Dia Mundial da Criança: Hoje são eles os reis e rainhas

De norte a sul do país, temos 7 recomendações para comemorar o Dia Mundial da Criança com os seus filhos ao ar livre ou em museus, mas sempre divertidos.

O Dia Mundial da Criança celebra-se este ano a uma quinta feira e isso, em vez de dificultar, é motivo para prolongarmos a celebração até ao fim de semana. Não há nenhuma regra que diga que as crianças só têm direito a um dia por ano e muitas das propostas que os museus, bibliotecas e até centros comerciais espalhados pelo país têm para este ano prolongam-se até domingo. Assim, se a escola e o trabalho a isso obrigam, prepare-se para, em vez do Dia Mundial da Criança, festejar um fim de semana inteiro com os mais pequenos aí de casa.

Dos livros às palhaçadas

1. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, vai comemorar o Dia Mundial da Criança com brincadeira logo de manhã, com a animação do livro e leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares para crianças entre os 3 e os 13 anos. Ao mesmo tempo, António Castanheira vai “Cantar Histórias” e a festa continua depois à tarde com karaoke infantil para os mais pequenos (até aos 5 anos). Se perder esta oportunidade, no sábado a programação inclui ioga com histórias para crianças, sessões de leitura, uma workshop de escrita para as próprias crianças e até uma introdução à filosofia para menores de 8 anos.

A sudoeste da Covilhã, a 2. Izifun tem um parque de aventura, com zona de paintball, campos de jogos, espaço para festas de aniversário e convida também as crianças da cidade para um fim de semana muito divertido. Com espaços e decorações temáticos especialmente preparados para a ocasião, os mais pequenos poderão brincar nos clássicos insufláveis e piscinas de bolas, mas também assistir a espetáculos de magia e modelagem de balões. Os pontos altos serão os jogos que se apresentam em vários formatos, como “Jogos sem Fronteiras” ou reconstituições de jogos medievais, enquanto as guloseimas são garantidas com pipocas e algodão doce.

Se tiver aí em casa crianças com veia de artista plástico e andam por Coimbra, as comemorações do Dia Mundial da Criança no 3. Centro Comercial Tropical vão ter uma sessão de pintura em tela que termina com uma grande exposição para mostrar os seus dotes a toda a família. Mas, se em vez da arte, o seu mais pequeno tiver uma inclinação para a moda e para as passereles, a mini passagem de modelos que está a ser preparada pode ser a forma de eles experimentarem por um dia a sua vocação. Tanto uns como outros vão adorar o lanche e as brincadeiras preparadas.

Dia Mundial da Criança: Hoje são eles os reis e rainhas

Sinfonias de Brinquedos e o Avô Cantigas

Em Oeiras, a festa é feita com música clássica. No 4. Auditório Municipal vamos poder ouvir a “Sinfonia dos Brinquedos”, de L. Mozart (o pai de Wolfgang) e a obra do compositor francês C. Saint Saëns, “O Carnaval dos Animais”. Considerada, desde a sua estreia, uma peça favorita para os mais jovens, ela foi escrita com a intenção de criticar o cenário musical parisiense. Apesar de ser uma paródia musical, esta fantasia conquistou os ouvintes de todas as gerações, e o Cisne, o Elefante, o Leão, as Galinhas e todos os outros animais deste “Jardim Zoológico” continuam a desfilar pelos palcos do mundo. Neste concerto, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras apresentará também alguns jovens solistas convidados que terão a oportunidade de revelar o seu talento.

O 5. LXMarket já é uma tradição que leva muitos visitantes à LX Factory aos domingos, à procura de peças únicas, vintage ou simplesmente curiosas, mas no domingo dia 4 a atenção vira-se toda para as crianças. Com workshops, bancas especiais, oficinas e diversões a pensar nos mais novos, vai haver tempo para oficinas de culinária, pintura de passarinhos de água, pinturas faciais e tatuagens temporárias. As atividades são gratuitas (excepto as pinturas e tatuagens, 2€), e são um excelente motivo para juntar a família toda numa feira original, num dos espaços mais interessantes e dinâmicos da cidade.

No 6. Seixal as comemorações já estão a pleno vapor desde o princípio de maio e continuam até 17 de junho. Com mais de um mês dedicado às crianças, não faltam programas para elas: teatro, música, hora do conto, ateliers, jogos tradicionais, caminhadas e muitas iniciativas desportivas fazem parte das propostas em que as crianças são o centro das atenções, mas as famílias também são convidadas a participar. No dia 1 de junho as escolas da região vão assistir a um espetáculo do clássico Avô Cantigas, mas no domingo (17h) é altura de levar a família inteira à Quinta da Fidalga para assistir a um espetáculo de teatro de rua.

7. Se a nossa lista de recomendações não inclui nenhuma proposta para a sua região não se preocupe e prepare o seu próprio programa para comemorar o Dia Internacional da Criança com os seus filhos. Espreite todas as recomendações que já fizemos no passado sobre destinos para visitar com crianças, desde um almoço divertido num restaurante kid friendly no Porto ou Lisboa, até levá-los a passeios históricos, temos todo o tipo de programas para a sua família. E, nem de propósito, este dia 4 aparece no calendário como o primeiro domingo do mês e quem nos acompanha já sabe: é o dia em que as entradas nos museus são gratuitas para as famílias. O que podia ser melhor para comemorar o dia internacional da criança?