinho do Porto. Aproveite a viagem para visitar as aldeias da região.

Para comer, a oferta é muita e variada, no Porto e em toda a região do Douro vinhateiro. Escolhemos o restaurante A Companhia, no edifício histórico Museu do Douro, na Régua. O Sr. Guilhermino recebe todos com simpatia.

Piódão

InXisto Lodges, em Piodão

No centro do país, em Piodão, vai poder ficar no complexo turístico inXisto Lodges. São várias casas, inseridas nos socalcos de xisto das montanhas. Nas imediações, as Serras do Açor e da Estrela. A localidade: Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão.

A construção destas casas é magnífica. Além de inseridas nos socalcos de xisto da montanha, combina técnicas tradicionais com uma arquitetura original e contemporânea. Um refúgio, perto da natureza, um destino agradável em qualquer época do ano, incluindo no outono.

Almoçar ou jantar ao ar livre são opções para quem quer tirar partido da paisagem, sobre a Serra do Açor, a qualquer hora do dia. Naturalmente, no outono, o jantar poderá não ser opção, mas todas as desculpas são boas para aproveitar o ar puro, livre e agradável.

Se optar por este destino neste outono, terá obrigatoriamente de passar por Piódão, uma aldeia, onde poderá conversar com os habitantes que estarão certamente dispostos a dar-lhe a conhecer todos os segredos e maravilhas da região.

Se comer ao ar livre não é para si, poderá antes tomar as suas refeições no Solar dos Pachecos. Com 18 lugares sentados, as opções incluem petiscos como morcela, chouriço assado, pica-pau ou moelas são algumas das opções ao seu dispor.

Estrada no Alentejo

Herdade do Gizo, Alentejo

Mais para Sul, no Alentejo, a Herdade do Gizo, perto de Cuba, é uma opção de turismo rural para quem quer descansar uns dias durante o outono. As 24 moradias, com diferentes capacidades estão dispersas por 114 hectares. A privacidade é uma das vantagens deste recanto onde poderá passar um fim-de-semana perfeito com os amigos, família ou até a dois. Caso tenha animais de estimação, as notícias são boas. Os animais são bem-vindos neste destino.

Cuba tem vindo a crescer enquanto ponto de interesse para as férias dos portugueses. As gentes, o património, a gastronomia são alguns dos atrativos deste destino no meio do Alentejo.

A oferta gastronómica é de tal qualidade que já foi considerada a “capital da taberna alentejana”, num artigo de uma revista especializada em vinhos e gastronomia. Em Vila Alva o destaque foi para as tabernas de Cuba, onde as “tradições mais antigas, os hábitos de consumo, o vinho de talha, o cante alentejano espontâneo e as formas de convívio são motivo de orgulho e afirmação cultural dos seus habitantes”.

Por aqui, existem vários roteiros pré-definidos de que pode tirar partido, consolidados pela Herdade do Gizo. Por exemplo, o roteiro “Vila de Cuba” é muito interessante. Começa junto à Estação de caminho-ferro, no Jardim dos Combatentes e percorre as ruas da vila. Há também rotas de um e meio dia para ficar a conhecer melhor a pintura mural concelhia.
Montanha Pico - Quilometrosquecontam

Pocinho Bay, na Ilha do Pico

O Pocinho Bay fica na zona protegida da vinha do Pico, junto ao vulcão, nos Açores. É uma opção para quem quer passar uns dias românticos e aproveitar para fazer percursos pedestres e outras atividades. Mas, nesta altura do ano, talvez seja mais acolhedor ficar no hotel que oferece uma elegância discreta e uma atmosfera amigável. São seis quartos confortáveis, junto a uma baía.

O hotel está localizado numa propriedade de 13 hectares com muitos caminhos para passeios pedestres e vários espaços cobertos para contemplação e descanso.

Sobre os Açores, a Goodyear abordou recentemente a gastronomia da região. Cozido das Furnas, lapas e cracas e um bom bife são algumas das opções para que saia das ilhas com a sensação de missão cumprida!

Estas são apenas cinco, entre milhares de, experiências de que pode tirar partido durante este outono. Destinos para conhecer a dois, com a família ou com um grupo de amigos.