Digital light: os segredos da nova tecnologia da Mercedes

18 Abril | 2019 | Goodyear

Os fabricantes de carros não deixam de inovar, procurando melhorar continuamente tanto a segurança como a comodidade dos passageiros. As várias marcas investem em investigação e desenvolvimento de novos produtos que possam incorporar nos seus veículos gradualmente. O penúltimo exemplo foi dado pela Mercedes Benz com a Digital Light, as novas luzes digitais que já integram alguns dos modelos do fabricante alemão.

O que é a Digital Light

A Digital Light é a nova inovação no sistema de luzes da Mercedes Benz. Esta tecnologia não só procura melhorar a iluminação quando conduzimos, como pretende tornar a nossa viagem mais segura. Por isso desenharam um sistema que permite mostrar informação informações sobre a estrada, alertando o condutor para determinados riscos ou para o orientar em determinadas condições.

Para o conseguir, a Mercedes fabricou faróis inteligentes: cada um deles tem quatro grupos de 1024 díodos led, quer dizer, mais de 4000 leds em cada farol, e um milhão de micro-espelhos que funcionam como pixéis. Por isso, a combinação dos dois faróis acumula mais de 8000 díodos leds que projetam luz e dois milhões pixéis para configurar qualquer tipo de informação com uma resolução impressionante.

Com este sistema é possível atingir um duplo objectivo: o feixe de luz é muito mais preciso e, ao mesmo tempo, projecta informação em alta resolução sobre o asfalto que ajuda a conduzir e torna a viagem mais segura, tanto para o condutor como para os passageiros.

Como nos ajuda a Digital Light

Os dois milhões de pixéis de resolução dos faróis Digital Light da Mercedes permitem projectar todo o tipo de informação sobre o asfalto, desde o estado do asfalto, ao tempo até avisos sobre o trânsito. Também ajuda como se fosse um Head Up Display, o sistema que projecta a informação do veículo sobre o pára-brisas.

Os faróis estão conectados ao computador central. Isto permite que o sistema envie informação constantemente e que as mensagens apareçam automaticamente evitando que o condutor tenha que estar a olhar para os mostradores do veículo. Segundo o próprio fabricante, é uma extensão visual dos sistemas de assistência durante a condução.

Por isso, a Digital Light pode disponibilizar todas estas funções

  • Identifica objectos na estrada e ilumina-os com maior precisão;
  • Se deteta um peão, um seta assinala a sua localização;
  • Emite avisos sobre limites de velocidade, veículos em ângulo cego de que o asfalto está escorregadio ou de uma colisão potencial, entre outros;
  • Atenua zonas mal iluminadas para criar uma visão óptima;
  • Processa os sinais que encontra na estrada, devido aos seus sensores, câmeras e radares;
  • Alerta para a saída involuntária da faixa de rodagem;
  • Projeta linhas horizontais para avisar os peões de que a passadeira é segura;
  • Projeta linhas para ajudar durante a condução em estradas em obras ou sem marcas no chão;
  • Não encandeia os outros veículos.

Inovação: sinal de identidade


O projecto Digital Light nasceu em 2016. Na altura parecia um conceito futurista, mas já é uma realidade. Os engenheiros trabalharam durante dois anos para chegar ao melhor produtos possível e apresentou-o no Salão de Genebra 2018. Tal chamou a atenção quer de profissionais quer dos amantes dos automóveis.

Mas, foi em agosto desse ano que o fabricante alemão incorporou a tecnologia no primeiro dos seus veículos. Foi nos Mercedes Maybach S-Class, os topo de gama da marca. Estão à venda na Europa e nos EUA a partir de 150 mil euros. Isto significa que que esta inovação estará disponível, em princípio, em modelos muito exclusivos.

Mas, se não fosse pouco, a Mercedes disponibiliza um kit que amplia as potencialidades do sistema. Com ele pode-se enviar qualquer tipo de mensagem, utilizando letras ou símbolos para melhor projetar a informação em circulação ou parado.

Em suma, o que representa a Digital Light, a mais recente inovação da Mercedes? Ola Källenius, responsável de investigação do grupo alemão refere que: “com uma resolução de mais de um milhão de pixéis por farol, a Digital Light cria não só apenas condições de luz ideais para cada situação, mas também alarga o suporte visual dos nossos sistemas de condução assistida”.

Good Year Kilometros que cuentan