Cinco opções de atividades para fazer neste dia da mãe

3 Maio | 2019 | Goodyear

No primeiro domingo de maio celebra-se, anualmente, o Dia da Mãe. A Goodyear seleccionou para si algumas atividades para fazer com a sua mãe. Ou, se for mãe, para fazer com os seus filhos.

Em Portugal, o dia da Mãe, associado à Virgem Maria, mãe de Jesus, já foi comemorado a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. Mas há muito que passou a ser celebrado no primeiro domingo de maio, mês que, segundo a tradição Católica, é o mês de Maria.

A Goodyear seleccionou para si algumas atividades para celebrar com a mãe mais especial de todas: a sua. Aproveite para a levar a jantar. Neste dia as promoções multiplicam-se e é bem provável que encontre um local onde a mãe acaba por não pagar.

Visitar uma exposição

O Torreão Poente da Cordoaria Nacional foi o espaço escolhido para apresentar a coleção de 100 fotografias – 12 das quais captadas em Portugal – de Joel Sartore, com a chancela da National Geographic. A oportunidade de conhecer a “Photo Ark – A Nova Arca de Noé”, que já passou anteriormente pelo Porto, está disponível ainda este mês. Depois, com muita pena nossa, irá terminar.

Joel Sartore pretende fotografar as 12 mil espécies animais que vivem em cativeiro e criou deste modo um arquivo nunca antes visto da biodiversidade global. O objetivo passa também por cativar e inspirar o público a dedicar-se mais à conservação das espécies mais vulneráveis do planeta.

Até agora o fotógrafo da National Geographic já captou a imagem de cerca de 8 mil espécies.

Jantar em Lisboa

Leve a sua mãe ao restaurante Degust`Ar. Acabadinho de chegar a Lisboa, proveniente do hotel M`Ar de Ar Aqueduto, no Alentejo, abriu em abril. Aqui poderá tomar as típicas refeições alentejanas com a assinatura do chef António Nobre. O Degust`Ar foi decorado pelo gabinete holandês Riviera Maison e tem capacidade para 100 pessoas.

António Nobre é, tal como nos restaurantes da insígnia, o chef responsável, e continua neste projeto a contribuir com a sua imaginação e arte para a divulgação da cozinha alentejana, explorando com mestria todos os aromas e produtos da região.

Poderá optar por uma de quatro cartas distintas consoante a hora a que se desloque ao local: almoço, bistro, jantar e menu de degustação. Poderá optar por arroz de coentros malandrinho com pataniscas de bacalhau ou as bochechas de porco ibérico em molho de vinho tinto alentejano, puré de batata e legumes para o almoço.
Para o jantar há robalo na frigideira, cação de coentrada ou vieiras coradas em manteiga.

Meditar em Cascais

O hotel de Cascais The Oitavos foi o local escolhido para, até final de maio, se realizarem sessões de meditação moderadas pela instrutora e psicóloga clínica Hannah Thantrey. O objetivo é ajudar quem participa a diminuir os níveis de stress e a melhorar a capacidade de concentração e memorização. A informação disponibilizada assegura ainda que reduz dores crónicas e os níveis de ansiedade.

A sessão dura 50 minutos e pode incluir um momento de pura descontração com o circuito de balneoterapia, que inclui piscina com jatos de água salgada aquecida, sauna, banho turco e jacuzzi.

A atividade não poderá ser realizada propriamente no dia da mãe, porque decorre às terças e quintas-feiras, mas poderá ser uma opção para uma atividade tranquila. Quer seja mãe ou filho.

Uma refeição no Porto

No coração da Foz Velha, numa casa recuperada com uma decoração sóbria, fica o restaurante Pedro Lemos. É uma solução para levar a sua mãe ou os seus filhos. O chef Pedro Lemos recriou sabores tradicionais portuguesas.

Não pense sequer em ir com pressa. As refeições querem-se demoradas, autênticas experiências gastronómicas. As especialidades são peixe da costa; porco preto alentejano e vitela mirandesa.

Se não tem tempo para ficar por um bom bocado, poderá optar por experimentar a hora do chá e das guloseimas, explorar os petiscos e a garrafeira.

O espaço tem um terraço, onde existe uma pequena horta em socalcos inspirada na paisagem do Douro, existindo ainda dois pisos com diferentes espaços e ambientes.

Arte no Porto

Passar um dia com a mãe – ou com os filhos – a ver obras de arte é algo que deve colocar na agenda. A sugestão vai para a exposição de Joana Vasconcelos, a artista plástica, patente no Museu Serralves, no Porto, até 24 de junho.
I’m your mirror” integra mais de 30 peças que representam duas décadas de prática artística e que se estendem para além do interior do museu, até aos jardins do Parque de Serralves através de monumentais esculturas de exterior.

A exposição inclui muitas das suas obras mais conhecidas, como a Cama Valium (1998), A noiva (2001–05), Burka (2002), Coração independente vermelho (2005), Marilyn (2011) e Lilicoptère (2012). Foram também criados trabalhos para esta mostra, como Finisterra, I’ll Be Your Mirror ou Solitário (todos de 2018).

A exposição é organizada pelo Museu Guggenheim, de Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Kunsthall Rotterdam, Roterdão, e é comissariada por Enrique Juncosa.

E ainda

Veja outras sugestões para passar um óptimo dia da mãe no Quilómetros que Contam. Há muitas opções para todos os gostos, idades e perfis incluindo, atividades para se divertir com as crianças ou músicas para ouvir no carro.  Feliz Dia da Mãe.

Good Year Kilometros que cuentan